Montezemolo faz nova ameaça de categoria separada
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010 às 12:15De acordo com Luca di Montezemolo, ainda existe o risco das equipes da Fórmula 1 formarem uma categoria separada após 2012.
Apesar da disputa política com o ex-presidente da FIA, Max Mosley, ter terminado em paz, o atual Acordo de Concórdia expira antes da temporada 2013, e o presidente da Ferrari deu a entender que as equipes novamente estão querendo uma parcela maior dos lucros da categoria.
De acordo com Tom Cary, correspondente do Telegraph, que compareceu a um jantar de mídia com Montezemolo na quinta-feira, o italiano comparou a Fórmula 1 do presente a uma prisão. “Estamos em uma encruzilhada”, afirmou Montezemolo.
Ele disse que três cenários são possíveis: o atual, novos proprietários para a categoria com Bernie Ecclestone no comando ou um modelo “como a NBA”. A principal liga de basquete dos Estados Unidos é de propriedade dos times. “Sempre podemos encontrar um promotor diferente. Este negócio não é tão complicado”, disse Montezemolo.
Se a mais recente ameaça de separação vai fracassar ou não como todas as outras, a influência da Ferrari é maior do que nunca, e Montezemolo deixou claro que a nova fórmula do motor de quatro cilindros para 2013 não lhe agrada. Ele declarou ao jornal Welt am Sonntag: “Não podemos exagerar na economia. Não podemos ir longe demais, como já fizemos com o banimento dos testes”.
O italiano também disse ao El Pais: “A Ferrari nunca fará carros de rua com quatro cilindros. O que eles (FIA) querem é cortar custos, mas tudo o que fazem é aumentá-los se as regras mudam a cada cinco minutos. Esta é a Fórmula 1, que deveria estar no topo do desenvolvimento tecnológico”.
ameaça, autoracing, briga, categoria, disputa, equipe, f1, ferrari, luca di montezemolo, lucros, noticias, nova, paralela, presidente, rival, separação
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.