Mitch Evans ganha a corrida de sábado da Fórmula E em Roma

sábado, 9 de abril de 2022 às 11:20

Mitch Evans

Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, venceu nas ruas de Roma pela segunda vez em sua carreira. Evans dominou, afastando-se do grid no final, superando Robin Frijns, da Envision, e Stoffel Vandoorne, da Mercedes-EQ, em terceiro.

O pole Stoffel Vandoorne (Mercedes-EQ) manteve a liderança, afastando-se de Robin Frijns, da Envision Racing, na P2, enquanto o grupo se movia pelas 19 curvas e 3,385 km do Circuito Cittadino dell’EUR, em Roma.

Empurrado por Edoardo Mortara, da ROKiT Venturi, atrás, Oliver Rowland, da Mahindra Racing, atingiu a barreira na curva 7, fazendo com que os carros recuassem atrás do piloto britânico. Pouco depois, Max Guenther, da Nissan e.dams, colidiu com a barreira na curva 11, trazendo o Safety Car para fora enquanto seu carro atingido era recuperado.

Com 35 minutos restantes no relógio, a corrida recomeçou, com Vandoorne na frente liderando Frijns e Nyck de Vries. Espremido entre os pilotos da Mercedes-EQ, Robin Frijns estava lutando pela liderança, esperando seu tempo para fazer um movimento sobre Vandoorne.

Com 29 minutos restantes, Antonio Felix da Costa, da DS TECHEETAH, em quarto, usou o Modo Ataque para usar a força extra para se aproximar dos três primeiros.

Na curva 4, Frijns fez sua manobra sobre Vandoorne, passando pelo piloto da Mercedes no interior da curva para assumir a liderança. Na volta seguinte, os dois pilotos da Mercedes usaram o Modo Ataque – permitindo que da Costa passasse para o segundo lugar – para se aproximar do líder da corrida Frijns.

Com seu Modo Ataque usado e Vandoorne ainda no modo de maior potência, o piloto da Mercedes caiu para o segundo lugar atrás de Frijns. Apesar de disputar a liderança desde o início, da Costa continuou a cair antes de uma manobra de Jake Dennis na curva 4 que o colocou ainda mais atrás do piloto britânico e de Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing.

De volta à frente, Vandoorne e Frijns continuaram a trocar de lugar, com Frijns usando seu Modo Ataque entre as curvas 3 e 4 para passar o piloto belga e manter o piloto da Mercedes em segundo.

Com 14 minutos restantes no relógio, Vandoorne ultrapassou Frijns na seção de subida entre as curvas 6 e 7 em um movimento lindamente executado usando o Modo Ataque, para assumir a liderança.

Apesar de começar em terceiro, de Vries parecia estar lutando, caindo na ordem. De volta à frente, Mitch Evans, da Jaguar, subiu da nona posição e – usando força extra do Modo Ataque – fez uma manobra bem-sucedida sobre Vandoorne e Frijns para assumir a liderança.

Evans ficou na frente por uma margem confortável. Após a saída do Safety Car no início da corrida, a corrida foi estendida por 5m15s. Depois de cair, Vandoorne usou seu FANBOOST para subir de volta, eventualmente ficando atrás de Evans em segundo.

Já nos descontos, Evans manteve-se firme na frente, seguido por Vandoorne e Jean-Eric Vergne, da DS TECHEETAH, que chegou ao terceiro lugar. Juntos, Vergne liderou Frijns e Mortara na batalha pelo terceiro lugar. Ao redor do Obelisco, Frijns ultrapassou Vergne e ficou em terceiro com menos de dois minutos de acréscimos.

Entre os brasileiros, Lucas di Grassi foi 12º e Sérgio Sette Câmara 15º.

Classificação da prova:

Pos Piloto Equipe Carro Voltas Distância Volta mais rápida Pitstops Pts
1 Mitch Evans Jaguar TCS Racing Jaguar I-TYPE 5 27 51m59.632s 1m42.34s 0 25
2 Robin Frijns Envision Racing Audi e-tron FE07 27 +5.703s 1m42.5s 0 18
3 Stoffel Vandoorne Mercedes-Benz EQ Mercedes-EQ Silver Arrow 02 27 +6.966s 1m42.065s 0 18
4 Jean-Eric Vergne DS Techeetah DS E-Tense FE21 27 +7.553s 1m41.914s 0 12
5 Sam Bird Jaguar TCS Racing Jaguar I-TYPE 5 27 +7.877s 1m41.826s 0 10
6 António Félix da Costa DS Techeetah DS E-Tense FE21 27 +8.971s 1m41.771s 0 8
7 Edoardo Mortara RokIt Venturi Racing Mercedes-EQ Silver Arrow 02 27 +13.356s 1m41.766s 0 6
8 Pascal Wehrlein TAG Heuer Porsche Porsche 99X Electric 27 +14.216s 1m42.605s 0 4
9 Nick Cassidy Envision Racing Audi e-tron FE07 27 +14.543s 1m41.729s 0 3
10 André Lotterer TAG Heuer Porsche Porsche 99X Electric 27 +19.339s 1m42.814s 0 1
11 Lucas Di Grassi RokIt Venturi Racing Mercedes-EQ Silver Arrow 02 27 +19.731s 1m41.653s 0 0
12 Alexander Sims Mahindra Racing Mahindra M7Electro 27 +24.758s 1m42.541s 0 0
13 Jake Dennis Avalanche Andretti BMW iFE.021 27 +25.029s 1m42.375s 0 0
14 Oliver Askew Avalanche Andretti BMW iFE.021 27 +28.039s 1m42.908s 0 0
15 Sérgio Sette Câmara Dragon / Penske Autosport Penske EV-5 27 +28.645s 1m42.139s 0 0
16 Sébastien Buemi Nissan e.Dams Nissan IM03 27 +28.865s 1m41.982s 0 0
17 Oliver Turvey Nio 333 Racing NIO 333 001 27 +58.372s 1m41.931s 0 0
18 Antonio Giovinazzi Dragon / Penske Autosport Penske EV-5 27 +1m07.231s 1m42.309s 0 0
19 Daniel Ticktum Nio 333 Racing NIO 333 001 27 +1m19.306s 1m42.661s 0 0
Nyck de Vries Mercedes-Benz EQ Mercedes-EQ Silver Arrow 02 25 DNF 1m42.643s 0 0
Oliver Rowland Mahindra Racing Mahindra M7Electro 17 DNF 1m43.313s 0 0
Maximilian Günther Nissan e.Dams Nissan IM03 0 DNF 0s 0 0

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.