Moto 1000 GP – Barros vence e Chofard quebra recorde em Curitiba
domingo, 19 de agosto de 2012 às 20:07
Em sua volta às pistas de motovelocidade mais de cinco anos depois da última participação no Mundial de Superbike, Alexandre Barros foi ao topo do pódio. Ele venceu neste domingo (19) a segunda etapa do Moto 1000 GP, pela categoria GP 1000, no Autódromo Internacional de Curitiba. O argentino Luciano Ribodino, seu companheiro de equipe na Alex Barros Racing, e Pierre Chofard, da Pitico Race, completaram o pódio.
A participação de Barros no Moto 1000 GP faz parte da estratégia de desenvolvimento de seu filho Lucas Barros, que disputa a categoria GP Light, e de Ribodino. “É o projeto desde a criação da equipe, acompanhar o Luciano na pista, então eu tenho treinado, mas não corrido. Não posso dizer se vou ou não correr a temporada toda. Vai depender do que os patrocinadores decidirem”, disse o piloto, que não disputou a etapa de São Paulo.
Ribodino comemorou o resultado. “Estou muito contente por correr no Brasil, no Moto 1000 GP, em conseguir um pódio. Estou aprendendo muito. Na corrida de hoje eu tive uma dificuldade com o câmbio, não conseguia engatar as marchas, isso me fez perder rendimento”, declarou o argentino. Ele chegou a sair da pista ao fim da reta oposta na décima volta, quando liderava a prova pela segunda vez, e caiu para o quarto lugar.
Um dos grandes destaques da corrida ficou por conta de Chofard, que largou em terceiro e teve um duelo particular com o companheiro de equipe Alan Douglas no início. Pierre esteve em segundo em duas oportunidades. Na segunda, da 10ª à 16ª volta, pressionou bastante o líder Barros – e, tal qual ocorrera com Ribodino, saiu da pista ao fim da reta principal, depois de errar o ponto de frenagem, perdendo o segundo lugar para o argentino.
“Eu fiz uma boa corrida, tive duas ótimas disputas. Foi bom competir contra um cara do nível do Alex”, avaliou. “Eu vinha bem, bem próximo dele, e infelizmente errei um ponto de freada. E, além de me distanciar da briga pela vitória, perdi o segundo lugar. Mas estou contente por me sentir competitivo”, avaliou o piloto, que empata com Ribodino na vice-liderança com 33 pontos, a cinco de Alan Douglas, que terminou a corrida em quarto.
Além de tomar parte de disputas que mereceram aplausos do público presente ao autódromo localizado na cidade de Pinhais, Chofard consolidou um feito histórico: estabeleceu um novo recorde de tempo de volta para a pista paranaense. Ele cobriu os 3.695 metros do traçado em 1min20s975, a volta mais rápida já cronometrada em uma corrida de motovelocidade no circuito. “O nosso ritmo estava bom, mesmo”, definiu, cometido.
Douglas, campeão em 2011 e líder da temporada, teve uma atuação conservadora e terminou em quarto. “A gente não tinha o melhor dos acertos aqui, então o importante é marcar o máximo possível de pontos”, ponderou. O quinto colocado foi o paulista Ricieri Luvizotto, paulista inscrito com a Aprilia da Target Race. Em sexto ficou o paranaense Gustavo “Gringo” Rodríguez, com a BMW da Grinjets. Ele foi vencedor da subdivisão GP Máster.
