Montenegro lidera TCR South America após abertura da temporada em Córdoba

domingo, 26 de março de 2023 às 17:15

TCR South America 2023

Ignacio Montenegro foi o nome da etapa de abertura do TCR South America Banco BRB em Córdoba. O piloto do Honda #23 venceu a primeira corrida e subiu no pódio em segundo lugar na segunda com o carro preparado pela Squadra Martino. A prova 2 foi vencida por Walter Hernandez, com o Lynk & Co #27 da PMO Motorsport.

Na corrida 1, o argentino que finalizou a etapa como líder do campeonato teve no pódio a companhia de dois brasileiros da equipe W2 Pro GP. O pole Raphael Reis foi segundo com o CUPRA #77 e Galid Osman terceiro com o CUPRA #28.

O pódio da corrida 2 foi completado pelo brasileiro Rafael Suzuki a bordo do Lynk & Co #8.

As vitórias pela Copa Trophy ficaram dois pilotos da PMO Racing. O uruguaio Enrique Maglione conduziu seu Peugeot ao triunfo na prova 1 e o argentino Pablo Otero fez o mesmo na prova 2.

A próxima etapa do TCR South America Banco BRB acontece em três semanas, em Rosario.

As corridas

Reis sustentou a dianteira, com Montenegro em segundo e Galid em terceiro. Yannantuoni atacou Llaver por fora e levou a pior após um toque, ficando na barreira de pneus. Ainda no início da volta 1, Casagrande saiu da pista e retornou a seguir. O safety-car foi acionado.
Na relargada a ordem era: Reis, Montenegro, Osman, Fabricio Pezzini e Bernard Llaver. Em 12º, Maglione liderava pela Copa Trophy.

Montenegro pressionava muito Reis pela liderança durante a primeira metade da prova, enquanto a dupla já havia livrado 3s sobre Galid. Na volta 7, Llaver forçou ultrapassagem sobre Pezzini e avançou para quarto.

Na volta 10, a menos de 8 minutos do final, Montenegro seguia pressionando Reis, e Rafa Suzuki entrou no top5 ao passar Pezzini. Dois giros depois, após os carros se esfregarem duas vezes, Montenegro passou Reis depois de um mergulho na freada.

O argentino conquistou sua primeira vitória no campeonato, com Reis e Galid completando o pódio. Llaver e Suzuki fecharam o top5. Em 11º, Maglione venceu pela Copa Trophy.

A largada para a segunda corrida menos atribulada. Os carros conseguiram sobreviver à primeira curva e o ataque dos Lynk & Co e Toyotas contra o pole Fábio Casagrande foi incessante.

Walter Hernandez assumiu a liderança com o bólido #27 e Juan Angel Rosso com o Corolla #2 era segundo. Casagrande caiu da liderança para P6 e, na sequência, se envolveu em um acidente com Reis, o que tirou o CUPRA #77 da disputa.

Hernandez liderava com Rosso na segunda posição. Pezzini vinha em ritmo mais forte que os ponteiros na terceira posição e trazia junto o pelotão que acumulava até o 10º colocado.

Na sexta volta, Montenegro conseguiu passar Llaver e avançou para sexto após bela disputa. Ele a seguir enquadrou Suzuki para entrar no top5.

Na metade da prova Hernandes tinha 1.9s de vantagem sobre Rosso. Pezzini seguia em terceiro, bloqueando os ataques de Yananntuoni e Suzuki.

Na volta 12, Montenegro surpreendeu Suzuki numa freada, avançando para quinto. Duas voltas mais tarde, passou Pezzini. Então o safety-car foi acionado para resgate do carro de Maglione.

Hernandez sustentou a dianteira na relargada. Yannantuoni chegou a emparelhar com Rosso e forçou ultrapassagem. Mas quem se saiu melhor foi Montenegro, passando para terceiro. Suzuki também fez bonito, ganhando três posições.

Na penúltima volta, Montenegro ainda teve fôlego para emparelhar com Yannantuoni, mas o ataque foi neutralizado. Na bandeirada, pódio 100% argentino com Hernandez, Yannantuoni e Montenegro. Suzuki e Pezzini completaram o top5. Após a prova, o carro de Yannantuoni foi reprovado na inspeção técnica, por inconformidade com a altura mínima exigida. Ele foi desclassificado, e Suzuki promovido ao pódio. Consequentemente Pezzini avançou para P4 e Llaver completou o top5.

Em oitavo, Pablo Otero foi o vencedor pela classe Trophy.

O que eles disseram:

“Foi um fim de semana ideal, com muitos pontos pensando no campeonato. Estava muito calor durante a corrida, é muito difícil ficar atrás dos outros carros pela temperatura! Mas, feliz com o resultado.”
Ignacio Montenegro

“Muito feliz, agradeço a equipe pelo grande carro que me fizeram, todos trabalharam muito e me ajudaram muito para conseguir acertar esse carro. Os companheiros de equipe me ajudaram também a preparar esse carro e pelas dicas.”
Walter Hernández

“Terminamos a segunda corrida agora e éramos os mais rápidos da pista com certa sobra. Mas, ultrapassar nessa pista e com esse carro de tração dianteira que tem um desgaste muito grande na frenagem é muito difícil. Por outro lado, estou feliz, saio bem no campeonato e sigo no objetivo inicial de me manter na disputa pelo título. A cada treino e a cada corrida vou me adaptando mais ao carro e me sentindo mais confortável na categoria.”
Galid Osman

“Foi um mix de sentimentos, foi uma bela ultrapassagem contra dois carros. Mas, tinha carro para vencer a segunda corrida. Infelizmente larguei mal e não escapei bem dos toques ao longo da prova. No fim consegui ser agressivo e ultrapassar alguns competidores. Foi um fim de semana legal para quem nunca tinha andado em carro de tração dianteira e sair com um pódio e entre os primeiros do campeonato é muito bom! Vamos ver o que o futuro reserva.”
Rafael Suzuki

“Tivemos um problema de transmissão no carro e não conseguimos fazer a primeira corrida direito, a equipe trabalhou bem para conseguir entregar o carro e vencer na Copa Trophy.”
Pablo Otero

“Muito feliz com o resultado, não consegui treinar bem, perdi algumas sessões e o quali não foi ideal. Mas, consegui vencer aqui.”
Enrique Maglione

“Tive muita dificuldade com a pista, o carro também é muito quente, diferente do Audi do ano passado. Não me classifiquei bem, mas no conjunto final da obra estou feliz com o resultado final. Somamos bons pontos e alguns concorrentes diretos perderam pontos importantes também. O objetivo de sair daqui bem no campeonato foi cumprido.”
Adalberto Baptista

“Começamos bem o campeonato, foi um fim de semana para aprender a pista e o carro e mesmo assim somamos dois pódios e bons pontos para o campeonato.”
Guilherme Reischl

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.