Moto GP – A trajetória do bicampeão Marc Márquez

domingo, 12 de outubro de 2014 às 6:40

Marc Marquez

Nome: Marc Márquez. Nascimento: 17 de fevereiro de 1993, em Cervera, Lleida (Espanha). Equipe: Repsol Honda (Moto GP). Títulos: Campeão das 125cc (2010); Campeão da Moto 2 (2012); Bicampeão da Moto GP (2013 e 2014).

A estreia de Marc Márquez no Mundial de Motovelocidade em 2008 e já mostrou seu talento ao terminar no pódio em Donington Park, se bem que a temporada foi encurtada devido à lesão. Em 2009 conquistou um único pódio a caminho do oitavo posto da geral, antes de mostrar todo o seu talento em 2010 com incríveis dez vitórias a partir de 12 pole positions, a caminho da conquista do campeonato de 125cc. Uma das mais notáveis performances foi a recuperação de último do grid rumo ao triunfo no Estoril.

Passando para a Moto 2 em 2011, o jovem começou mal, com queda nas duas primeiras etapas. Contudo, a primeira vitória na quarta etapa em Le Mans foi o ponto de partida para mais seis triunfos que o levaram a lutar com Stefan Bradl pelo título, até sofrer queda no GP da Malásia e terminar a temporada mais cedo. Problemas com a visão em resultado do acidente reduziram a pré-temporada de Márquez, mas apresentou-se com bom ritmo no último teste de Jerez, tornando-se de imediato favorito.

Márquez não desapontou em 2012, vencendo logo na primeira corrida de Moto 2 no Catar e deixando claras as intenções com algumas ultrapassagens duras e controversas na corrida. A primeira desistência por queda surgiu na corrida molhada de Le Mans, o que deu esperanças aos rivais, com o compatriota Pol Espargaró oferecendo muita luta; contudo, após o toque entre ambos na corrida caseira da Catalunha – em que Espargaró caiu e desistiu e Márquez somou importantes pontos – a luta pelo título ficou mais favorável ao que haveria de se sagrar campeão.

Um total de nove vitórias – incluindo duas em que se recuperou ao longo de todo o pelotão no Japão e Valencia – e 14 pódio acabaram levando o espanhol ao primeiro título de campeão da Moto 2 antes de passar para a Moto GP com a Repsol Honda em 2013.

Em 2013 Márquez passou a fazer dupla com o vice-campeão de Moto GP do ano anterior, Dani Pedrosa. Um impressionante arranque de campanha o viu lutar taco a taco com o múltiplo campeão Valentino Rossi, acabando por perder para o italiano. Apesar disso, o pódio de Márquez em Losail acabou sendo o primeiro de impressionantes 16 nas 18 corridas da temporada; as duas únicas vezes em que ficou fora dos três primeiros foi quando caiu nos momentos finais da prova de Mugello e quando foi desclassificado por ter perdido a janela para a troca obrigatória de moto em Phillip Island.

Na segunda corrida de 2013 ele tornou-se o mais jovem vencedor da história dos Grandes Prémios da categoria máxima (20 anos e 63 dias de idade) e o mais jovem piloto a partir da pole; Freddie Spencer detinha os dois recordes desde 1982. Em Jerez, Márquez colidiu com Jorge Lorenzo para reclamar o segundo posto na última curva e depois levou a cabo memorável ultrapassagem sobre Rossi por fora no famoso Saca-rolhas de Laguna Seca. Em Silverstone perdeu para Lorenzo na última volta e após uma batalha que vai ficar na história da Moto GP com a dupla terminando com apenas 0s081 de diferença. Eles voltaram a se tocar em Sepang, com Márquez levando a melhor no embate pelo segundo posto para dilatar a vantagem no campeonato depois de ter recuperado a primeira posição em julho, no GP da Alemanha, após as fortes quedas de Lorenzo e Pedrosa. Em Sachsenring e Indianápolis o jovem de 20 anos fez pole position, melhor volta e vitória.

Ele conquistou o título em Valencia no dia 10 de novembro, substituindo Spencer como o mais jovem campeão da história da categoria principal ao terminar em em terceiro atrás de Jorge Lorenzo e do colega de equipe Dani Pedrosa após emocionante batalha no início da corrida, com o campeão de 2012 tentando reduzir o ritmo. Márquez tornou-se assim o primeiro estreante a conquistar o título desde que Kenny Roberts ganhou o seu primeiro campeonato em 1978. Ao fazê-lo também se tornou o 26º campeão da categoria numa lista que remonta a 1949. Ele é o terceiro espanhol a conquistar o título, depois de Alex Crivillé (1999) e Jorge Lorenzo (2010 e 2012), e venceu os campeonatos das três categorias em apenas quatro anos.

2014 está sendo um massacre. Começou com tudo, faturando as 10 primeiras etapas (Catar, Austin, Argentina, Jerez, Le Mans, Mugello, Barcelona, Assen, Sachsenring e Indianápolis ). Em 15 provas já disputadas, restando ainda três neste ano, venceu mais em Silverstone, totalizando 312 pontos. A conquista foi antecipada com um segundo lugar no Japão. Onde o moleque espanhol irá parar?

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