Montezemolo teme polêmicas relacionadas à asa traseira

segunda-feira, 29 de novembro de 2010 às 1:53

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, está preocupado com a chance da nova asa traseira ajustável de 2011 provocar uma repetição da controvérsia do difusor duplo de 2009, e espera que as regras sejam “totalmente claras”.

A equipe italiana se irritou no ano passado, quando a FIA determinou que os difusores duplos criados pela Brawn, Williams e Toyota estavam dentro do regulamento, apesar das rivais acreditarem que sua interpretação das regras aerodinâmicas era ilegal.

Na próxima temporada, o duto-F será banido, e ao invés disso, todos os carros terão um flap na asa traseira que só poderá ser utilizado quando o piloto estiver a uma certa distância do carro que está seguindo. Quando ativado, o flap terá o mesmo efeito do duto-F na redução do arrasto, teoricamente tornando as ultrapassagens muito mais fáceis, já que o piloto da frente não poderá usar o artifício para se defender.

Entretanto, Montezemolo teme que esse sistema tem potencial para interpretações diferentes e consequentes polêmicas. “Quanto à asa traseira, espero que possamos iniciar a temporada com total clareza no que diz respeito ao regulamento”, disse ele. “Não estou preocupado com isso, mas nossa experiência de 2009 ainda é irritante”.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.