Michelin “surpresa” com interesse da Bridgestone na F1

terça-feira, 27 de junho de 2023 às 9:43

Pneus Bridgestone de Fórmula 1

O chefe de competição da Michelin está “surpreso” com o interesse da Bridgestone em substituir a Pirelli como fornecedora única de pneus da Fórmula 1.

Acredita-se que a FIA já aprovou as candidaturas técnicas de Pirelli e Bridgestone para o período contratual após 2024, com as negociações comerciais agora devendo ocorrer sem um prazo específico.

Além de Bridgestone e Pirelli, outra fornecedora de pneus recente na F1 foi a Michelin, mas o chefe Matthieu Bonardel diz que a marca francesa definitivamente não está interessada.

“Se há um convite de proposta da F1, é claro que nós o analisamos com muito cuidado”, declarou ele ao f1-insider.com.

“Porém, para nós, simplesmente existem certos critérios que precisam ser cumpridos. Nós devemos poder inovar. Usamos o automobilismo como laboratório de testes”.

No entanto, ele diz que a Pirelli – ou Bridgestone, se a companhia japonesa conseguir o contrato para 2025 – tem de produzir pneus visando melhorar o espetáculo da F1.

“Nós queremos contar uma história que se encaixa na filosofia da marca Michelin – produzir pneus de alta qualidade que duram mais e são sustentáveis”.

“Mas há apenas meia linha sobre sustentabilidade na proposta da F1. Praticamente nenhuma expectativa nesse aspecto, não tem a menor importância. Nós poderíamos queimar os pneus após a corrida e ninguém diria nada”.

Bonardel também alegou que os pneus de F1 não são mais projetados para performance máxima.

“A realidade é que os pneus são usados para criar uma situação difícil para o piloto. Ele precisa gerenciá-los e isso passa uma imagem ruim dos pneus”.

“Nós queremos que os pilotos possam lutar e estejam felizes com sua fornecedora de pneus. Talvez a Pirelli não se importe, mas é essencial para nós. Portanto, enquanto eles tiverem aquela filosofia, nós estamos fora”.

Bonardel também suspeita que a Bridgestone não tem uma chance realista de derrotar a Pirelli na disputa pelo acordo.

“Eu não tenho certeza se a F1 está realmente interessada em ter outra fabricante de pneus. O convite de proposta não foi escrito para iniciantes, mas para a fornecedora atual”.

Alguns acreditam que é por isso que a Bridgestone está mantendo o silêncio em relação à sua suposta candidatura.

“Em termos de filosofia, mentalidade e objetivos estratégicos, a Bridgestone não é tão diferente da Michelin. Eles certamente são mais parecidos conosco do que a Pirelli”, comentou Bonardel.

“Eu ficaria surpreso se a Bridgestone quisesse demonstrar a degradação dos pneus só para estar na F1”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.