Mosley pede opção de regras livres na Formula 1

terça-feira, 28 de abril de 2015 às 10:09

Max Mosley

As equipes da Fórmula 1 deveriam ter liberdade quase total das regras para projetar seus carros se aceitassem um teto orçamentário, de acordo com Max Mosley, ex-presidente da FIA.

Antes de uma reunião decisiva do Grupo de Estratégia em maio, os chefes da categoria estão tentando encontrar maneiras de satisfazer tanto as montadoras que investem muito dinheiro quanto as equipes menores.

As tentativas de reduzir os custos nos últimos anos fracassaram, e há preocupações de que ideias como o aumento da potência dos motores para 1000 hp poderiam acabar custando ainda mais.

A proposta de um teto orçamentário existe há vários anos, mas os planos recentes para uma introdução universal foram rejeitados no ano passado depois da oposição das equipes grandes.

Entretanto, Mosley está convencido de que uma versão revisada deveria ser seriamente considerada agora. Sua ideia é que, caso aceitem um teto orçamentário, as equipes tenham muito mais liberdade técnica para projetar o carro mais rápido.

Com o custo sendo a principal restrição, as equipes só teriam de assegurar que seus carros estivessem de acordo com os limites de segurança e tamanho.

Falando à publicação alemã Auto Motor und Sport, Mosley disse: “Eu imagino que todas as equipes passariam para o lado do teto orçamentário. Elas iriam perceber que, com 100 milhões de dólares, você pode ter um ótimo automobilismo e construir carros tecnicamente avançados”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.