Mitch Evans ganha a corrida de sábado da Fórmula E em Roma
sábado, 9 de abril de 2022 às 11:20
Mitch Evans
Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, venceu nas ruas de Roma pela segunda vez em sua carreira. Evans dominou, afastando-se do grid no final, superando Robin Frijns, da Envision, e Stoffel Vandoorne, da Mercedes-EQ, em terceiro.
O pole Stoffel Vandoorne (Mercedes-EQ) manteve a liderança, afastando-se de Robin Frijns, da Envision Racing, na P2, enquanto o grupo se movia pelas 19 curvas e 3,385 km do Circuito Cittadino dell’EUR, em Roma.
Empurrado por Edoardo Mortara, da ROKiT Venturi, atrás, Oliver Rowland, da Mahindra Racing, atingiu a barreira na curva 7, fazendo com que os carros recuassem atrás do piloto britânico. Pouco depois, Max Guenther, da Nissan e.dams, colidiu com a barreira na curva 11, trazendo o Safety Car para fora enquanto seu carro atingido era recuperado.
Com 35 minutos restantes no relógio, a corrida recomeçou, com Vandoorne na frente liderando Frijns e Nyck de Vries. Espremido entre os pilotos da Mercedes-EQ, Robin Frijns estava lutando pela liderança, esperando seu tempo para fazer um movimento sobre Vandoorne.
Com 29 minutos restantes, Antonio Felix da Costa, da DS TECHEETAH, em quarto, usou o Modo Ataque para usar a força extra para se aproximar dos três primeiros.
Na curva 4, Frijns fez sua manobra sobre Vandoorne, passando pelo piloto da Mercedes no interior da curva para assumir a liderança. Na volta seguinte, os dois pilotos da Mercedes usaram o Modo Ataque – permitindo que da Costa passasse para o segundo lugar – para se aproximar do líder da corrida Frijns.
Com seu Modo Ataque usado e Vandoorne ainda no modo de maior potência, o piloto da Mercedes caiu para o segundo lugar atrás de Frijns. Apesar de disputar a liderança desde o início, da Costa continuou a cair antes de uma manobra de Jake Dennis na curva 4 que o colocou ainda mais atrás do piloto britânico e de Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing.
De volta à frente, Vandoorne e Frijns continuaram a trocar de lugar, com Frijns usando seu Modo Ataque entre as curvas 3 e 4 para passar o piloto belga e manter o piloto da Mercedes em segundo.
Com 14 minutos restantes no relógio, Vandoorne ultrapassou Frijns na seção de subida entre as curvas 6 e 7 em um movimento lindamente executado usando o Modo Ataque, para assumir a liderança.
Apesar de começar em terceiro, de Vries parecia estar lutando, caindo na ordem. De volta à frente, Mitch Evans, da Jaguar, subiu da nona posição e – usando força extra do Modo Ataque – fez uma manobra bem-sucedida sobre Vandoorne e Frijns para assumir a liderança.
Evans ficou na frente por uma margem confortável. Após a saída do Safety Car no início da corrida, a corrida foi estendida por 5m15s. Depois de cair, Vandoorne usou seu FANBOOST para subir de volta, eventualmente ficando atrás de Evans em segundo.
Já nos descontos, Evans manteve-se firme na frente, seguido por Vandoorne e Jean-Eric Vergne, da DS TECHEETAH, que chegou ao terceiro lugar. Juntos, Vergne liderou Frijns e Mortara na batalha pelo terceiro lugar. Ao redor do Obelisco, Frijns ultrapassou Vergne e ficou em terceiro com menos de dois minutos de acréscimos.
Entre os brasileiros, Lucas di Grassi foi 12º e Sérgio Sette Câmara 15º.
Classificação da prova:
Pos | Piloto | Equipe | Carro | Voltas | Distância | Volta mais rápida | Pitstops | Pts | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Mitch Evans | Jaguar TCS Racing | Jaguar I-TYPE 5 | 27 | 51m59.632s | 1m42.34s | 0 | 25 | |
2 | Robin Frijns | Envision Racing | Audi e-tron FE07 | 27 | +5.703s | 1m42.5s | 0 | 18 | |
3 | Stoffel Vandoorne | Mercedes-Benz EQ | Mercedes-EQ Silver Arrow 02 | 27 | +6.966s | 1m42.065s | 0 | 18 | |
4 | Jean-Eric Vergne | DS Techeetah | DS E-Tense FE21 | 27 | +7.553s | 1m41.914s | 0 | 12 | |
5 | Sam Bird | Jaguar TCS Racing | Jaguar I-TYPE 5 | 27 | +7.877s | 1m41.826s | 0 | 10 | |
6 | António Félix da Costa | DS Techeetah | DS E-Tense FE21 | 27 | +8.971s | 1m41.771s | 0 | 8 | |
7 | Edoardo Mortara | RokIt Venturi Racing | Mercedes-EQ Silver Arrow 02 | 27 | +13.356s | 1m41.766s | 0 | 6 | |
8 | Pascal Wehrlein | TAG Heuer Porsche | Porsche 99X Electric | 27 | +14.216s | 1m42.605s | 0 | 4 | |
9 | Nick Cassidy | Envision Racing | Audi e-tron FE07 | 27 | +14.543s | 1m41.729s | 0 | 3 | |
10 | André Lotterer | TAG Heuer Porsche | Porsche 99X Electric | 27 | +19.339s | 1m42.814s | 0 | 1 | |
11 | Lucas Di Grassi | RokIt Venturi Racing | Mercedes-EQ Silver Arrow 02 | 27 | +19.731s | 1m41.653s | 0 | 0 | |
12 | Alexander Sims | Mahindra Racing | Mahindra M7Electro | 27 | +24.758s | 1m42.541s | 0 | 0 | |
13 | Jake Dennis | Avalanche Andretti | BMW iFE.021 | 27 | +25.029s | 1m42.375s | 0 | 0 | |
14 | Oliver Askew | Avalanche Andretti | BMW iFE.021 | 27 | +28.039s | 1m42.908s | 0 | 0 | |
15 | Sérgio Sette Câmara | Dragon / Penske Autosport | Penske EV-5 | 27 | +28.645s | 1m42.139s | 0 | 0 | |
16 | Sébastien Buemi | Nissan e.Dams | Nissan IM03 | 27 | +28.865s | 1m41.982s | 0 | 0 | |
17 | Oliver Turvey | Nio 333 Racing | NIO 333 001 | 27 | +58.372s | 1m41.931s | 0 | 0 | |
18 | Antonio Giovinazzi | Dragon / Penske Autosport | Penske EV-5 | 27 | +1m07.231s | 1m42.309s | 0 | 0 | |
19 | Daniel Ticktum | Nio 333 Racing | NIO 333 001 | 27 | +1m19.306s | 1m42.661s | 0 | 0 | |
Nyck de Vries | Mercedes-Benz EQ | Mercedes-EQ Silver Arrow 02 | 25 | DNF | 1m42.643s | 0 | 0 | ||
Oliver Rowland | Mahindra Racing | Mahindra M7Electro | 17 | DNF | 1m43.313s | 0 | 0 | ||
Maximilian Günther | Nissan e.Dams | Nissan IM03 | 0 | DNF | 0s | 0 | 0 |
formula e, jean-eric vergne, mitch evans, Modo Ataque, roma, stoffel vandoorne
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.