Moto 1000 GP – Em dia de novo recorde, Ribodino torna-se o quarto vencedor

domingo, 21 de outubro de 2012 às 19:58
Luciano Ribodino

Luciano Ribodino

A temporada 2012 do Moto 1000 GP conheceu neste domingo (21), na quarta etapa, seu quarto vencedor. Luciano Ribodino conquistou sua primeira vitória na categoria em Brasília, depois de travar um duelo histórico com Pierre Chofard na primeira metade da corrida disputada no Autódromo Internacional Nelson Piquet. Os paulistas Alan Douglas, da Pitico Racing, e Murilo Colatreli, da Colatreli Racing, completaram o pódio da etapa.

Foi uma etapa de recordes. Chofard conquistou a pole-position com a volta mais rápida já percorrida por um piloto de motos no circuito brasiliense – 1min59s988, à média horária de 164,266 quilômetros. Na corrida, a volta mais rápida, assinalada por Ribodino, foi cronometrada em 1min59s901, a 164,385 km/h. O tempo do argentino é o novo recorde oficial da motovelocidade para o traçado de 5.475 metros do autódromo da capital federal.

A vitória de Ribodino manteve a rotatividade no degrau mais alto do pódio da GP 1000, principal categoria do Moto 1000 GP. A primeira etapa da temporada, em Interlagos, foi vencida por Alan Douglas. A segunda, disputada em Curitiba, teve Alexandre Barros como vencedor. A corrida do mês passado em Santa Cruz do Sul teve em primeiro lugar outro argentino, Diego Pierluigi, que fez uma participação única na competição.

Ribodino e Chofard revezaram a primeira colocação dezenas de vezes nas sete primeiras voltas de corrida. Até que Pierre, cuja pole-position valeu a bonificação de um ponto e até então a liderança isolada do campeonato, sofreu uma queda na sétima volta, abandonando a prova. Ao argentino da Alex Barros Racing, que já tinha mais de quatro de segundos de vantagem sobre Douglas, restou administrá-la para comemorar a vitória.

Douglas e Colatreli ofereceram aos torcedores brasilienses e também ao público que acompanhou a corrida na transmissão ao vivo pelo site do Moto 1000 GP mais um duelo acirrado, também marcado por trocas constantes de posição. O campeão de 2011, parceiro de Chofard na Pitico Race, confirmou o segundo lugar e tornou-se líder isolado do campeonato – passou a somar 74 pontos, contra 70 de Ribodino e 55 do parceiro de time.

O ritmo de Chofard foi o maior desafio enfrentado por Ribodino. “Não é fácil disputar com os pilotos da Pitico. Foi uma grande corrida, fico feliz demais por ter conseguido esse resultado. Foi muito importante vencer, é um resultado que dedico à minha mãe e ao Alex Barros, que é uma grande pessoa. A equipe toda funcionou muito bem neste fim de semana”, exaltou, citando a vitória de seu parceiro de time Lucas Barros na categoria GP Light.

Douglas lamentou o acidente sofrido por Chofard. “Era para estarmos os dois no pódio mais uma vez, mas esse tipo de susto faz parte. Eu sabia que seria uma corrida difícil, enfrentei problemas com a moto durante os treinos e não tinha certeza de que estaria tudo bem para a corrida. Mas o equipamento estava muito competitivo, terminar a primeira metade do campeonato na frente é o resultado do trabalho de toda a equipe”, atribuiu.

Colatreli, com o terceiro lugar, conquistou seu primeiro pódio de 2012. Representante da cidade de Monte Alto, ele disse ter enfrentado dificuldades. “A minha moto não tem o melhor freio, isso traz dificuldade. Esse é o próximo investimento a ser feito, no freio da moto”, falou. “O primeiro pódio foi positivo e mostrou que precisamos mesmo investir na equipe, temos potencial para brigar por vitórias. Estou feliz com o resultado”, resumiu.

O Moto 1000 GP voltará a confrontar seus pilotos na pista paranaense de Cascavel, no dia 4 de novembro, com rodada dupla. Depois de 13 voltas, o resultado final do GP Brasília foi o seguinte:

