Moto GP – Dani Pedrosa fatura a etapa de Indianapolis

domingo, 19 de agosto de 2012 às 16:11
Dani Pedrosa em 2012

Dani Pedrosa obteve segunda vitória no ano

Dani Pedrosa (Honda) venceu a etapa de Indianapolis (EUA), à frente de Jorge Lorenzo (Yamaha) e Andrea Dovizioso (Tech 3 Yamaha). Casey Stoner (Honda) foi quarto.

Foi Ben Spies (Yamaha) quem liderou as primeiras voltas, depois de ter ultrapassado o espanhol pole position. Lorenzo, o único piloto aos comandos de um protótipo que optou por um pneu traseiro macio, não fez uma boa largada, mas logo conseguiu chegar até a terceira posição, fazendo a ultrapassagem sobre Andrea Dovizioso (Tech 3 Yamaha). Ainda na primeira volta, o piloto da Speed Master Team, Mattia Pasini, caiu, mas sem qualquer consequência.

Pedrosa e Spies travaram uma interessante luta pela liderança da corrida. Casey Stoner, que levou uma injeção para as dores antes da corrida depois ter fraturado o tornozelo direito e tido uma ruptura de ligamentos, forçava ultrapassagem sobre Álvaro Bautista (Honda Gresini). A 24 voltas do final, Pedrosa conseguiu passar definitivamente para a frente da corrida e, uma volta mais tarde, Stoner conseguiu alcançar a quinta posição depois de passar o homem da LCR Honda, Stefan Bradl.

A 22 voltas do final, Ben Spies ficou sem motor, deixando óleo pela pista. O piloto americano da Yamaha imediatamente abandonou. Michele Pirro (San Carlo) e Danilo Petrucci (Came IodaRacing Project) acabaram por abandonar devido a problemas técnicos. Três voltas mais tarde, o piloto britânico da Tech 3, Cal Crutchlow, perdeu a frente da moto na curva 4, pondo fim à sua corrida. Stoner conseguiu chegar ao terceiro posto, enquanto Randy de Puniet (Aspar) abandonava com problemas mecânicos.

A 12 voltas do final, Pedrosa, que andava a um ritmo alucinante, quase perdeu o controle da moto, mas conseguiu se recuperar. Isto não fez o espanhol se acalmar e ele logo voltou a recuperar o ritmo. Cinco voltas mais tarde, Dovizioso estava na traseira de Stoner, acabando por passar o australiano lesionado e chegando assim à terceira posição.

No final, o domínio de Pedrosa levou-o à segunda vitória da temporada, à frente de Lorenzo e Dovizioso. Lorenzo mantém a liderança do campeonato, apesar da sua vantagem ter sido encurtada para 18 pontos. Stoner alcançou um quarto lugar, apesar da lesão. Bautista garantiu o quinto posto, à frente de Bradl, do homem da Ducati Valentino Rossi e do piloto da Cardion AB Racing, Karel Abraham. Nas CRTs, o melhor foi Yonny Hernandez (Avintia Blusens), em nono.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Moto Tempo/Dif.
1 Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda 46’39.631
2 Jorge LORENZO Yamaha Factory Racing Yamaha +10.823
3 Andrea DOVIZIOSO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha +17.310
4 Casey STONER Repsol Honda Team Honda +19.803
5 Alvaro BAUTISTA San Carlo Honda Gresini Honda +22.556
6 Stefan BRADL LCR Honda MotoGP Honda +30.072
7 Valentino ROSSI Ducati Team Ducati +57.614
8 Karel ABRAHAM Cardion AB Motoracing Ducati +1’08.442
9 Yonny HERNANDEZ Avintia Blusens BQR +1’11.106
10 Aleix ESPARGARO Power Electronics Aspar ART +1’14.079
11 Toni ELIAS Pramac Racing Team Ducati +1’26.305
12 Ivan SILVA Avintia Blusens BQR +1’40.274
13 Colin EDWARDS NGM Mobile Forward Racing Suter 1 Volta
14 James ELLISON Paul Bird Motorsport ART 1 Volta
15 Steve RAPP Attack Performance APR 1 Volta
16 Aaron YATES GPTech BCL 1 Volta
Abandonos:
Cal CRUTCHLOW Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 19 Voltas
Randy DE PUNIET Power Electronics Aspar ART 20 Voltas
Ben SPIES Yamaha Factory Racing Yamaha 22 Voltas
Michele PIRRO San Carlo Honda Gresini FTR 27 Voltas
Mattia PASINI Speed Master ART 0 Volta
Danilo PETRUCCI Came IodaRacing Project Ioda 0 Volta

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.