Monza: Mercedes tem muitos elogios a Bottas, nenhum a Hamilton

quarta-feira, 15 de setembro de 2021 às 16:54

Toto Wolff, Andrew Shovlin e James Allison

A Mercedes, diferentemente de sua rival Red Bull, não costuma “passar o pano” para seus pilotos quando eles não entregam o esperado. Até mesmo Lewis Hamilton, que já conquistou 7 títulos para a equipe, não escapa de críticas ocultas, quando elas parecem se fazer necessárias.

O diretor de engenharia da pista da equipe Mercedes, Andrew Shovlin, disse que eles precisam ser “muito críticos com eles mesmos” depois de uma oportunidade perdida de vencer o GP da Itália.

Os Prateados chegaram a Monza confiantes de que poderiam contra-atacar na corrida pelo título de 2021 ao vencer o GP da Itália, mas saiu do fim de semana com menos pontos do que o esperado e apenas um carro no pódio na corrida de domingo.

O fim de semana começou bem com Valtteri Bottas liderando uma dobradinha na classificação de sexta-feira, apenas para Lewis Hamilton cair de volta para P5 na largada da corrida curta de classificação no sábado

No domingo, Hamilton sofreu uma batida no meio da corrida com o rival pelo título Max Verstappen, enquanto Bottas se recuperou brilhantemente para completar o pódio em terceiro depois de ser condenado a uma largada no fundo do grid após ter uma quarta UP na temporada instalada no seu carro.

“Acho que a sensação de ficamos e temos que refletir sobre isso é que tínhamos um carro que deveria ter sido P1 e P2 aqui e não marcamos esses pontos”, disse Shovlin. Precisamos ser muito críticos conosco.”

“Com o Valtteri negamos a ele a oportunidade de ganhar a corrida. Ele fez um trabalho brilhante durante todo o fim de semana e, largando de trás, chegar em P3 foi impressionante.”

“E mesmo com Lewis, certamente havia coisas que poderíamos ter melhorado, a largada ruim na corrida curta de classificação custou muito caro a ele, então você sabe, como costuma ser o caso, saímos daqui com uma lista de tarefas que temos para melhorar porque podemos fazer melhor do que fizemos recentemente.”

Apesar de estar com uma enorme sensação de frustração, Shovlin elogiou o desempenho de Bottas como o melhor do ano, depois que o finlandês dominou a corrida curta de classificação e deu uma reviravolta impressionante no GP de domingo.

“Ele fez tudo de forma brilhante”, disse Shovlin. “Muito impressionante na classificação, ele teve uma sessão matinal complicada, mas realmente conseguiu isso com uma classificação realmente sólida.”

“Valtteri muitas vezes achou mais difícil do que Lewis atravessar o trânsito, mas hoje ele ultrapassou mais do que qualquer um, apenas continuou atacando e atacando e manteve os pneus em boa forma e sim, estamos super orgulhosos do trabalho que ele fez.”

Questionado sobre qual era o problema na unidade de potência do carro de Bottas, Shovlin respondeu: “Nós o enviamos de volta à fábrica de qualquer maneira, mas havia um problema com o lado pneumático.”

“Você pode continuar perseverando, mas se não corrigir, você terá um problema na classificação e é por isso que tomamos a decisão de trocá-lo.”

“Mas vai demorar alguns dias até sabermos o que está acontecendo com isso, porque vamos enviar de volta para Brixworth e eles vão olhar para tudo onde não houver pressão de tempo.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.