Moto GP – Comissão de GP aprova nova alteração das regras

sábado, 17 de dezembro de 2011 às 12:17

MotoGP11-japao-motegi-largada350A Comissão de Grandes Prêmios, composta por Carmelo Ezpeleta (presidente da Dorna), Ignacio Verneda (diretor executivo da FIM), Herve Poncharal (IRTA) e Takanao Tsubouchi (MSMA), na presença de Javier Alonso (Dorna), Mike Trimby (IRTA) e Paul Butler (Secretário da reunião), em encontro no dia 14 de Dezembro em Madrid, decidiu o seguinte:

Regulamento Desportivo

Foi aprovada novo texto do regulamento de testes. Este passou a incorporar várias decisões tomadas no início de 2011 em relação ao assunto.

Adicionalmente foi também decidido que pilotos contratados na classe de Moto GP podem também testar motos usando a distribuição de 240 pneus disponíveis para cada equipe de cada construtor. Anteriormente este tipo de testes estava apenas reservado aos pilotos de testes. No interesse de uma competição justa foi também acordado que outros pilotos da Moto GP podem testar as suas máquinas em exclusivo com um limite de 120 pneus por piloto.

Foi acordado que pilotos que não se classifiquem para a corrida devido ao tempo registado no treino de classificação podem ser qualificados se ficarem, no máximo, a 107% do melhor registo do warm up. Isto é um acréscimo aos anteriores regulamentos que consideravam apenas as sessões de treinos livres.

No que toca à regra da Moto GP que impõe aos pilotos a largada do pit lane devido a sanção por durabilidade do motor, foi acordado que, no futuro, largarão dez segundos após o acendimento da luz verde na saída do pit lane.

Os pilotos de todas as classes podem agora usar motor de arranque no grid. Para todas as categorias os aquecedores dos pneus podem ser mantidos no lugar até à apresentação da placa de um minuto. Os geradores continuam a ter de ser retirados quando da apresentação da placa de três minutos.

Regulamento Técnico

Com efeito a partir de 2012, para todas as classes, será obrigatório a ativação de uma luz vermelha na traseira das motos em condições de chuva.

Os limites mínimo de peso mínimo das máquinas de 1000cc na classe de MotoGP será aumentados dos atuais 153 quilos para:
– A partir de 2012: 157 quilos
– A partir de 2013: 160 quilos

O tamanho das jantes permitido na classe de Moto 3 foi confirmado como:
Frontal: apenas 2.50” x 17”
Traseiro: apenas 3.50” x 17”

Foram também aprovadas todas as várias alterações de detalhe apresentadas pelo director técnico.

Foi considerada pela Comissão uma lista de inscritos para a classe de Moto GP para 2012. A lista continha nove entradas mais uma de reserva com máquinas CRT. A participação de todas as inscrições CRT foi aprovada pela Comissão sob a aceitação de que o Estatuto CRT pode ser revisto pela Comissão de Grandes Prêmios a qualquer momento.

EB – www.autoracing.com.br

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