Monoposto elétrico bate recorde em Goodwood (vídeo)

segunda-feira, 27 de junho de 2022 às 13:50

Spéirling EV – Recorde em Goodwood

A equipe britânica de automobilismo McMurtry Automotive quebrou o recorde de tempo da subida de Colina de Goodwood com seu Spéirling EV (elétrico) de efeito solo.

O minúsculo monoposto – com rodas cobertas – que usa um inovador ventilador sob a carroceria para maximizar o downforce – foi 0,8 segundos mais rápido na subida do que o recordista anterior, o ID R EV da Volkswagen, parando o relógio em impressionantes 39,08 segundos.

O ex-piloto da Marussia F1 Max Chilton esteve ao volante para bater o recorde durante a subida cronometrada oficial da tarde do último domingo. Ele já havia subido a colina em 39,14 segundos, então já havia vencido o ID R.

McMurtry anunciou que estava indo para o tempo recorde na semana passada com a máquina superleve, que mede apenas 3.200 mm de comprimento e – crucialmente – 1.500 mm de largura, o que lhe dá uma vantagem na pista apertada de Goodwood sobre rivais mais potentes, mas mais largos.

Em última análise, o Spéirling foi cerca de seis segundos mais rápido na subida do que o Ford Supervan 4 de 1973 cv, o Porsche GT4 E-Performance de 1072 cv e até mesmo um protótipo Jaguar XJR-12D Le Mans de 1993.

Oficialmente, os livros de história tinham Nick Heidfeld como o verdadeiro recordista, cortesia de sua famosa subida em 1999 num McLaren MP4/13 de F1 que atingiu a linha em 41,6s.

McMurtry ainda não forneceu detalhes técnicos completos do Spéirling, mas ele diz que ele possui 1.000 cv e pesa menos de 1.000 kg, proporcionando uma relação potência-peso 40% melhor que a do Bugatti Chiron. Como resultado, afirma-se que ele dispara de 0 a 300 km/h em apenas 9,0 segundos.

Veja o vídeo do recorde

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.