Montezemolo alerta Formula 1 sobre futuras regras do esporte

segunda-feira, 7 de novembro de 2011 às 16:07

f111-montezemolo-janeiro-maranello350Luca di Montezemolo, o presidente da Ferrari, afirmou que continuará na sua luta para que a Formula 1 mude a sua abordagem quanto às regras futuras da categoria. O italiano é favorável à algumas características que não fazem mais parte da mentalidade atual do esporte, como por exemplo, o terceiro carro, as regras de testes e carros menos dependentes da aerodinâmica.

Falando em evento anual realizado pela Ferrari em Maranello, Montezemolo disse que a equipe italiana continuará com a sua posição de sempre, diante de questões como o Acordo de Restrição de Custos da Formula 1 e principalmente de questões que envolvem o novo regulamento da categoria mais sofisticada do automobilismo mundial.

“A Formula 1 ainda é a nossa vida, mas sem a Ferrari não há F1 e sem a Formula 1 a Ferrari também seria diferente”, disse o dirigente, demonstrando que a Scuderia pode até ameaçar abandonar a categoria, caso as novas regras não sejam interessantes para a equipe de Maranello.

“Uma coisa não tão boa na F1 atual é que 90% da performance de um carro é baseada na aerodinâmica e outro ponto negativo é que somos o único esporte onde os testes são proibidos”.

“Fabricamos carros e não helicópteros, aviões ou foguetes. Também estamos em uma posição onde não podemos oferecer muito aos novos talentos, diante da proibição de testes”.

“Finalmente temos a questão do terceiro carro e eu digo com minhas próprias palavras, não apoiamos isso para nosso próprio interesse, mas sim pelos interesses do esporte no geral. Acreditamos que o interesse dos fãs, da mídia e dos patrocinadores, poderia aumentar com um número maior de carros competitivos na pista, do que com mais carros fracos, tomando volta dos líderes a cada três voltas e andando três segundos fora do ritmo dos ponteiros”.

“Eu lembro de Giancarlo Baghetti vencendo o GP da França de 1961, em Reims, com uma Ferrari particular. Seria legal no futuro ver algo assim, uma Ferrari particular correndo com as cores dos Estados Unidos, da China, ou quem sabe de Abu Dhabi”, concluiu o dirigente.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.