Monza, um sonho para a Mercedes, um pesadelo para a Ferrari

quarta-feira, 10 de setembro de 2014 às 1:32
Pódio em Monza 2014

Pódio em Monza 2014

Por: Lorenzo De Luca

A pista de Monza, o Templo de velocidade, é composta por longas retas aonde os carros de F1 chegam a 360 km\h (362 km\h Ricciardo). Esperava-se que os carros movidos pelas unidades de potência Mercedes dominassem e assim aconteceu. Duas Mercedes, duas Williams, duas McLaren e uma Force India (Perez) estiveram presentes no top 10, juntamente com as Red Bulls, enquanto a Ferrari ficou relegada ao um papel de mero observador passivo.

Gráfico dos tempos de volta e estratégia:

 

Gráfico do ritmo dos top 14 (clique na imagem para ampliá-la):

 

Gráfico da classificação por setor (clique na imagem para ampliá-la):

Os gráficos acima falam por eles mesmos. O ritmo da Mercedes era inatingível para todos os outros e, se o ritmo de corrida mostrou um intervalo de um segundo entre a Mercedes e as outras equipes, com Lewis e Nico tendo esta vantagem sobre seus concorrentes, não faria sentido falar de diferentes estratégias, já que com os compostos que a Pirelli levou para a Itália (duro e médio), só havia uma estratégia possível.

Monza é uma pista de alta velocidade e seu desenho é composto por retas muito longas ligadas por algumas poucas curvas. Isto essencialmente forçou as equipes a buscar o menor arrasto possível – ainda que, como veremos a seguir, as novas restrições aerodinâmicas forçaram as equipes a usar asas que não eram tão extremas como em anos anteriores.

Mercedes W05

A Mercedes chegou em Monza com um pacote aerodinâmico otimizado, que havia sido introduzido na Bélgica, com uma asa traseira ligeiramente diferente

Comparação da asa traseira da Mercedes:

A nova asa não tem o vão reduzido nas laterais do bordo de fuga do DRS, mas tem uma borda ondulada líder cortada num “V” maior que em Spa. Observe também que havia apenas quatro slots na placa lateral.

Houve também uma atualização no assoalho, que agora tem uma abertura em “L” para o pneu em forma de esguicho, inspirado pela solução da Red Bull.

Assoalho da Mercedes:

Williams FW36

A Williams finalmente marcou muitos pontos com ambos os pilotos e em Monza houve novas asas, a fim de atingir a mais alta velocidade possível.

Comparação da asa traseira da Williams:

A nova asa traseira tinha seu elemento principal e a aba do DRS significativamente reduzidos para diminuir o downforce geral (note a pequena alavanca colocada na aba DRS para aumentar ligeiramente a pressão aerodinâmica desejada). Também agora temos apenas um slot na placa lateral em vez dos quatro da asa anterior. Uma ausência óbvia foi o famoso “assento de macaco”.

Comparação da asa dianteira do Williams FW36:

A Williams também trouxe uma nova asa dianteira que difere da antiga com abas muito mais finas na seção cascata de 3 elementos. Mas a equipe montou a asa original para a corrida, uma vez que ela se mostrou melhor nas duas curvas de Lesmo e na Parabólica.

Red Bull RB10

A Red Bull foi a equipe com a configuração aerodinâmica mais “agressiva” para Monza, graças à eficiência geral do carro e seu assoalho que gera muito downforce. Ambos os pilotos foram capazes de andar com asas de muito baixa pressão aerodinâmica. Não foi por acaso que a Red Bull de Ricciardo atingiu a maior velocidade máxima na reta do box, mas sim porque ele conseguia sair da Parabólica já com mais velocidade que a concorrência.

Asa traseira da Red Bull:

A asa traseira utilizada em Monza foi a mesma de Spa, com seu elemento central quase neutro, uma aba reduzida do DRS nas laterais do bordo de fuga e nenhum slot na placa lateral.

Comparação da asa dianteira da Red Bull:

A Red Bull foi a única equipe a executar essa configuração de asa agressiva como no ano passado, sem cascata ou palhetas.

Comparação do nariz da Red Bull:

Em Monza um novo desenho do nariz caracterizado com a remoção da protuberância “n” na parte de baixo, que foi removida porque sua presença aumenta a pressão e gera arrasto, tudo que os engenheiros não querem que aconteça em Monza.

Ferrari F14-T

Como as outras equipes, a Ferrari também trouxe novos desenvolvimentos para Monza. A equipe trouxe novas asas, com a dianteira sendo a mesma que foi utilizada em Spa-Francorchamps.

Asa dianteira da Ferrari:

Asa dianteira sem efeito cascata, com duas abas finas e duas palhetas no elemento principal.

Comparação de asa traseira da Ferrari:

A Ferrari focou mais na asa traseira, e em Monza vimos três asas diferentes. A primeira tinha sido utilizada na Bélgica para mais downforce e tinha o elemento central a a aba do DRS maiores. A especificação 1 da asa para Monza é a de mais baixo arrasto, com a aba do DRS bem fina, mas com o elemento central ainda grande.

A especificação 2 da asa para Monza tinha aba de DRS maior com uma pequena alavanca em seu bordo de fuga e sempre 3 slots na placa lateral, mas com a vantagem do elemento principal menor. Esta foi a siolução usada na corrida.

Force India VJM07

A Force India apresentou uma nova asa traseira em Monza.

Comparação de asa traseira da Force India:

A asa tem o elemento principal em forma de colher, semelhante ao estilo da Mclaren e sem slots na placa lateral. O elemento principal e a aba DRS foram significativamente reduzidos, enquanto o arco do assento de macaco ainda estava lá.

Toro Rosso STR9

Mesmo a Toro Rosso trouxe novidades em suas asas para Monz,

Comparação de asa dianteira da Toro Rosso:

A nova asa dianteira tem uma seção cascata maior, com uma palheta no meio, mas uma aba superior muito mais fina.

Comparação de asa traseira da Toro Rosso:

A asa traseira que foi introduzida aqui, com o objetivo de atingir velocidades superiores, teve um elemento principal reduzido e em forma de “banana”. Três slots na placa lateral ao invés de quatro, e uma aba de DRS mais fina com uma alavanca em sua borda direita.

Cingapura

A próxima corrida será em Cingapura em 21 de setembro, numa pista de rua diametralmente oposta à pista de Monza. Lá, pressão aerodinâmica, tração e freios são tudo, enquanto velocidade máxima pouco importa. A Red Bull terá outra oportunidade de “aprontar” pra cima da Mercedes, enquanto a briga entre Williams, Ferrari e McLaren deverá ser ferrenha e muito interessante.

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