Montoya: Verstappen foi agressivo demais e se safou

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021 às 14:26

Juan Pablo Montoya

Juan Pablo Montoya disse que os comissários precisavam ser mais duros com Max Verstappen desde o início da temporada de 2021

O ex-piloto de F1, que sempre foi considerado muito agressivo, mas que sempre deixou espaço para o adversário nas disputas roda-a-roda, acredita que os comissários se encurralaram no decorrer da temporada de 2021 e que precisavam ter sido mais rígidos com Max Verstappen desde o início do ano.

Montoya foi questionado sobre sua opinião sobre a volta de abertura do GP de Abu Dhabi, quando Verstappen quase conseguiu passar Lewis Hamilton na reta para a chicane.

Hamilton acabou saindo a pista para evitar a batida e manteve a liderança, com os comissários decidindo contra qualquer ação posterior.

“Acho que se Max tivesse tentado dar a ele um pouco de espaço, ele não teria dado a Lewis uma desculpa para perder a curva”, disse Montoya à Motorsport.tv.

“Ele forçou Lewis a ir para fora da pista, ele foi muito fundo nos freios. Lewis tentou evitá-lo e, ao tentar evitá-lo, ele conseguiu ficar à frente.”

“Ele não tinha para onde ir, mas essa foi uma chamada 50/50 para mim.”

“Max é um pouco agressivo demais”

Montoya passou a explicar que ele sente que o mantra ‘deixe-os correr’ foi levado longe demais, e que os comissários precisam governar com mão mais estrita para garantir que não haja áreas cinzentas e ambíguas sobre o que é permitido e o que não é.

“O problema é que eles continuam competindo há muitas corridas aqui”, disse ele.

“Acho que o Max estava super agressivo no final do ano e, na minha opinião, talvez um pouco agressivo demais. E ele se safou.”

“Quando você começa a se safar, começa a questionar quando recebe uma punição por algo como: ‘Por que estou sendo punido por isso se o que fiz antes estava OK?’

“Acho que os comissários se colocaram nessa posição por não terem sido mais rígidos com ele desde o início do ano. Mas é um 50/50.”

Montoya questiona a estratégia da Mercedes
Falando sobre o final da corrida, Montoya disse que sentiu que a Mercedes e Hamilton cometeram um erro de julgamento assim que o Safety Car foi implantado.

“Acho que Lewis foi muito, muito conservador no final. Ele sabia que tinha que terminar a corrida e, se eles batessem, Max ficaria com o campeonato”, acrescentou Montoya.

“No final da corrida, a Mercedes estava com tanto medo de se envolver com a Red Bull que cometeu alguns erros de estratégia lá.”

“É muito fácil julgar de fora, mas, quando você teve o safety-car Virtual e Max no box na primeira volta, eles poderiam ter vindo na volta seguinte porque ainda estavam sob o VSC.”

“Se eles tivessem feito isso, estariam com pneus bem melhores no final também.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.