Montoya apoia Sainz Sr. como presidente da FIA
quarta-feira, 14 de maio de 2025 às 10:33
Juan Pablo Montoya
Juan Pablo Montoya, ex-piloto de Fórmula 1, apoiou Carlos Sainz Sr. para desafiar Mohammed Ben Sulayem pela presidência da FIA ainda este ano.
O bicampeão mundial de rally revelou na semana passada que estava interessado em organizar uma campanha para se tornar presidente da FIA.
A próxima eleição está prevista para dezembro, quando Ben Sulayem buscará um segundo mandato. Seus primeiros quatro anos no cargo foram repletos de controvérsias, incluindo um recente desentendimento com pilotos sobre palavrões.
Montoya acredita que Sainz Sr. terá sucesso no comando da federação se for eleito.
“Eu realmente gosto de Carlos Sainz Sr, me dou muito bem com ele”, declarou o colombiano ao Spin Genie.
“Acho que se ele concorrer à presidência da FIA, seria uma boa mudança para a F1. No momento, quando as pessoas olham o que está errado com a categoria, elas culpam Mohammed Ben Sulayem”.
“Por exemplo, as regras sobre palavrões irritaram muitas pessoas e ele perdeu bastante confiança por causa disso. No fim das contas, se todos na F1 o odeiam, isso não mudaria os votos? É um sistema muito político”.
Uma questão central levantada por alguns em relação a uma possível presidência de Sainz Sr. é o fato de seu filho estar correndo na F1 pela Williams.
O espanhol negou qualquer conflito de interesses, afirmando que não está envolvido na carreira do filho.
Montoya concorda que isso não seria um problema, desde que Sainz Sr. não interferisse com os comissários durante uma corrida.
“Será que Sainz Sr. entraria se a escolha fosse baseada em votos? Não sei. Normalmente, os presidentes da FIA duram bem mais, mas de todas as opções para substituir Ben Sulayem, Sainz Sr. é uma ótima”, disse Montoya.
“Por que o Sainz Sr. se envolveria nisso? Não tenho certeza. Ele ainda é piloto e é fácil dizer que haverá um conflito de interesses com o filho. Se algo der errado, todos vão questionar”.
“Com Carlos Sainz Jr. na Williams, acho que não haverá problema. A menos que Sainz Jr. faça algo realmente errado e seu pai interfira com os comissários durante uma corrida, não deve haver problema”.
apoio, carlos sainz sr, f1, fia, formula 1, juan pablo montoya, noticias f1, presidência
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.