Moto GP – Capirossi: “Quando um piloto tem talento isso se vê em qualquer categoria”

domingo, 18 de janeiro de 2015 às 9:43
Rossi (46) e Capirossi (65) em 2007

Rossi (46) e Capirossi (65) em 2007

O site motogp.com falou recentemente com o antigo campeão do mundo de 250cc e atual diretor da Comissão de Segurança da Moto GP. Acessível como sempre, Loris Capirossi disse o que pensa sobre as principais novidades da temporada que está prestes a começar, além de ter mencionado alguns aspectos relacionados com a segurança.

Na sua opinião, acredita que a Suzuki e a Aprilia serão competitivas este ano, ou só conseguirão ser em 2016?
“Em primeiro lugar, estamos todos muito contentes com o regresso da Suzuki e da Aprilia ao grid da Moto GP, já que a sua participação aumentará o interesse no campeonato. Em termos de competitividade, no teste de Valencia os nipônicos já mostraram melhorias, mas ambos terão que trabalhar muito para estarem ao nível das melhores equipes em 2016.”

Entre os estreantes mais destacados contaremos com Jack Miller, que depois de ter terminado a temporada passada como vice-campeão, chegará este ano à categoria máxima. Acha que está física e mentalmente preparado?
“É claro que se trata de um passo importante. Falei com ele e me pareceu estar mentalmente preparado e ter grande determinação. Tem um caráter forte e creio que poderá chegar longe. Por outro lado, quando um piloto tem talento isso se vê em qualquer categoria.”

A temporada 2015 supõe um período de transição antes da revolução de 2016, quando começará a ser utilizada a mesma centralina e acontecerá a mudança da Bridgestone para a Michelin, com a marca francesa fazendo testes este ano em todos os circuitos do calendário.
“Este ano vamos continuar trabalhando com a Bridgestone, como nas últimas temporadas, mas também vamos começar a trabalhar com a Michelin. A marca francesa já realizou alguns testes este ano, que continuarão ao longo de 2015, com o objetivo de estar ao nível da categoria no teste de Valencia, quando terminar o ano.”

“Em 2016 será o ano de mudança. Pessoalmente, creio que os pilotos terão mais dificuldades em se adaptar aos novos pneus do que à nova centralina. Será uma mudança radical, sem dúvida, mas estarão todos com o mesmo equipamento e creio que o resultado será positivo para o campeonato.”

Quanto à Comissão de Segurança, com a chegada de Donington ao calendário em 2015, no lugar de Silverstone para a etapa britânica, vão se realizar alterações ao traçado, ou nas instalações?
“Sim, a pista já tinha mudado muito em relação ao que conhecíamos do passado. Realizaram-se alterações em vários pontos, as escapatórias agora são mais amplas e uma das curvas foi alterada. Realizaram-se trabalhos distintos.”

“Nós, enquanto Comissão de Segurança, continuamos trabalhando, nunca paramos. Continuamos trabalhando com todos os circuitos para eliminar a grama artificial, que este ano trouxe alguns problemas. Tenho certeza de que avançamos na direção certa.”

Uma pergunta sobre “airbags”. Este elemento será obrigatório no futuro para todos os pilotos?
“Também estamos trabalhando nessa questão. O airbag no capacete é muito interessante, se bem que apenas duas empresas (Alpinestars e Dainese) o utilizam. Estamos considerando a possibilidade de generalizar a sua utilização no futuro, mas de momento não poderá ser em 2016.”

EB - www.autoracing.com.br

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