1º) Luciano Ribodino (SP/Alex Barros Racing), BMW S1000RR, 26min28s705
2º) Alan Douglas (SP/Pitico Race), Kawasaki ZX 10R, a 5s877
3º) Murilo Colatrelli (SP/Colatrelli Racing), Kawasaki ZX 10R, a 5s950
4º) Danilo Lewis (SP/Procomps Racing Team), Kawasaki ZX 10R, a 32s276
5º) Luís Fittipaldi (DF/Motonil Motors), Kawasaki ZX 10R, a 38s559
6º) Ricieri Luvizotto (SP/Target Race), Aprilia RSV4, a 1min11s418
7º) Alberto Braga (RJ/Center Moto Racing Team), Suzuki GSR R1000, a 1min21s999
8º) Carlos Gabriel Poton Medeiros (SP/Cigano Racing), Honda CBR 1000RR, a 1min22s692
9º) Sérgio Laurentys (SP/RF Racing), BMW S1000RR, a 1min23s582
10º) Victor Moura (PR/Competizione MVX Racing), BMW S1000RR, a 2min09s234
11º) Eduardo Costa Neto (SP/RF Racing), Honda CBR1000RR, a 1 volta
12º) Victor Braga (RJ/SBK Rio), Kawasaki ZX 10R, a 1 volta
13º) Levy Mendes Lopes (RJ/SBK Rio), BMW S1000RR, a 1 volta
14º) Elson Tenebra Otero (SP/By Tripa Team), Kawasaki ZX 10R, a 1 volta
NÃO RECEBERAM A BANDEIRADA FINAL
Walter Haertel Júnior (SP/Duas Rodas Racing Team), CBR 1000RR, a 2 voltas
Pierre Chofard (SP/Pitico Race), Kawasaki ZX10R, a 7 voltas
André Luiz Carvalho (RJ/SBK Rio), Suzuki GSX R1000, a 12 voltas
Gustavo Rodríguez (PR/Grinjets), BMW S1000RR, a 13 voltas
Melhor volta: Ribodino, na 7ª, 1min59s901, média de 164,385 km/h

CLASSIFICAÇÃO
Após quatro etapas, os 15 primeiros na classificação do Moto 1000 GP são os seguintes: 1º) Alan Douglas, 74 pontos; 2º) Luciano Ribodino, 70; 3º) Pierre Chofard, 55; 4º) Murilo Colatreli, 40; 5º) Ricieri Luvizotto, 38; 6º) Diego Pierluigi e Alexandre Barros, 27; 8º) Carlos Medeiros, 24; 9º) Eduardo Costa Neto e Alberto Braga, 23; 11º) Gustavo Rodríguez, 22; 12º) Sérgio Laurentys e João Simon, 20; 14º) Victor Moura, 15; 15º) Danilo Lewis, 13.

 

Lucas Barros vence no DF e assume liderança da GP Light

Aos 16 anos, Lucas Barros comemorou neste domingo (21) a primeira vitória no Moto 1000 GP. Mais que isso, o piloto paulista da Alex Barros Racing deixou o Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF), como líder do campeonato na categoria GP Light. Com 33 pilotos, a prova também teve no pódio o paulista Nick Iatauro, da Pitico Race, segundo, e o brasiliense William Pontes Marinho, da Corsini Racing, terceiro.

Barros largou da pole, tendo a seu lado na primeira fila do grid Renato Andreghetto, também piloto da Pitico Race, que chegou a Brasília como líder invicto do campeonato. O duelo entre os dois pela liderança da prova durou da primeira a última volta. Logo no início, Joniran Saling sugeriu chance de vitória, saltando de sétimo no grid para terceiro na primeira curva. O catarinense da Speed Racing sofreu uma queda ainda na primeira volta.

A troca de posições entre Barros e Andreghetto seguia na última das 13 voltas, quando o vencedor das três primeiras corridas do ano caiu no miolo do circuito. “A gente estava muito perto, eu estava inclinado na saída de curva freei para não bater no Luquinhas”, explicou o piloto, que deslizou pela pista e bateu com as costas na proteção de pneus. Atendido pelo doutor Marcos Korukian, ele foi liberado sem contusões. “Acontece”, resignou-se.

Sem perceber o acidente do adversário, Barros manteve o ritmo forte até receber a bandeirada final mais de 20 segundos à frente de Nick Iatauro. “O Renato me deu muito trabalho, e eu já sabia que seria assim. Foi pena ele não ter terminado, eu nem notei que ele tinha caído, mas foi muita pressão, ele me fez trabalhar muito”, descreveu. “É um momento maravilhoso, quero dedicar a vitória ao meu pai”, atribuiu, citando o chefe de equipe Alexandre Barros.

Iatauro, terceiro no grid, caiu para décimo na primeira volta. “Tive que vir buscar de novo. Eu era terceiro, fiquei em segundo porque o Renato caiu, o que foi uma injustiça. Na próxima etapa eu vou ter que tentar o triplo, o negócio é tentar melhorar”, estipulou, citando a rodada dupla marcada para o dia 4 de novembro na pista paranaense de Cascavel. “Aqui o mérito do Luquinhas foi total, e ele tem uma grande escola dentro de casa, também”, falou.

