Moto 3 – Louis Rossi vence corrida acidentada na França

domingo, 20 de maio de 2012 às 10:57

Na muito molhada etapa francesa da Moto 3, em Le Mans, a vitória ficou a cargo do herói local Louis Rossi, que manteve nervos de aço para assinalar a primeira da sua carreira em condições traiçoeiras. Em uma corrida que teve início em condições muito molhadas, foi Maverick Viñales, da Blusens Avintia, quem largou melhor, com Zulfahmi Khairuddin (AirAsia-SIC-Ajo) passando de 10º para segundo.

Efrén Vázquez (JHK T-Shirt Laglisse), segundo do grid, teve problemas mecânicos na volta de apresentação e não conseguiu iniciar a corrida. Os momentos iniciais assistiram às quedas de Brad Binder (RW Racing GP), que levou consigo Niklas Ajo (TT Motion Events Racing), seguidos pouco depois por Jonas Folger (IodaRacing Project) e pelo local Alexis Masboy (Caretta Technology).

No topo do pelotão a liderança era assumida por Héctor Faubel (Bankia Aspar Team) e Luis Salom (RW Racing GP), enquanto Viñales perdia um pouco o ritmo. Contudo, as condições climáticas continuaram fazendo vítimas, com Romano Fenati (Team Italia FMI) tendo sorte semelhante à da última corrida e perdendo o controle da moto. Kenta Fujii (Technomag-CIP-TSR) repetiu a queda do warm up.

A 18 voltas do final o quinteto composto por Faubel, Salom, Jakub Kornfeil (Redox-Ongetta-Centro Seta), Miguel Oliveira (Estrella Galicia 0,0) e Viñales envolveu-se em animada batalha pelas posições do pódio. Nas voltas que se seguiram houve mais quedas, com Danny Kent (Red Bull KTM Ajo), Danny Webb (Mahindra Racing), Simone Grotzkyj (Ambrogio Next Racing) e Jack Miller (Caretta Technology) indo ao chão, enquanto o companheiro de equipe de Fenati, Alessandro Tonucci, teve que desistir devido a problemas mecânicos.

Enquanto Viñales se esforçava para desafiat Faubel e Oliveira pela liderança, o espanhol teve um susto que quase o jogou para fora da moto, isto enquanto Salom perdia ritmo de forma gradual depois de ter sido ultrapassado por Rossi (Racing Team Germany) na luta pelo quinto posto.

A 11 voltas do final assistia-se a um drama na frente, com Faubel caindo quando liderava e Kornfeil indo ao chão segundos depois quando andava em terceiro, azares que davam os três primeiros lugares a Oliveira, Viñales e Rossi. Meia volta mais tarde foi a vez de Salom cair.

Enquanto surgia animada luta pela quarta posição entre Sandro Cortese (Red Bull KTM Ajo) e Khairuddin, a frente da corrida voltava a ser palco de drama, com Oliveira caindo quando estava em primeiro e dando a liderança a Viñales, que era seguido de perto por Rossi.

A luta durou apenas uma volta, com Viñales caindo da moto na última curva seguido pouco depois de Khairuddin. O malaio conseguir manter a moto funcionando enquanto a corrida estava terminada para o espanhol. Desta forma, Rossi ficou na frente da prova com pouco mais de 20 segundos de vantagem, enquanto Cortese e Alberto Moncayo (Bankia Aspar) ocupavam as demais posições do pódio.

A três voltas do final Cortese perdeu a frente na entrada para a primeira chicane, mas manteve a moto em funcionamento e voltou à corrida em sexto, com o companheiro de equipe de Oliveira, Alex Rins, saltando para terceiro com Niccolo Antonelli (San Carlo Gresini Moto3) logo atrás.

No final foi Rossi quem fez a festa em Le Mans ao assinalar a primeira vitória da sua carreira com 28 segundos de vantagem sobre Moncayo e Rins. Antonelli não conseguiu lutar pelo pódio e terminou em quarto, à frente da dupla da Red Bull KTM Ajo, Arthur Sissis e Cortese, e de Jasper Iwema (Moto FGR). Alan Techer (Technomag-CIP-TSR) foi o segundo francês entre os dez primeiros ao terminar em oitavo, com Iván Moreno (Andalucia JHK Laglisse) e Giulian Pedone (Ambrogio Next Racing) completando o Top 10.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe/Moto Tempo/Dif.
1. Louis Rossi Germany FTR-Honda 49m12.390s
2. Alberto Moncayo Aspar Kalex-KTM + 27.348s
3. Alex Rins Monlau Honda + 28.899s
4. Niccolo Antonelli Gresini Honda + 33.195s
5. Arthur Sissis Ajo KTM + 36.989s
6. Sandro Cortese Ajo KTM + 45.312s
7. Jasper Iwema FGR-Honda + 58.645s
8. Alan Techer Technomag-CIP TSR-Honda +1m05.022s
9. Ivan Moreno Laglisse FTR-Honda +1m09.194s
10. Giulian Pedone Ambrogio Oral +1m45.751s
11. Jonas Folger Ioda + 1 volta
12. Marcel Schrotter Mahindra + 1 volta
13. Kevin Hanus Thomas Sabo Honda + 1 volta
14. Alessandro Tonucci Italia FMI FTR-Honda + 2 voltas
15. Niklas Ajo TT Motion KTM + 4 voltas
Abandonos:
Zulfahmi Khairuddin Ajo KTM 17
Maverick Vinales Avintia FTR-Honda 16
Miguel Oliveira Monlau Honda 15
Luis Salom RW Kalex-KTM 13
Hector Faubel Aspar Kalex-KTM 12
Jakub Kornfeil Ongetta FTR-Honda 12
Isaac Vinales Ongetta FTR-Honda 12
Adrian Martin Laglisse Honda 8
Jack Miller Caretta Honda 8
Simone Giorgi Amborgio Suter Honda 7
Danny Webb Mahindra 7
Danny Kent Ajo KTM 5
Romano Fenati Italia FMI FTR-Honda 2
Alexis Masbou Caretta Honda 0
Kenta Fujii Technomag-CIP TSR-Honda 0
Brad Binder RW Kalex-KTM 0
Luigi Morciano Ioda Team Italia 0
Toni Finsterbusch MZ-Honda
Efren Vazquez Laglisse Honda

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.