Moto 1000 GP – Eric Granado acompanha a etapa final em Cascavel

sexta-feira, 29 de novembro de 2013 às 14:09

Eric Granado

Único piloto brasileiro do Campeonato Mundial de Motovelocidade, Eric Granado passa férias no país e vai prestigiar neste domingo (1º) no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), o GP Petrobras, cujas corridas serão válidas pela oitava e última etapa do Moto 1000 GP na temporada de 2013. Aos 17 anos, Granado mora na Espanha e disputa a Moto3, categoria de acesso ao MotoGP.

“É a primeira vez neste ano que vou a um autódromo do Brasil para ver uma corrida. Sempre acompanho o campeonato lá da Espanha, pela internet, e me chama atenção o intercâmbio do Moto 1000 GP entre pilotos do Brasil e de fora, isso faz a pilotagem melhorar”, aponta Granado. “Antigamente o nível não era tão alto, não havia um campeonato com pilotos de fora. Foi um começo de história muito bom, o Moto 1000 GP está indo muito bem”.

O circuito cascavelense não chega a ser uma completa novidade para Granado. “Eu corri em Cascavel algumas vezes, agora volto como espectador”, cita. Sua primeira participação em uma corrida na cidade aconteceu em 2005, aos 9 anos, pela categoria 125cc do Campeonato Brasileiro. “Choveu bastante e eu ganhei. Um ano depois voltamos a Cascavel, a corrida aconteceu com a pista seca, e eu fiquei em segundo lugar”, detalha o piloto.

Eric Granado chegará a Cascavel na manhã de sábado (30), levando consigo dois dos capacetes que usou na temporada de 2013 do Moto3 – um deles será sorteado no domingo entre os torcedores presentes no autódromo no domingo. “O outro vai ser destinado a uma ação que vai arrecadar fundos para uma instituição assistencial de Cascavel”, antecipa o piloto, que pretende acompanhar, ainda no sábado, o Motopasseio pelo centro da cidade.

Gilson Scudeler, promotor do Moto 1000 GP, vê Granado como exemplo aos pilotos do Brasileiro de Motovelocidade. “Depois do Alexandre Barros ele é o único brasileiro no Mundial. Poder seguir carreira fora do Brasil depois de ter uma boa base aqui é o caminho que queremos para os nossos pilotos”, afirma. “Pela luta e pela carreira que vem fazendo na Europa, a presença do Eric vai ser superimportante. Ele é um espelho para os nossos pilotos mais novos”.

Chuva retarda primeiros treinos livres do GP Petrobras em Cascavel

Devido a forte chuva em Cascavel (PR), a direção de prova do Moto 1000 GP remanejou os treinos livres desta sexta-feira (29). As motos só entraram na pista a partir do meio da tarde, quando ainda com chuva média, poucos pilotos se arriscaram a treinar. A programação da oitava e última etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, que será disputada neste domingo (1º) no Autódromo Zilmar Beux, ficou assim prejudicada em função do tempo.

A primeira categoria que entrou no circuito de 3.058 metros de extensão foi a GPR 250. No compilados das duas sessões, foi de Meikon Kawakami, da equipe Alex Barros Racing, a melhor volta com 1min32s053. Na segunda colocação ficou Ton Kawakami, também da Alex Barros Racing, com 1min32s613. Pedro Sampaio, da Fábio Loko, fechou o dia com 1min38s105, o terceiro melhor tempo.

Na GP 600, os três melhores tempos ficaram com os pilotos da equipe MGBIKES Yamaha Racing, com Sergio Fasci em primeiro, com 1min14s242, seguido de Nicolas Tortone e André Veríssimo, com as marcas de 1min14s542 e 1min15s813, respectivamente.

Pela GP 1000, principal categoria do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, a volta mais rápida do dia foi do português Miguel Praia. O piloto da equipe Center Moto Racing Team fez seu melhor tempo em 1min16s090, seguido do atual campeão, Luciano Ribodino, da Alex Barros Racing, com 1min16s200. Wesley Gutierrez, que defende as cores da Motonil Motors, fechou o dia com o terceiro melhor tempo, anotado em 1min18s251.

As motos das categorias GP Light e GP Máster, que dividem o mesmo grid, fecharam o primeiro dia de sessões livres. Na GP Light quem fez o melhor tempo foi Alen Modesto, da equipe ACLAT Racing, com o tempo de 1min15s924. André Escomparim, da Motonil Motors, com 1min20s727 e Paulinho Kamba, da HPN Racing Team, com 1min20s917, fecharam as três melhores colocações. Guilherme Emmer foi o único piloto da categoria GP Máster a ir para a pista. Competindo pela GP Rio, ele fechou sua melhor volta com 1min44s400.

A programação para o sábado tem início marcado para 9h15, com treinos livres. Os classificatórios começarão às 14h30.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.