Moto GP – Casey Stoner lidera teste em Jerez

sábado, 24 de março de 2012 às 14:07

O último teste oficial de Moto GP desta pré-temporada teve início nesta sexta-feira com Casey Stoner assinalando o melhor tempo. O campeão do mundo disparou para o topo da tabela de tempos na sua 54ª e última volta do primeiro dia de trabalho. Ele ficou a uma margem de 0s273 de Jorge Lorenzo.

O impressionante registo de Stoner de 1min39s146 surgiu depois do australiano ter passado a última parte do dia indo para a pista para fazer tiradas de três a quatro voltas, em uma altura em que o aumento do vento tornou as coisas mais difíceis para muitos pilotos.

Lorenzo, da Yamaha Factory Racing, ocupou o primeiro posto da tabela durante a maior parte do tempo enquanto se concentrou no acerto de eletrônica da sua YZR-M1 para tentar melhorar a aceleração. A sua melhor marca de 1min39s419 foi conseguida na 46ª das 76 voltas que efetuou e a dada altura o espanhol chegou mesmo a garantir sete passagens abaixo de 1min40s quando rodou com um acerto semelhante ao usado no último teste de Sepang.

Dani Pedrosa só por uma vez rodou abaixo de 1min40s, assinalando 1min39s579, o que colocou o piloto da Repsol Honda no terceiro posto do dia. O espanhol sublinhou uma melhoria na frenagem como o ponto mais importante a se resolver na RC213V. Em quarto ficou Ben Spies, que a dada altura liderou o pelotão com a sua melhor marca de 1min29s984, mas acabou terminando o dia a 0s838 de Stoner.

Cal Crutchlow, da Monster Yamaha Tech 3, foi o melhor privado com 1min40s130, com Nicky Hayden sendo o melhor da Ducati ao terminar em sexto. O americano rodou em 1min40s512, o que o deixou a 1s366 da frente. Álvaro Bautista (San Carlos Honda Gresini) saiu ileso da queda matinal e continuou a adaptação à RC213V com a sétima marca do dia, enquanto Andrea Dovizioso (Monster Yamaha Tech 3) tentou concentrar-se no acerto base da sua M1. O italiano, contudo, viu o seu dia ser afetado por indisposição física.

Em nono ficou Valentino Rossi (Ducati Team), que lutou para conseguir como melhor tempo o registro de 1min40s920, quase 1s8 abaixo de Stoner. O nove vezes campeão do mundo explicou no final do dia que estava perdendo tempo nas entrada de curva dado ter encontrado dificuldades em colocar carga na frente da Desmosedici GP12 e de levar velocidade para cada curva. O estreante Stefan Bradl (LCR Honda) deu continuidade à adaptação à categoria. O campeão de Moto 2 de 2011 fechou a lista dos dez primeiros com uma marca de 1min40s983.

Em 11º ficou Randy de Puniet (Power Electronics Aspar), o melhor entre as máquinas CRT naquele que foi o primeiro dia em que os nove pilotos que vão correr com as motos criadas com a nova regra estiveram juntos na pista. O gaulês preocupou-se principalmente com a altura do banco e, subsequentemente, a posição de pilotagem na sua Aprilia. O francês escapou ileso de uma queda por volta do meio-dia e voltou para a pista para assinalar um tempo de 1min41s015.

O companheiro de equipe de De Puniet, Aleix Espargaró, ficou mesmo à frente de Colin Edwards, com o americano continuando a afinar a sua Suter-BMW CRT da NGM Mobile Forward Racing Team. Os italianos Michele Pirro (San Carlo Honda Gresini), Danilo Petrucci (Came Iodaracing Project) e Mattia Pasini (Speed Master) ficaram separados por menos de três décimos atrás do americano.

Os pilotos da Avintia Racing Yonny Hernández e Iván Silva nas motos BQR-FTR terminaram separados por James Ellison com a Aprilia da Paul Bird Motorsport.

Confira os tempos:

Pos. Piloto            Equipe/Moto           Tempo       Dif.
 1.  Casey Stoner      Honda                 1m39.146s
 2.  Jorge Lorenzo     Yamaha                1m39.419s  + 0.273s
 3.  Dani Pedrosa      Honda                 1m39.579s  + 0.433s
 4.  Ben Spies         Yamaha                1m39.984s  + 0.838s
 5.  Cal Crutchlow     Tech 3 Yamaha         1m40.130s  + 0.984s
 6.  Nicky Hayden      Ducati                1m40.512s  + 1.366s
 7.  Alvaro Bautista   Gresini Honda         1m40.545s  + 1.399s
 8.  Andrea Dovizioso  Tech 3 Yamaha         1m40.665s  + 1.519s
 9.  Valentino Rossi   Ducati                1m40.920s  + 1.774s
10.  Stefan Bradl      LCR Honda             1m40.983s  + 1.837s
11.  Randy de Puniet   Aspar Aprilia         1m41.015s  + 1.869s
12.  Hector Barbera    Pramac Ducati         1m41.388s  + 2.242s
13.  Karel Abraham     Cardion Ducati        1m41.603s  + 2.457s
14.  Aleix Espargaro   Aspar Aprilia         1m42.293s  + 3.147s
15.  Franco Battaini   Ducati                1m42.403s  + 3.257s
16.  Colin Edwards     Forward Suter-BMW     1m42.464s  + 3.316s
17.  Michele Pirro     Gresini FTR-Honda     1m42.655s  + 3.509s
18.  Danilo Petrucci   Ioda                  1m42.750s  + 3.604s
19.  Mattia Pasini     Speed Master          1m43.006s  + 3.509s
20.  Yonny Hernandez   Avintia FTR-Kawasaki  1m43.437s  + 4.291s
21.  James Ellison     Paul Bird Aprilia     1m43.477s  + 4.331s
22.  Ivan Silva        Avintia FTR-Kawasaki  1m44.025s  + 4.879s

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.