A torcida brasiliense aplaudiu bastante o terceiro lugar do piloto local William Pontes “Pamonha” Marinho. “Tive que suar para segurar a posição. Eu tinha uma vantagem sobre o Norton (Masera), mas não sabia que tinha. Preferi manter a concentração e não olhei para trás. Minha dificuldade maior está no equipamento, que já é um pouco defasado. Ainda assim, consegui mais uma vez terminar uma corrida aqui no pódio”, comemorou.

Após 11 voltas, o resultado final da corrida deste domingo em Brasília foi o seguinte:

1º) Lucas Barros (SP/Alex Barros Racing), BMW S1000RR, 22min38s991
2º) Nick Iatauro (SP/Pitico Racing), Kawasaki ZX 10 R, a 20s272
3º) William Pontes Marinho (DF/Corsini Racing), Honda CBR 1000 R, a 22s798
4º) Norton Masera (DF/Masera Racing), BMW S1000RR, 2min06s722 a 32s274
5º) Flávio Sukar (PE/KF Corval Racing Team), Kawasaki ZX 10R, a 34s563
6º) Paulinho Kamba (PE/Corval Racing Team), Kawasaki ZX 10 R, a 35s040
7º) André Luis Paiato (SP/Tripa Team), BMW S1000R, a 51s682
8º) Pablo Nunes Moyses (MG/BH Racing), BMW S1000RR, a 58s137
9º) Marcelo Garcia Cortes (RJ/SBK Rio), Ducati 1198, a 58s187
10º) Everton Felizardo (PR/Grin Jets Superbike), BMW S1000R, a 1min01s211
11º) Henrique Castro Araújo (DF/BSB Motor Racing), Suzuki GSX R1000, a 1min01s211
12º) Daniel Gurgel Mendonça (BA/MPM Racing), BMW S1000RR, a 1min04s875
13º) Romes César Silva (MG/Artfibras Cervejaria Premmium), Kawasaki ZX 10R, a 1min11s619
14º) Alexsandro Pires (RJ/Center Moto Racing Team), Kawasaki ZX 10R, a 2min14s223*
15º) Rodrigo Sampaio Soares (RJ/SBK Rio), BMW S1000RR, a 1min48s055*
16º) Marlon Felizardo (PR/Grin Jets), BMW S1000RR, a 2min15s062
17º) Sílvio Dantas Caires (DF/Sílvio Caires Racing Team), Kawasaki ZX 10R, a 1 volta
18º) Edson Luiz (SC/Mamute Racing), BMW S1000RR, a 1 volta
19º) Tiago Pavanelli (SP/K10), Suzuki GSXR-750, a 1 volta
20º) Rodrigo Araújo do Vale (RJ/SBK Rio), Suzuki GSX R1000, a 1 volta
21º) André Escomparim (SP/AM Race), BMW S1000RR, a 1 volta
22º) Carlos César Donvito (SP/Cigano Racing), Honda CBR 1000, a 1 volta
23º) Bruno Herbert (PE/KF Corval Racing Team), Suzuki GSX R1000, a 1 volta
24º) Edson Errera (SP/Errera Racing Sport), Honda CBR 1000 RR, a 1 volta
25º) Babi Paz (RJ/SBK Rio), BMW S1000RR, a 1 volta
26º) Sérgio Prates Pereira (SP/Motrix Scigliano Racing), Kawasaki ZX 10R, a 1 volta
27º) Guilherme Emmer Gomes (RJ/SBK Rio), Honda CBR 1000RR, a 1 volta
28º) Fernando Santos (BA/KF Corval Racing Team), Kawasaki ZX 10R, a 2 voltas
NÃO RECEBERAM A BANDEIRADA FINAL
Renato Andreghetto (SP/Pitico Race), Kawasaki ZX10R, a 1 volta
Douglas Leandro Moreira (SC/Speed Racing), Kawasaki ZX 10R, a 6 voltas
Rodrigo de Assis Souza (MG/Euroville), BMW S1000RR, a 7 voltas
Joniran Saling (SC/Speed Racing), BMW S1000R, a 10 voltas
Melhor volta: Barros, 2min02ss283, média de 162,512 km/h
(Rodrigo Sampaio, que terminou em 14º, foi punido com a perda de uma posição por ter feito uma ultrapassagem sob bandeira amarela)

CLASSIFICAÇÃO
Após quatro etapas, a classificação do campeonato é a seguinte: 1º) Lucas Barros, 84 pontos; 2º) Renato Andreghetto, 77; 3º) Nick Iatauro, 66; 4º) André Luiz Paiato, 34; 5º) Paulinho Kamba, 32; 6º) Daniel Gurgel Mendonça, 31; 7º) Flávio Sukar, 28; 8º) Everton Felizardo, 25; 9º) Joniran Saling, 23; 10º) Marcelo Garcia Cortes, 18; 11º) William Marinho, Pablo Moysés, Francisco Snoeck e Alexsandro Pires, 16; 15º) Norton Masera e Gusatavo Errera, 13.

