Moto 2 – Andrea Iannone obtém primeira vitória da temporada

domingo, 3 de junho de 2012 às 11:45

Andrea Iannone obteve a sua primeira vitória da temporada em Barcelona, na Espanha. Marc Márquez, do Team CatalunyaCaixa Repsol, foi quem largou melhor, enquanto atrás de si havia forte luta pelo segundo posto e as quedas de Mike di Meglio (S/Master Speed Up), Julián Simón (Blusens Avintia), Gino Rea (Federal Oil Gresini) e Claudio Corti (Italtrans Racing) logo na primeira curva. Apenas Corti conseguiu voltar à pista e nenhum piloto se lesionou.

Entretanto, a boa largada de Márquez deu pouco resultado, já que não tardou para que Iannone (Speed Master) tirasse vantagem do alargamento de trajetória feito pelo espanhol. Ele manteve a liderança no início, com Dominique Aegerter (Technomag-CIP) e Toni Elías (Mapfre Aspar Team) logo atrás, assim como Márquez e Thomas Lüthi (Interwetten-Paddock). Elías rapidamente chegou ao segundo posto com manobra ousada, mas foi batido de imediato por Márquez que iniciou a perseguição a Iannone.

A 18 voltas do final Lüthi era já terceiro e o grupo composto por Iannone, Márquez e pelo próprio suíço não tardou a se isolar na frente. A luta ficou apertada, com Márquez passando Iannone na reta principal, mas o italiano ficou colado no espanhol e recuperou a posição duas voltas mais tarde. Lüthi tirou vantagem e efetuou grande manobra sobre Márquez para assumir o segundo posto. Enquanto isso, o líder do campeonato Pol Espargaró (Pons 40 HP Tuenti) tinha que recuperar o terreno perdido, o que levou que a luta pelo triunfo passasse a ser feita entre quatro a 11 voltas do final.

Uma volta depois Márquez voltou a passar Lüthi na reta para ir atrás do italiano na frente. O grupo perseguidor era liderado pelo companheiro de equipe de Espargaró, Esteve Rabat, à frente de Aegerter, Elías, Simone Corsi (Came IodaRacing Project) e da dupla da Marc VDS Racing Team, Scott Redding e Mika Kallio.

Na frente, e a nove voltas do final, Márquez passou Iannone na reta, mas o italiano respondeu de imediato para recuperar a posição três curvas mais tarde. Iannone alargou depois a trajetória a sete voltas do final, o que permitiu nova passagem do espanhol. Mas isso durou pouco, já que o italiano retornou à liderança. Na mesma volta, Elías sofreu queda quando andava em sexto, mas saiu ileso.

A cinco voltas do final Espargaró deu início ao ataque, passando Lüthi para chegar a terceiro. Contudo, a três voltas do final, o suíço levou a melhor sobre o piloto da casa na reta de chegada, numa altura em que os quatro primeiros estavam envolvidos em grande batalha.

A três voltas do final o drama foi grande para o público da casa, com Lüthi passando Márquez, que em consequência quase perdeu a frente da moto. O espanhol evitou a queda e atravessou-se à frente de Espargaró, o que o obrigou a evitar o acidente de forma violenta. Felizmente o piloto não se lesionou, mas ficou visivelmente aborrecido por ter perdido a posição perante o seu público.

A última volta foi igualmente tensa, com Lüthi, que tinha passado Iannone para assumir a liderança, sendo depois batido pelo italiano na Curva 1. A dupla lutou arduamente durante toda a última volta, mas acabou sendo Iannone quem manteve a calma para vencer com o suíço em segundo e Marc Márquez em terceiro. O Top 10 foi completado por Esteve Rabat, Simone Corsi, Italtrans’ Takaaki Nakagami, Dominique Aegerter, GP Team Switzerland’s Randy Krummenacher, Mika Kallio e Scott Redding.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Moto Tempo/Dif.
1 Andrea IANNONE Speed Master Speed Up 41’16.852
2 Thomas LUTHI Interwetten-Paddock Suter +0.083
3 Marc MARQUEZ Team CatalunyaCaixa Repsol Suter +1.137
4 Esteve RABAT Pons 40 HP Tuenti Kalex +12.516
5 Simone CORSI Came IodaRacing Project FTR +14.226
6 Takaaki NAKAGAMI Italtrans Racing Team Kalex +15.072
7 Dominique AEGERTER Technomag-CIP Suter +16.255
8 Randy KRUMMENACHER GP Team Switzerland Kalex +16.354
9 Mika KALLIO Marc VDS Racing Team Kalex +16.606
10 Scott REDDING Marc VDS Racing Team Kalex +16.793
11 Johann ZARCO JIR Moto2 Motobi +17.298
12 Bradley SMITH Tech 3 Racing Tech 3 +22.242
13 Claudio CORTI Italtrans Racing Team Kalex +23.763
14 Alex DE ANGELIS NGM Mobile Forward Racing Suter +24.069
15 Nicolas TEROL Mapfre Aspar Team Suter +27.039
16 Jordi TORRES Tech 3 Racing Tech 3 +32.158
17 Max NEUKIRCHNER Kiefer Racing Kalex +34.389
18 Ratthapark WILAIROT Thai Honda PTT Gresini Moto2 Suter +35.387
19 Ricard CARDUS Arguiñano Racing Team AJR +35.501
20 Angel RODRIGUEZ Desguaces La Torre SAG Bimota +35.623
21 Yuki TAKAHASHI NGM Mobile Forward Racing Suter +35.803
22 Axel PONS Pons 40 HP Tuenti Kalex +36.903
23 Anthony WEST QMMF Racing Team Moriwaki +52.636
24 Alexander LUNDH Cresto Guide MZ Racing MZ-RE Honda +1’16.309
25 Marco COLANDREA SAG Team FTR +1’18.573
26 Elena ROSELL QMMF Racing Team Moriwaki +1’35.551
Não Classificados
Pol ESPARGARO Pons 40 HP Tuenti Kalex 3 Voltas
Roberto ROLFO Technomag-CIP Suter 3 Voltas
Toni ELIAS Mapfre Aspar Team Suter 4 Voltas
Julian SIMON Blusens Avintia Suter 0 Volta
Gino REA Federal Oil Gresini Moto2 Suter 0 Volta
Mike DI MEGLIO S/Master Speed Up Speed Up 0 Volta

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.