Depois de 18 voltas, o resultado final da GP 1000 na segunda etapa do Moto 1000 GP foi o seguinte:
1º) Alexandre Barros (BMW S1000RR), Alex Barros Racing, 24min41s051
2º) Luciano Ribodino (BMW S1000RR), Alex Barros Racing, a 6s982
3º) Pierre Chofard (Kawasaki ZX-10R), Pitico Race, a 10s179
4º) Alan Douglas (Kawasaki ZX-10R), Pitico Race, a 12s088
5º) Ricieri Luvizotto (Aprilia RSV4 APRC), Target Race, a 34s500
6º) Gustavo Rodríguez (BMW S1000RR), Grinjets Superbike, a 34s501
7º) Victor Moura (BMW S1000RR), Compezione VMX Racing, a 50s247
8º) Carlos Poton Medeiros (Honda CBR 1000RR), Cigano Racing, a 1min14s142
9º) Daniel Lenzi ((Honda CBR 1000RR), Grinjets Superbike, a 1 volta
10º) André de Araújo Carvalho (Suzuki GSX-R1000), SBK Rio, a 1 volta
11º) Eduardo Costa Neto (Honda CBR 1000RR), RF Racing Mobil Rush Team, a 1 volta
12º) Sérgio Laurentys (BMW S1000RR), RF Racing Mobil Rush Team, a 1 volta
13º) Eliandro Simonini, (Kawasaki ZX-10R), Moto 3, a 1 volta
14º) Walter Haertel Júnior (Honda CBR 1000RR), Duas Rodas Racing Team, a 1 volta
15º) Alberto Braga (Suzuki GSR-R1000), Center Moto Racing Team, a 1 volta
16º) Sidnei Scligliano (Suzuki GSX-R1000), Motrix-Scigliano Racing, a 1 volta
17º) Elson Tenebra Otero (Kawasaki ZX-10R), Rota K/Vaz Racing, a 1 volta
18º) Nelson Gonçalves de Oliveira (Suzuki GSX-R1000), SBK Rio, a 1 volta
19º) Darci Cezar Anadão (Honda CBR 1000RR), Duas Rodas Racing Team, a 1 volta
20º) Carlos Quintas (Kawasaki ZX-10R), Center Moto Racing Team, a 2 voltas
NÃO CLASSIFICADOS
Marcos Christian Salles (BMW S1000RR), Grinjets Superbike, a 6 voltas
Hélder Shad (BMW S1000RR), SBK Rio, a 9 voltas
Victor Braga (Suzuki GSR-R1000), SBK Rio, a 14 voltas
Murilo Colatreli (Kawasaki ZX-10R), Colatreli Racing, a 16 voltas
Melhor volta: Chofard, na 5ª, 1min20s975, média de 164,273 km/h
CLASSIFICAÇÃO
A classificação da GP 1000 depois de duas corridas é esta: 1º) Alan Douglas, 38 pontos; 2º) Luciano Ribodino e Pierre Chofard, 33; 4º) Alexandre Barros, 28; 5º) João Simon, 20; 6º) Ricieri Luvizotto, 18; 7º) Gustavo “Gringo” Rodríguez, 15; 8º) Eduardo Costa Neto, 13; 9º) Murilo Colatreli, 11; 10º) Jaime Cristóbal, Sérgio Laurentys e Alberto Braga, 10; 13º) Victor Moura, 9; 14º) Carlos Poton Medeiros, 8; 15º) Daniel Lenzi, 7.
Com punição a Iatauro, Andreghetto herda vitória na GP Light
Na pista, Nick Iatauro obteve neste domingo (19) sua primeira vitória no Moto 1000 GP. O piloto paulista da Pitico Race, pole-position, recuperou-se da perda de pelo menos oito posições após a largada e cruzou em primeiro lugar a linha de chegada após as 15 voltas da segunda etapa, no Autódromo Internacional de Curitiba. Contudo, uma punição aplicada instantes depois pela direção de prova deixou-o em terceiro no resultado final.
Com punição, consolidada com o acréscimo de 10 segundos ao tempo total de proval, Iatauro caiu para o terceiro lugar na classificação oficial. Renato Andreghetto, seu companheiro de equipe, terminou a prova em segundo e foi declarado vencedor, repetindo o resultado da abertura do campeonato, em São Paulo. Lucas Barros, que recebeu a bandeirada em terceiro, herdou o segundo lugar, também repetindo sua posição final da etapa paulista.
Iatauro foi punido pela direção de prova sob alegação de ter feito sob bandeira amarela, na oitava volta, a ultrapassagem sobre Barros, que lhe valeu a liderança da corrida, mantida até a bandeirada final. “Fiquei chateado, mas homens de verdade aprendem com o erro. Eu aprendi”, limitou-se da dizer o piloto da Pitico Race, que até então comemorava sua primeira vitória. Ele sai de Curitiba como quarto colocado no campeonato.
Andreghetto, que havia vencido também a etapa de abertura do Moto 1000 GP, em Interlagos, ampliou para 11 pontos sua vantagem sobre o vice-líder Barros. “Na pista, não consegui acompanhar o ritmo do Nick, que esteve muito forte durante o fim de semana todo. É uma vantagem considerável, mas ainda é cedo para falar em campeonato. Cumprimos só 25% do campeonato”, alerta o piloto da Pitico Race, que chegou a 51 pontos.
Barros liderou uma corrida da GP Light pela primeira vez. Assumiu o primeiro lugar na segunda volta, superando o paranaense Gustavo Herrera, e manteve-se à frente até ser ultrapassado por Iatauro. Na 12ª volta, perdeu o segundo lugar para Andreghetto. “Quando o Nick passou, tentei acompanhar o ritmo dele, mas a minha suspensão não permitia. Eu poderia cair. Ele estava muito rápido, conseguia sair mais lançado das curvas”, descreveu.