 

Veríssimo leva melhor na GP 600 e reduz vantagem do líder

André Veríssimo conquistou neste domingo (21) sua segunda vitória na categoria GP 600 do Moto 1000 GP. O paulista da Motrix-Scigliano Racing protagonizou a menor vantagem final da história do campeonato ao receber a bandeirada final da quarta etapa, em Brasília, 0s073 à frente do brasiliense Raoni Farfan, o segundo. O pódio da prova no Autódromo Internacional Nelson Piquet teve também o gaúcho Rafael Bertagnolli, terceiro.

Largando da pole, Veríssimo manteve-se à frente da primeira à oitava volta da corrida, sempre liderando uma disputa acirrada que também envolveu Farfan, Bertagnolli e o mineiro Diego Moysés, terceiro colocado. Houve muitas trocas de posição, com as diferenças entre o líder e o quarto colocado sendo mantida na casa de um segundo e meio. A atuação de Farfan recebia aplausos da torcida brasiliense a cada tentativa de ultrapassagem.

Farfan surgiu na liderança da corrida no início da antepenúltima volta e a manteve até a primeira curva da última volta, quando Veríssimo tomou a linha interna da pista para ultrapassar. Era o primeiro de uma sequência de lances que deu conotação histórica à corrida. O vice-líder do campeonato saiu por um momento do traçado ideal e permitiu a aproximação do brasiliense, que voltou a figurar na liderança, mantida até a reta de chegada.

Na reta final, os dois depararam-se com o mineiro Lucas Moysés, 15º colocado. Veríssimo ensaiou a ultrapassagem pelo lado esquerdo; Farfan foi pelo lado direito. Ambos superaram o piloto da BH Racing e cruzaram a linha de chegada lado a lado, com ligeira vantagem para o paulista. Bertagnolli, que superou Diego Moysés no duelo valendo a terceira posição e a última vaga no pódio brasiliense, veio quase três segundos atrás.

A corrida do vencedor foi de desgaste físico acentuado. “Eu corri sem a quarta marcha, isso me cansou muito. Fico até emocionado por conseguir a vitória depois de toda essa dificuldade. Eu tinha esse problema na redução de marchas, a quarta não entrava, e eu sabia disso, mas tinha que arriscar. Foi a corrida mais difícil que já fiz”, definiu o piloto da Motrix-Scigliano Racing, que reduziu de 25 para 14 pontos a vantagem do líder.

Farfan não se abateu com a ultrapassagem sofrida à linha de chegada. Pelo contrário, festejou. “Meu objetivo, que era me divertir, foi atingido. Gostei do campeonato, é muito bem organizado, e quero participar da temporada toda no ano que vem. É o meu primeiro ano com uma 600 cilindradas, apesar de ser de Brasília eu ainda estou aprendendo a pista. Os pilotos têm um alto nível, na próxima eu vou estar por aqui”, antecipou, animado.

Depois de 11 voltas, o resultado final da quarta etapa da categoria GP 600 no Moto 1000 GP em Brasília foi o seguinte:

1º) André Veríssimo (SP/Motrix Scigliano Racing), Kawasaki ZX6R, 23min57s293
2º) Raoni Farfan (DF/Suprema Kawasaki), Kawasaki ZX6R, a 0s073
3º) Rafael Bertagnolli (RS/Bertagnolli Racing), Honda CBR 600 RR, a 2s977
4º) Diego Nunes Moysés (MG/BH Racing), Yamaha YZR R6, a 4s685
5º) Gustavo Cecarelli (SP/Cigano Racing), Triumph 675, a 19s439
6º) Gilvan Costa (BA/KF Corval Racing Team), Honda CBR 600 RR, a 49s619
7º) Vandoir Bentz (DF/Team Alto Giro Racing), Honda CBR 600 RR, a 52s812
8º) Fábio Teixeira Neto (MG/BH Racing), Yamaha YZR R6, a 1min17s015
9º) Cadu Colocci (RJ/SBK Rio), Yamaha YZF R6, a 1min17s054
10º) Fabrício Castro (MG/BH Racing), Honda CBR 600 RR, a 1min55s003
11º) Michel Velludo (Tato Moto Racing), a 2min02s668
12º) Genildo Silva (PE/KF Corval Racing Team), Honda CBR 600 RR, a 2min05s718
12º) Babi Paz (RJ/SBK Rio), Kawasaki ZX6R, a 2min13s998
13º) Edson Fibla (SP/RF Racing), Honda CBR 600 RR, a 2min15s912
14º) Lucas Nunes Moysés (MG/BH Racing), Honda CBR 600 RR, a 1 volta
15º) Fernando Lira (PE/KF Corval Racing Team), Honda CBR 600 RR, a 1 volta
NÃO COMPLETOU
Rodrigo Souza (PE/KF Corval Racing Team), Honda CBR 600 RR, a 11 voltas
Melhor volta: Farfan, na 9ª, 2min08s987, média de 152,806 km/h

