Moto GP – Aleix Espargaró tem boas expectativas com a Aspar CRT

domingo, 19 de fevereiro de 2012 às 11:19

Dias antes da segunda rodada de testes para equipes e pilotos CRT na próxima semana em Jerez, Aleix Espargaró falou com o motogp.com sobre as suas impressões em relação ao projeto que o vai levar de volta à categoria máxima.

É difícil encontrar alguém no paddock com o entusiasmo de Aleix Espargaró quando se depara com novas aventuras e agora, que teve a oportunidade de regressar à categoria máxima em 2012, o espanhol está particularmente motivado e entusiasmado. O piloto de Barcelona estreou recentemente a moto ART da Aspar Team no primeiro teste em Valencia, e vai continuar o desenvolvimento da moto no circuito de Jerez durante o ensaio da próxima semana.

Aleix, no final da temporada, quando assinou com a Aspar Team, o previsto era correr na Moto 2. Depois surgiu este projeto CRT para a Moto GP. Está onde queria estar em 2012?

“A Moto GP é melhor para mim, por causa do meu tamanho e peso tenho menos handicap. E o início do projeto tem sido excitante.”

Por um lado, vai ter muitas opções para se destacar das outras CRTs, mas por outro, com um piloto como o Randy de Puniet no mesmo box e na mesma moto…

“Sim, dizem sempre que o nosso amigo é o primeiro inimigo e, neste caso, ainda mais. O Randy é um piloto muito, muito rápido. Mas gosto mesmo dele, no teste de Valência conversáaos muito e nos ajudamos mutuamente, o mais importante é fazer da nossa CRT a melhor moto. É um ano para ganhar experiência e desenvolver a moto e penso que entre nós dois podemos fazer um bom trabalho.”

Crê que vai ser um ano de evolução gradual, ou pelo contrário, que vamos assistir a progressos rápidos, talvez depois da primeira parte do campeonato? Que expectativa tem neste assunto?

“É claro que vamos evoluir e que as CRTs vão se aproximar gradualmente da frente. É lógico e óbvio que vamos sofrer nas primeiras corridas, mas a ideia e o objetivo tem de ser melhorar em todos os GPs e depois, lá para o meio ou final da temporada, estar o mais perto possível da frente, especialmente nos circuitos mais pequenos.”

A sua opinião após o teste de Valencia foi positiva, mesmo com algumas surpresas desagradáveis, como foi o caso do nível de aderência. Em que é que vai focar a seguir com a moto?

”No que toca a potência e pilotagem a moto é muito diferente da de Moto 2 e tive de reajustar o meu estilo de pilotagem. Mas estou contente, a moto funciona bem. Temos de aprender a tirar bom partido da eletrônica, penso que é o mais importante, e, como disse, também tenho de adaptar e melhorar a moto de forma gradual. É claro que o pacote inicial é inferior ao que teremos no final da temporada, vai evoluir.”

No que toca a suspensões, freios, chassis, pneus e outros componentes, é muito diferente das máquinas de Moto GP. Que aspectos pensa que terão de ser trabalhados para otimizar a ART CRT?

“Vejo-a como uma Superbike melhorada. Os tempos vão estar entre os da Superbike e da moto de Moto GP. Um pouco mais rápida que a Superbike, e um pouco mais lenta que a de Moto GP. Em termos de potência acredito que ainda podemos melhorar um pouco. E acredito que não estamos muito longe. No que toca à eletrônica, o conceito da CRT é algo menos sofisticado que o da Moto GP, menos complexo, e com muito menos canais de telemetria, mas é claro que o que temos funciona bem e que vamos ter de tentar melhorar ainda mais.”

No primeiro teste de Valencia não houve outras CRTs, estiveram no teste da Malásia, então a primeira comparação entre as CRTs de 2012 está quase acontecendo. Vai estar no teste de Jerez na próxima semana?

“Não tenho certeza. É claro que gostaria de ter ido à Malásia, mas fazia sentido não ir, a moto ainda está verde e treinar na Europa é muito mais seguro porque se acontecer alguma coisa temos a fábrica mesmo ao lado. Por isso é que ainda não fomos avaliados contra as outras equipes que foram à Malásia, mas agora vamos testar em Jerez, e depois em Aragón, e depois de novo no teste oficial de Jerez, o que significa que vamos ver onde estamos antes do GP no Catar, se bem que acredito que a Aprilia será a moto a ser batida entre as CRTs.”

“Vamos ver onde estamos em relação ao Colin (Edwards), que pareceu ser o melhor na Malásia. A pista de Sepang é algo enganadora por ser rápida e porque a potência das 1000cc é mesmo notável lá, mas se formos melhores que a BMW-Suter em pistas como Aragón, Valencia e Jerez, então o objetivo tem de ser estar de 2 a 2,5 segundos da pole.”

Pilotos experientes e rápidos como o Edwards e o De Puniet não vão fazer a sua vida fácil no que toca a ser o primeiro entre as CRTs…

“Não, tal como outros como o Pasini, um piloto sem experiência na categoria, mas muito rápido… Penso que será divertido. As máquinas de Moto GP vão nos deixar para trás – mas temos de tentar ficar perto porque depois tudo será mais competitivo – mas a nossa meta vai ser bater todas as CRTs. Como disse, creio que a Aprilia vai começar como a favorita, então o De Puniet será o rival mais forte. Ficaria muito contente se conseguisse ser o primeiro entre as CRTs.”

Como é a atmosfera na Aspar Team em relação a este projeto?

“Estamos motivados, com a equipe e com a Aprilia. A moto é totalmente nova e a verdade é que quando ela chegou gostamos muito dela. O Jorge Martinez e a Aprilia estão trabalhando muito e desejamos ver até onde conseguimos chegar este ano.”

Para alguém como você, com a reputação de ser bom piloto de testes, embarcar num projeto como este deve ser particularmente excitante…

“Sim, tive a sorte de desenvolver as primeiras Moto 2 que estiveram na Espanha, com o Dani Devahive, e depois passei para o Campeonato do Mundo e subi ao pódio com uma Moto 2. Agora quero mesmo fazer algo de fantástico com esta moto. O Jorge tem uma das melhores equipes no campeonato, é um ambiente profissional e com a Aprilia é fantástico… É um projeto muito excitante, quero mesmo que sejamos competitivos e que façamos algo grande.”

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.