Moto GP – Carmelo Ezpeleta e suas expectativas para 2013

sábado, 19 de janeiro de 2013 às 14:49
Carmelo Ezpeleta

Carmelo Ezpeleta

No evento Wrooom da Ducati desta semana, o motogp.com falou com o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, para discutir a temporada de Moto GP que se aproxima.

Olhando para a temporada que se aproxima há algumas grandes alterações nos alinhamentos da Moto GP. O que diz das novas caras e das trocas de pilotos?

Vamos ter alterações em 2013, mas não são assim tão grandes. Estas alterações vão surgir na temporada de 2014. Este ano, as alterações mais importantes foram nas diferentes composições das equipes. O Andrea (Dovizioso) vem para a Ducati; a decisão da Ducati de ter quatro pilotos trabalhando no desenvolvimento da moto; é claro que o Valentino (Rossi) está de volta à Yamaha e o (Marc) Márquez vem para o lugar do Casey (Stoner). Estas são as alterações mais importantes e a utilização de cinco motores, em vez de seis, mas isto não é uma grande modificação. As grandes alterações vão surgir em 2014.

Do ponto de vista das corridas, com os pilotos que agora trocaram de equipes, está empolgado com a temporada, pensa que vai ser um pouco mais parelho que no ano passado?

É nossa obrigação pensar que a próxima temporada vai ser melhor do que a anterior. É claro que há sempre acidentes, ou outros problemas, ao longo do ano, mas penso que será claramente um bom início. Estou certo de que o campeonato vai ser muito emocionante.

Vamos ter um novo formato de classificação. Pode explicar como é que vai funcionar e porque é que foi introduzido?

Fizemos essa alteração para tornar o campeonato mais espetacular; para darmos à temporada um sábado ainda mais excitante para os espectadores. Durante o fim de semana os treinos livres, que até agora eram “treinos oficiosos”, vão contar para se ter, ou não, um lugar entre os 12 primeiros. E se alguém cometer um erro terá de se classificar no Q1 para poder passar para o Q2, e isto é algo que será emocionante e bom para o espetáculo.

Temos uma nova corrida no Texas. Quão importante é para a Moto GP continuar a acrescentar novas pistas ao calendário, e pensa que o Texas vai ser um grande sucesso junto dos fãs e pilotos?

Os Estados Unidos é um país muito importante. O último GP de Formula 1 no Texas foi mesmo impressionante, fantástico. A pista é magnífica e a presença de público na pista na primeira corrida também foi muito boa. Encontrei-me com as pessoas responsáveis em Madrid. Elas estão totalmente focadas em fazer o melhor que podem para tornar este evento um grande sucesso.

Este vai ser o segundo ano das CRTs, que este ano vão ter a opção da nova ECU (Magneti Marelli). Acredita que vão desafiar as motos protótipos neste ano, e quão importante é isso para 2014?

Na nossa opinião as CRTs foram um grande sucesso em 2012. Sei que foi em condições de chuva, mas de todas as formas, tivemos uma CRT liderando o GP de Valencia durante muitas voltas. Esta temporada é muito importante e as motos não estão muito distantes. Teoricamente, os pilotos que estão usando as CRTs não são pilotos do topo, e queríamos ver algum desses pilotos usando uma CRT, não sei quão grande seria a diferença. Mas foi uma solução muito importante. Nesta temporada vão haver mais algumas melhorias nos pneus, mas também vamos desenvolver em conjunto com a Marelli e algumas delas vão usar a ECU que vai ser obrigatória em 2014 para as equipes não oficiais. Isto nos deixa com muitas expectativas.

Não enquanto “Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna”, mas enquanto Carmelo, o fã de corridas, qual é o seu maior desejo neste ano?

Bem, não posso separar o fato de ser diretor da Dorna e de ser fã. Para mim é uma necessidade ser fã da Moto GP e do esporte a motor para fazer parte da administração da Dorna. Mas o que espero é exatamente o mesmo que esperei durante as últimas 21 temporadas: uma temporada segura, isto é o mais importante. Não ter acidentes, ou se os tivermos que os pilotos não tenham problemas. E espero que tenhamos o mesmo sucesso que tivemos com as duas grandes alterações, primeiro a Moto 2 e depois a Moto 3. Foram um sucesso incrível e estou certo de que também vai ser assim na MotoGP este ano.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.