Mika Hakkinen: Raikkonen vs Alonso e Valtteri Bottas na F1

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014 às 18:09
hakkinen-2013

Mika Hakkinen

O bicampeão mundial de F1 em 1998 e 1999, Mika Hakkinen, escreveu uma coluna especial para a revista inglesa Autosport na edição deste mês. O Autoracing traduziu a publica abaixo para você!

Ver Kimi Raikkonen de volta numa Ferrari este ano vai ser fantástico para os fãs finlandeses, mas não será fácil para ele lutar contra Fernando Alonso.

Quando eu estava na McLaren há muitos anos e um novo piloto chegava, eu tinha uma vantagem, porque conhecia todos os mecânicos e sabia que o carro tinha sido feito sob medida para mim, então eu não facilitava nada para o recém-chegado.

Hakkinen e Raikkonen

Alonso conhece a Ferrari muito bem há quatro anos; Kimi conhece a equipe de antes, mas isso foi há muitos anos, então vamos esperar para ver.

Quando você tem dois grandes pilotos na mesma equipe, a pressão sobre cada um é três vezes maior. Essa pressão às vezes pode ser uma distração, embora influencie as pessoas de forma diferente.

Quando eu era companheiro de equipe de Nigel Mansell na McLaren em 1995, e também de Ayrton Senna em 93, havia muita tensão que perturbava toda a equipe. Não é necessariamente um impulso positivo.

Mesmo que os pilotos não causem problemas com suas ações, eles ainda podem tornar as coisas difíceis. Não estou dizendo que eles não vão fazer um bom trabalho, porque ambos são grandes pilotos, mas podem desestabilizar a equipe, a não ser que as coisas sejam muito bem geridas entre eles. Não é tanto sobre o que acontece na pista, mas fora dela.

Mas lembre-se, Kimi não é o único piloto finlandês no grid. Não é nenhum segredo que eu estou trabalhando com Valtteri Bottas.

Embora os resultados não pareçam tão impressionantes, ele vem fazendo um trabalho fantástico e conseguiu andar muito bem em sua primeira temporada na Formula 1. Ele é consistente e seu ritmo é bom.

Essa consistência é muito importante na coleta de dados e na compreensão do desenvolvimento que é necessário para tornar o carro mais rápido. Ele tem feito um trabalho fantástico de se estabelecer na F1, trabalhando muito bem com a equipe e obtendo o respeito de todos na Williams.

senna-hakkinen-mclaren

Com Senna na McLaren em 93

Quando eu estava na Lotus em 1991 e 92, os meus primeiros dois anos na F1, tenho que admitir que tinha muito a aprender sobre como funcionava a F1 e entender o lado técnico dela.

Como Valtteri, eu estava aprendendo enquanto o carro não era realmente veloz e na minha primeira temporada marquei apenas dois pontos. Mas este é um momento em que você tem que lutar, realmente se esforçar, mesmo se for para lutar pelo 18º ou 19º lugar. Você tem que manter o pé no chão o tempo todo e se concentrar no desenvolvimento do carro em uma situação difícil.

Quando um piloto não vence ou consegue bons resultados, há uma série de dúvidas. As pessoas podem perguntar por que Valtteri não vence, mas é importante recolher os fatos e compreender a realidade.

Quando você olha para a tabela de tempos, ela nem sempre diz a verdade para os fãs e eu tenho grande confiança no que Valtteri tem feito até agora.

Levei sete anos para vencer minha primeira corrida na F1. Isso mostra que você deve ter uma visão de longo prazo, ter confiança nas pessoas e acreditar em si mesmo . Há dias em que você não pode ganhar e você deve analisar cada pequeno detalhe do porque isso está acontecendo.

Apenas mudar as coisas o tempo todo não é o caminho para o sucesso. Trata-se de construir e desenvolver em conjunto com a equipe.

Houve pontos de interrogação sobre mim às vezes, mas as equipes sempre tiveram confiança no meu trabalho. A McLaren me disse: ‘Sim, você é o piloto mais rápido , é só esperar e vamos dar-lhe o carro certo’.

bottas-hakkinen

Valtteri Bottas e Hakkinen

Eu confiava neles e depois eu ganhei o campeonato do mundo com eles. Mesmo tendo momentos difíceis ao longo da carreira, tomei a decisão certa e Valtteri está fazendo a mesma coisa. Ele acredita em si mesmo, compreende as razões pelas quais os resultados não vêm.

O mais surpreendente é o quão melhor ele foi em seu primeiro ano do que eu, porque agora há muitos dados disponíveis.

Quando comecei a correr com a Lotus , eu tinha que olhar os dados de Ayrton Senna de quando ele correu na Lotus quatro anos antes! Mas hoje você tem tantos dados da pista e do simulador, que isso ajuda você a entender.

Valtteri tem aprendido muito com tudo isso. Quando ele era piloto de testes, ele estudou como a equipe e os mecânicos operavam, como eles constroem caixas de cambio, escapamentos, suspensão, aerodinâmica para se preparar para a F1. Isso foi um grande treinamento.

E ele sempre se manteve positivo, motivando as pessoas, não mostrando muita emoção e reclamando o tempo todo.

É assim que Valtteri abordou toda a temporada e isso significa que ele estará preparado quando estiver guiando um carro mais competitivo.

 

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.