CLASSIFICAÇÃO
Após quatro etapas, os 15 primeiros na classificação do campeonato são os seguintes: 1º) Rafael Bertagnolli, 89 pontos; 2º) André Veríssimo, 75; 3º) Gustavo Ceccarelli, 49; 4º) Cadu Colocci, 43; 5º) Diego Moysés, 39; 6º) Gilvan Costa, 32; 7º) Fábio Teixeira Neto, 26; 8º) Raoni Farfan, 20; 9º) Fernando Lira, 19; 10º) Felipe Caporali, 18; 11º) Cayto Trivellato, 16; 12º) Babi Paz e Fabrício Castro, 15; 14º) Edson Fibla, 14; 15º) Rodrigo Souza, 11.

 

Michel Velludo conquista prova experimental da GRP 250

O paulista Michel Velludo, pilotando a Honda Twister número 4 da Tato Moto Racing, venceu neste domingo (21) a corrida da categoria GPR 250 que integrou a programação da quarta etapa do Moto 1000 GP, em Brasília (DF). A prova no Autódromo Internacional Nelson Piquet serviu como laboratório para a organização do evento avaliar inúmeros fatores que podem levar à efetivação da categoria no campeonato do ano que vem.

Largando em segundo, Velludo teve um duelo acirrado com Robson Martins de Lima, brasiliense que largou da pole-position com a Honda Twister da Podium Racing Team. Cada piloto completou quatro voltas na liderança e a vantagem do vencedor foi inferior a três segundos após as oito voltas da prova. Outro brasiliense, Ricardo Carvalho Dias, completou o pódio, também inscrito pela Podium Racing Team com uma Twister.

Depois de oito voltas, o resultado da corrida da GPR 250 no Moto 1000 GP em Brasília foi o seguinte:

1º) Michel Velludo (SP/Tato Moto Racing), Honda Twister, 20min13s616
2º) Robson Martins de Lima (DF/Podium Racing Team), Honda Twister, a 2s659
3º) Ricardo Carvalho Dias (DF/Podium Racing Team), Honda Twister, a 37s543
4º) Robison Tomazini (SP/Podium Racing Team), Honda Twister, a 48s137
5º) Marcus de Sousa Borges (DF/Podium Racing Team), Honda Twister, a 57s800
6º) Sabrina Paiuta (SP/Paiuta Racing), Kawasaki Ninja 250R, a 59s391
7º) Marcelo Augusto Cristal (DF/Cigano Racing), Honda Twister, a 1min06s980
8º) Cléber Parrado (SP/Procomps Racing Team), Kawasaki Ninja 250R, a 1min17s856
9º) Gustavo Urban Papadopoli (SP/Procomps Racing Team), Kawasaki Ninja 250R, a 1min19s154
10º) Thiago Carvalho Costa (SP/Procomps Racing Team), Kawasaki Ninja 250R, a 1min26s067
11º) Herbert Sousa Pereira (RS/Procomps Racing Team), Kawasaki Ninja 250R, a 2min04s171
12º) Vinicius Brandão (DF/Podium Racing Team), Honda Twister, a 2min07s833
13º) Ronaldo Gonçalves (DF/Team Brasília), Kawasaki Ninja 250R, a 2min25s730
14º) Jerry Adriano Santos (SP/Procomps Racing Team), Kawasaki Ninja 250R, a 2min25s748
15º) Rodrigo Reis Barbosa (MG/BH Racing), Honda Twister, a 1 volta
16º) Antonio Thyrso (DF/AT&T Museum), Kawasaki Ninja 250R, a 1 volta
17º) Antônio Vasconcelos (PE/KF Corval Racing Team), Kawasaki Ninja 250R, a 3 voltas
Melhor volta: Velludo, na 8ª, 2min29s432, média de 131,899 km/h

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