Minhas considerações sobre Adrian Newey

quinta-feira, 25 de abril de 2024 às 18:29

Adrian Newey – Criador dos carros da Red Bull

Por: Adauto Silva

Adrian Newey sair da Red Bull é a segunda bomba atômica do ano. A primeira foi o vazamento precoce da saída de Lewis Hamilton da Mercedes e ida para a Ferrari em 2025.

Newey, como desenhista de carros da F1, tem um recorde de 25 títulos – sem contar os dois que conquistará este ano – de pilotos e construtores em três equipes diferentes, algo sem precedentes na história da F1 e do automobilismo em geral.

Mas quem me acompanha, sabe que minhas fontes desconfiavam disso a meses, uma delas desconfiava tanto que quase me deixou publicar que ele já estava fora mesmo. Mesmo assim eu publiquei que se Newey fosse sair, nós saberíamos em abril. Coincidência? Hoje é dia 25 de abril…

Newey e Horner eram chegados até meados do ano passado, mas devido a alguns comentários que foram feitos, ele teve seu papel dentro da equipe e sua influência no desenho desses carros dominantes bastante subestimados pela própria Red Bull. Depois veio o caso da briga pelo poder na equipe que ainda está longe de acabar, o caso até agora muito mal explicado da funcionária (que apelou da investigação interna) e propostas excelentes de outras equipes.

A Red Bull soltou um comunicado alegando que não foi avisada de nada (provável mentira para ganhar algum tempo) e que Newey tem contrato até 2025. O caso é que ninguém segura um funcionário que quer sair. O cara sai por bem ou por mal.

O The Guardian disse que o salário de Newey é de USD 10 milhões. Ferrari, Mercedes, Audi e Aston Martin podem tranquilamente dobrar isso e dar liberdade de criação total a ele como a Ferrari já ofereceu.

A Mercedes teria que demitir James Allison – que acabou de trazer de volta – , pois não há espaço para ambos lá. Eu duvido muito mesmo que qualquer oferta da Aston Martin faça Newey ir para lá em detrimento à Ferrari. E também duvido que ele queira começar de novo aos 65 anos de idade num projeto novo como a Audi, que inclusive foi recusada por Mattia Binotto.

Pessoalmente preferia que Newey ocupasse um alto cargo técnico na FOM ou na FIA, assim como Ross Brawn ocupou. Acho que ele poderia mudar a F1 para melhor, muito melhor. Mas não sei se ele gostaria disso. Minha fonte na Red Bull diz que não o vê fazendo isso “de jeito nenhum”.

“Adrian é piloto até hoje. O que o atrai é a pista e toda a adrenalina que ela proporciona. De jeito nenhum ele ocuparia um cargo administrativo, ainda mais para tratar politicamente com todos os chefes de equipe,” disse o Mate.

Então, agora resta esperar um pouco para ver o desenrolar dos acontecimentos. Pelo o que Mate já me falou sobre Newey, acho muito improvável que ele faça algum escândalo para sair ou vá na justiça. Mas vai saber quais cartas na manga um cara como ele tem nas mãos depois de quase 20 anos na equipe…

O vídeo abaixo responde as raras pessoas que ainda tem alguma dúvida sobre as criações de Adrian Newey

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.