Mortara vence em Marrakech e é o novo líder da Fórmula E

sábado, 2 de julho de 2022 às 15:30

Edoardo Mortara

Edoardo Mortara da ROKit Venturi Racing venceu o E-Prix de Marrakech neste sábado, seguido por António Félix da Costa e Mitch Evans, e saltou para a liderança do campeonato da ABB FIA Fórmula E.

Da Costa conquistou sua primeira pole position da temporada e se manteve na liderança no início, seguido por Mortara e Jean-Eric Vergne, o companheiro de equipe do português na DS Techeetah.

Tanto Da Costa quanto Vergne procuraram usar o modo de ataque no início da corrida, com Mortara assumindo a liderança em ambas ocasiões.

Após as primeiras ativações dos pilotos da DS Techeetah na volta 5, Mortara também ativou seu modo de ataque uma volta depois, na curva 3, devolvendo a liderança a Da Costa, que usou seu segundo modo de ataque na volta 8.

No entanto, desta vez, Mortara esperou mais uma volta antes de ativar seu segundo modo de ataque, o que lhe deu vantagem suficiente sobre Da Costa para sair da linha de corrida, usar novamente o modo de ataque e retomar a liderança.

Em seguida Da Costa se aproximaria de Mortara, mas o campeão da sexta temporada não conseguiu ultrapassar o piloto da Venturi, que se mostrou imperturbável em seu caminho rumo ao degrau mais alto do pódio e sua terceira vitória de 2022. Mortara também se tornou o líder do campeonato, já que Stoffel Vandoorne terminou em oitavo lugar, depois de largar em 20º devido a um problema com os freios durante a classificação.

Vergne estava na segunda posição nos momentos finais da corrida, com 2% de energia utilizável, mas acabou ficando para trás e terminando em quarto. Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), por sua vez, subiu da sexta posição do grid para o pódio, com uma volta final em que superou Vergne para conquistar o terceiro lugar e alguns pontos cruciais na disputa pelo campeonato mundial.

A corrida foi disputada em um calor escaldante de 33 graus, razão pela qual os pilotos e engenheiros decidiram ativar seus dois modos de ataque obrigatórios no início da corrida, apostando que esta seria a estratégia mais eficiente e eficaz a longo prazo para a bateria e o trem de força.

Lucas di Grassi (ROKiT Venturi Racing) garantiu uma disputada quinta posição, marcando pontos muito importantes para a Venturi no campeonato de equipes.

O atual campeão Nyck de Vries (Mercedes-EQ) ficou em sexto e Jake Dennis (Avalanche Andretti) teve que se contentar com o sétimo lugar. Vandoorne recuperou impressionantes 12 posições para terminar em oitavo após sua decepção na classificação. Sam Bird terminou em nono com o outro carro da Jaguar TCS Racing, e Oliver Rowland, que chegou a estar na segunda posição no início, completou as dez primeiras posições.

Mortara passou a liderar o campeonato de pilotos com 139 pontos, 11 a mais que Vergne, enquanto Vandoorne caiu para o terceiro lugar com 125 pontos, um a mais que Evans.

Entre as equipes, a Venturi lidera com 205 pontos, seguida pela DS Techeetah com 203 e pela Mercedes-EQ, com 198.

A temporada da Fórmula E continuará em duas semanas com uma rodada dupla em Nova York nos dias 16 e 17 de julho.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.