Montezemolo classifica simuladores de F1 como piada

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013 às 5:58

Luca di Montezemolo

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, classificou a dependência que a Formula 1 tem hoje por simuladores como “piada”.

Com a proibição de testes durante a temporada, a F1 foi forçada a contar com simuladores cada vez mais complicados, mas di Montezemolo acha que chegou a hora de repensar o problema.

Ele acredita que as despesas com simuladores chegaram num ponto onde é melhor voltar aos testes em pista, que podem ser melhores e mais baratos.

“É uma piada”, disse di Montezemolo durante um almoço com a mídia em Fiorano. “Fomos obrigados a investir uma quantidade enorme de dinheiro nestas máquinas terríveis, artificiais, em vez de testar aqui em Fiorano ou Mugello.”

“Se alguém não tem dinheiro para fazer testes, é melhor correr na GP2 , em karts ou ir e jogar basquete. Eu quero fazer testes para antes de tudo, dar aos novos pilotos a possibilidade de dirigir os carros e obter experiência.”

“Mas eu também quero dar mais oportunidades para o público, porque entre um final de semana de corrida e outro a F1 fica silenciosa. Não há nada, nada.”

“Os testes também são uma boa oportunidade para os patrocinadores, para chamar o público. E testes são menos caros do que construir e desenvolver estes terríveis simuladores a cada mês. Isso é algo que temos que discutir para o futuro.”

Embora di Montezemolo esteja ciente de que os custos da F1 são muito altos, ele acredita que restringir testes prejudica a F1, algo que é veementemente contra.

“Eu acho que no futebol se você quiser competir na Liga dos Campeões, você tem que comprar bons jogadores e tem que treinar às vezes até cinco vezes em um dia. Isso é competição”, disse ele.

“Eu acho que é ridículo que na F1, por um lado não estamos autorizados a testar, e por outro, somos obrigados a gastar uma fortuna no túnel de vento em que desenvolvemos aerodinâmica, mas que não posso transferir para nenhum dos meus carros de rua.”

“Não quero parecer um velho fã conservador de F1. Acho que se fôssemos autorizados a fazer mais testes , o escândalo dos pneus em 2013 não teria acontecido, porque mesmo para a Pirelli fica muito difícil, pois eles não podem fazer muitos testes.”

A proibição de testes da F1 foi relaxada para 2014, permitindo uma série de testes durante a temporada após alguns GPs.

AS - www.autoracing.com.br

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