Juan Pablo Montoya opinou sobre o futuro dos circuitos da Fórmula 1. De fato, ele defende a ideia de rodízio e destaca como as próximas mudanças nos carros podem, por conseguinte, remodelar o calendário. “Para mim, a Malásia é uma das melhores pistas”, disse Montoya em seu podcast “MontoyAS”. Assim, ele elogiou Sepang, um circuito que, segundo ele, nunca deveria ter saído do cronograma.
Depois disso, o ex-piloto apontou para outros países onde a rotação poderia trazer variedade. “Países como o Japão poderiam fazer um rodízio entre Fuji e Suzuka”, sugeriu. Ele acredita, também, que a Espanha poderia rotacionar. No entanto, o acordo com Madri já foi assinado por dez anos. Ainda assim, “Na Espanha, eu teria feito um rodízio de um ano, um ano, outro”, afirmou Montoya.
A Fórmula 1 já aprovou o rodízio para o circuito de Spa-Francorchamps. A pista, por exemplo, não estará nos calendários de 2028 e 2030. Os fãs, por sua vez, também esperam um acordo semelhante para manter Zandvoort e Ímola. Afinal, para Montoya, manter o Grande Prêmio da Espanha fixo no mesmo circuito a cada temporada não faz sentido. “Pelo contrário, parece-me que o GP da Espanha não deveria estar lá todos os anos, e não estará”, disse ele.
Montoya então ligou o debate sobre o calendário F1 ao regulamento de 2026. Isso porque os carros terão um tamanho menor. “Consequentemente, com os carros menores, muitos circuitos dos quais as pessoas reclamavam por serem muito pequenos não serão mais um problema”, comentou. “Em suma, isso vai mudar um pouco.”
Ele apontou Mônaco como a corrida que pode se beneficiar mais. “Em outras palavras, ‘Eu acho que Mônaco vai mudar um pouco, porque será um carro de tamanho normal'”, explicou. Para Montoya, a combinação de rodízio de circuitos e carros menores pode, de fato, renovar o calendário da Fórmula 1 sem perder o engajamento dos fãs.