Herrera, que havia sido o mais rápido do treino de aquecimento horas antes da corrida, assumiu a liderança na largada. Com a Kawasaki da equipe Billy, acompanhou o ritmo de Barros, Iatauro e Andreghetto até as voltas finais, quando a queda de rendimento o fez perder contato com os líderes. Foi quarto colocado. O paranaense Everton Felizardo, da Grinjets, e o baiano Daniel Gurgel Mendonça, da MPM, ambos com BMW, ficaram em quinto e sexto.
Uma das imagens marcantes da corrida foi a queda sofrida por Marlon Felizardo, irmão e companheiro de equipe de Everton, na 11ª volta. O piloto perdeu o controle da BMW da equipe Grinjets na saída do S de alta e bateu com violência na proteção de pneus. Apesar da imagem forte do impacto, o piloto saiu ileso.
Após 15 voltas, considerada a punição aplicada a Iatauro, o resultado final da GP Light em Curitiba foi o seguinte:
1º) Renato Andreghetto (Kawasaki ZX-10R), Pitico Race, 21min19s075
2º) Lucas Barros (BMW S1000RR), Alex Barros Racing, a 2s409
3º) Nick Iatauro (Kawasaki ZX-10R), Pitico Race, a 6s418
4º) Gustavo Herrera (Kawasaki ZX-10R), Errera Racing Sport, a 17s408
5º) Everton Felizardo (BMW S1000RR), Grinjets Superbike, a 27s580
6º) Daniel Gurgel Mendonça (BMW S1000RR), MPM Racing, a 35s099
7º) Francisco Snoeck (BMW S1000RR), KF Corval Racing Team, a 36s632
8º) Pablo Moysés (BMW S1000RR), BH Racing, a 36s877
9º) Flávio Sukar (Kawasaki ZX-10R), KV Corval Racing Team, a 47s363
10º) Henrique Castro Araújo (Suzuki GSX-R1000), BSB Motor Racing, a 50s292
11º) Wesley Godoy (Suzuki GSX-R1000), The Doctor’s Curitiba, a 1min05s337
12º) Rodrigo de Assis Fonseca Souza (BMW S1000RR), Euroville, a 1min05s917
13º) André Luiz Paiato (BMW S1000RR), Paiato Racing, a 1min07s370
14º) Marcelo Garcia Cortes (Ducati 1198), SBK Rio, a 1min09s048
15º) Taciano Silva Nunes (Kawasaki ZX-10R), Motrix-Scigliano Racing, a 1 volta
16º) Tiago Pavanelli (Suzuki GSX-750), K10, a 1 volta
17º) Pedro Barata Lins (Yamaha YZF-R1), Center Moto Racing Team, a 1 volta
18º) Edson Luiz (BMW S1000RR), Speed Racing, a 1 volta
19º) Abner Henrique Gatto (Suzuki GSX-R1000), Duas Rodas Racing Team, a 1 volta
20º) Alexsandro Tiago Pires (Kawasaki ZX-10R), Center Motor Racing Team, a 1 volta
21º) Sérgio Prates Pereira (Kawasaki ZX-10R), Motrix-Scigliano Racing, a 2 voltas
22º) Edson Errera (Honda CBR 1000RR), Errera Racing Sport, a 2 voltas
23º) Guilherme Emmer Gomes (Honda CBR 1000RR), SBK Rio, a 2 voltas
24º) Carlos César Donvito (Honda CBR 1000RR), Cigano Racing, a 3 voltas
NÃO COMPLETARAM
Marlon Felizardo (BMW S1000RR), Grinjets Superbike, a 5 voltas
Alessandro Ferraz (Honda CBR 1000RR), Tripa Team, a 1 volta
Paulinho Kamba (Kawasaki ZX-10R), KF Corval Racing Team, a 3 voltas
Joniran Saling (BMW S1000RR), Speed Racing, a 15 voltas
Melhor volta: Iatauro, na 9ª, 1min22s849, média de 160,557 km/h
Após acidente no warm up, André Veríssimo comemora vitória na GP 600
O piloto paulista André Veríssimo conquistou na manhã deste domingo (19) a vitória na segunda etapa do Moto 1000 GP, pela categoria GP 600. Com a Kawasaki ZX-6R da Motrix-Scigliano Racing, ele valeu-se da superação para confirmar o resultado no Autódromo Internacional de Curitiba, onde sofreu um acidente horas antes da largada, no treino de aquecimento – sua moto teve de ser reparada em poucos instantes, em tempo para a largada.
