Mônaco 2021: Verstappen vence e lidera o campeonato

domingo, 29 de maio de 2022 às 7:00

Max Verstappen

Max Verstappen dominou o GP de Mônaco, conquistando sua segunda vitória da temporada e assumindo a liderança do campeonato pela primeira vez em sua carreira.

O primeiro lugar de Verstappen nunca esteve em dúvida durante as 78 voltas da corrida depois que Charles Leclerc não pôde largar na pole position por causa de um problema na caixa de câmbio, danificada em sua batida na classificação.

Carlos Sainz obteve seu primeiro pódio pela Ferrari em segundo, à frente de Lando Norris (McLaren). Lewis Hamilton (Mercedes) terminou em sétimo, marcando o ponto de bônus pela volta mais rápida.

Houve uma enorme decepção para Leclerc e a Ferrari antes mesmo do início da prova, quando ele imediatamente relatou problemas na caixa de câmbio em sua primeira volta de reconhecimento.

A Ferrari optou por não trocar o componente do carro de Leclerc após sua batida no final da classificação, e essa decisão aparentemente custou caro porque o monegasco não pôde largar, apesar da equipe ter alegado que o problema foi no eixo de transmissão.

Isso efetivamente promoveu Verstappen à pole position, com Valtteri Bottas (Mercedes) ao seu lado na primeira fila. Os dois mantiveram suas colocações na largada, à frente de Sainz.

Hamilton estava em sexto e foi o primeiro a fazer seu pit-stop, mas não conseguiu aproveitar o ar limpo e passar Pierre Gasly (Alpha Tauri). Ele acabou sendo superado por Sebastian Vettel (Aston Martin) e Sergio Perez (Red Bull), que pararam mais tarde.

A corrida de Bottas acabou durante seu pit-stop, quando os mecânicos da Mercedes não conseguiram retirar a roda dianteira direita do eixo. Isso deixou Sainz e Norris nas posições de pódio. Perez tirou vantagem de um primeiro stint mais longo para abrir uma diferença e retornar em quarto depois de sua parada.

Com Hamilton em sétimo sem conseguir pressionar o sexto colocado Gasly, a Mercedes decidiu fazer uma segunda troca de pneus na tentativa de marcar o ponto pela volta mais rápida, o que foi alcançado com sucesso.

Verstappen abriu facilmente uma vantagem de quase 10 segundos para Sainz e percorreu sem incidentes as voltas restantes para garantir sua segunda vitória da temporada e tomar a liderança do campeonato de Hamilton.

Atrás de Perez em quarto, Vettel marcou seus primeiros pontos na Aston Martin em quinto. Gasly foi o sexto, seguido por Hamilton, Lance Stroll (Aston Martin) e Esteban Ocon (Alpine). Antonio Giovinazzi marcou o primeiro ponto da Alfa Romeo na temporada em 10º.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Max Verstappen Red Bull Honda 78 1:38:56.820
2 Carlos Sainz Ferrari 78 +8.968s
3 Lando Norris McLaren Mercedes 78 +19.427s
4 Sergio Perez Red Bull Honda 78 +20.490s
5 Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 78 +52.591s
6 Pierre Gasly Alpha Tauri Honda 78 +53.896s
7 Lewis Hamilton Mercedes 78 +68.231s
8 Lance Stroll Aston Martin Mercedes 77 1 volta
9 Esteban Ocon Alpine Renault 77 1 volta
10 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 77 1 volta
11 Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 77 1 volta
12 Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 77 1 volta
13 Fernando Alonso Alpine Renault 77 1 volta
14 George Russell Williams Mercedes 77 1 volta
15 Nicholas Latifi Williams Mercedes 77 1 volta
16 Yuki Tsunoda Alpha Tauri Honda 77 1 volta
17 Nikita Mazepin Haas Ferrari 75 3 voltas
18 Mick Schumacher Haas Ferrari 75 3 voltas
19 Valtteri Bottas Mercedes 29 abandono
20 Charles Leclerc Ferrari 0 não largou

EB - www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.