O segundo colocado na prova foi o gaúcho Rafael Bertagnolli, piloto da Honda CBR 600RR da Bertagnolli Racing. Líder do campeonato, ele consumou na última volta a ultrapassagem sobre o sul-mato-grossense Walter Pimentel, que lhe valeu a segunda posição. Pimentel largou da pole-position e levou a Kawasaki da Pimentel Racing ao terceiro lugar, mas foi desclassificado pelo resultado da vistoria técnica – Cadu Colocci herdou a posição.
Veríssimo assumiu a liderança na em definitivo na oitava volta, depois de revezá-la com Pimentel. “Eu era melhor no miolo, o Walter era mais rápido na reta, então que tinha de me defender. Saí atrasado, perdi dois treinos por causa de problemas na moto, mas a equipe acabou acertando e eu recuperei”, falou o vencedor. “Também recuperei parte do que perdi em Interlagos, onde fui pole e não terminei a prova. O foco é o campeonato”, acrescentou.
Bertagnolli destacou a regularidade que pretende manter. “Eu também podia ter vencido, mas estou feliz com o segundo lugar. Não assumi nenhum grande risco, corri pensando no campeonato. O campeonato não é só vencer, é conseguiu pontuar bem em todas as etapas”, disse o gaúcho, que segue em primeiro na classificação com 45 pontos, 12 à frente do vice-líder Cadu Colocci, que terminou a corrida deste domingo em quarto.
Pimentel, antes do anúncio da punição, comemorou o fim de semana que marcou sua estreia na competição. “Gostei, adorei a disputa. Tive um fim de semana de corrida de verdade, fiz pole, liderei a corrida, fui para o pódio. É claro que lamento o problema que gerou minha exclusão da corrida, mas não contesto a decisão dos comissários. Agora vou tentar correr a temporada toda”, avisou o representante de Campo Grande, piloto da Pimentel Racing.
A disputa pelo quarto lugar na prova – que acabou valendo a terceira posição – definida na linha de chegada, literalmente. Colocci completou a prova apenas três milésimos de segundo à frente do mineiro Diego Nunes Moysés, da BH Racing, assegurando a posição em disputa e mantendo a vice-liderança do campeonato. Ambos competem com motos Yamaha. Gustavo Cicarelli, com a Triumph 679 da Errera Racing Sport, ficou em quinto lugar.
Depois de 15 voltas, o resultado da segunda etapa da categoria GP 600 foi o seguinte:
1º) André Veríssimo (Kawasaki ZX6-R), Motrix-Scigliano Racing, 22min17s783
2º) Rafael Bertagnolli (Honda CBR 600RR), Bertagnolli Racing, a 1s369
4º) Carlos Eduardo Colocci (Yamaha YZF-R6), XBK Rio, a 44s241
5º) Diego Moysés (Yamaha YZR-R6), BH Racing, a 44s244
6º) Gustavo Cicarelli (Triumph 675), Errera Racing Sport, a 46s029
7º) Fábio Teixeira Neto (Yamaha YZR-R6), BH Racing, a 1min08s913
8º) Gilvan Costa (Honda CBR 600RR), KF Corval Racing Team, a 1min23s989
9º) Felipe Caporali (Honda CBR 600RR), SBK Rio, a 1min34s442
10º) Fabrício Castro (Honda CBR 600RR), BH Racing, a 1 volta
11º) Edson Fibla (Honda CBR 600RR), RF Racing Mobil Rush Team, a 1 volta
12º) Fernando Lira Júnior (Honda CBR 600RR), KF Corval Racing Team, a 1 volta
13º) Lucas Moysés (Honda CBR 600RR), BH Racing, a 2 voltas
14º) Babi Paz (Kawasaki ZX6-R), SBK Rio, a 2 voltas
NÃO COMPLETARAM
Rodrigo Souza (Honda CBR 600RR), KF Corval Racing Team, a 9 voltas
Diego Guimarães de Faria (Honda CBR 600RR), BH Racing, a 11 voltas
Genildo Silva (Honda CBR 600RR), KF Corval Racing Team, a 11 voltas
DESCLASSIFICADO
Walter Pimentel (Kawasaki ZX6-R), Pimentel Racing, a 1s876
Melhor volta: Pimentel, na 5ª, 1min26s963, média de 152,961 km/h
A próxima etapa do Moto 1000 GP tem suas provas confirmadas para o dia 23 de setembro em Santa Cruz do Sul (RS). Depois disso, a categoria terá etapas em Brasília (DF), Cascavel (PR) e Rio de Janeiro (RJ) – as duas últimas terão rodadas duplas para as categorias GP Light e GP 1000.
alexandre barros, bmw, contato, controle, domingo, interlagos, light, moto 1000 gp, piloto, queda, rendimento
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.