Michelin no Rally Dakar 2014: em prol do esporte e da inovação

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014 às 16:06
Stephane Peterhanse

Stephane Peterhansel utiliza pneus Michelin

Desde o ano passado, quando oficializou seu retorno ao Rally Dakar, a Michelin, uma das líderes na indústria de pneus, marca presença no evento como fornecedora oficial do campeonato. Na prova, que será realizada de 5 a 18 de janeiro na Argentina, Bolívia e Chile, pela sexta vez na América do Sul, a empresa irá oferecer uma gama completa de pneus para as categorias carros, motos e caminhões, prontos para suportarem altas velocidades, aumento de temperatura, tensões significativas e variadas pressões.

“A experiência adquirida no Dakar a cada ano nos permite progredir, ainda mais, os limites da tecnologia e melhorar o desempenho dos nossos pneus e soluções de punção de moto”, afirma Pascal Couasnon, diretor mundial do departamento de competição da Michelin.

Durante os 5 mil quilômetros de competição, a empresa reforçará o compromisso de garantir, em um único pneu, mais segurança, durabilidade e economia de combustível, sem abrir mão de nenhuma outra performance. Por meio do “Michelin Total Performance”, conceito que guia a a fabricação de seus produtos, o público poderá comprovar a superioridade de performances, resultado do alto investimento em pesquisas e desenvolvimentos.

Segundo Bruno Blanc, diretor de marketing para pneus de passeio e caminhonete da Michelin para a América do Sul, “durante as provas, comprovamos nas pistas o nosso compromisso de oferecer o máximo em segurança, durabilidade e também eficiência energética. Além disso, as competições automobilísticas são como laboratórios, onde as mais modernas tecnologias são submetidas a condições extremas, a fim de ser transferidas para uso comercial”.

Prova disto, a empresa irá avaliar no campeonato, nos diversos tipos de solos (rochoso, pedregoso e arenoso), as performances de durabilidade, versatilidade e robustez de seu novo pneu, que será lançado em todo o mundo em 2014. Voltado para o segmento de SUVs (sport utility vehicles) e caminhonetes, será o primeiro lançamento liderado pela Michelin América do Sul.

Empenhada ainda em educar as pessoas sobre a importância da segurança rodoviária em todo o mundo, a Michelin transmitirá as dez regras de ouro da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) durante o Rally Dakar. As mensagens de segurança, parte da iniciativa “Ação FIA para segurança nas estradas”, vem a contribuir com o plano mundial “Década de Ação para a Segurança Rodoviária 2011-2012”, que tem como objetivo salvar cinco milhões de vida nos próximos anos (http://www.goldenrules-fia-michelin.com).

Pneus MICHELIN no Rally Dakar 2014

Categoria carros

MICHELIN Latitude C – com uma estrutura suave e ao mesmo tempo resistente, traz uma enorme capacidade de resistência a todo o tipo de “agressão” das pistas sul-americanas, oferecendo a tração necessária para sobrepor as dunas do deserto e quaisquer irregularidades. Possui flancos altos (na medida 245/80 -16), capazes de rodar com baixas pressões, além de dispor de uma eficaz banda de rodagem.

BF GOODRICH Baja A/T KR2 – uma das novidades da edição 2014. Caracteriza-se pelas dimensões usuais e características originais. A primeira, em termos de escultura, proporciona a máxima tração, em piso macio, e melhor frenagem. A segunda, relacionada à arquitetura, oferece uma maior robustez, em caso de cargas pesadas.

Categoria motos

MICHELIN Desert Race – oferece mais tração, maior estabilidade na frenagem e agilidade superior ao do concorrente, favorecendo a passagem da motocicleta em terrenos irregulares, sobretudo os pedregosos. Apresenta desenho simétrico com sulcos largos e mais espaçados, o que contribuiu para maior facilidade de rolamento, proporcionando mais tração e agressividade e conservando as características necessárias para sua longevidade e polivalência.

MICHELIN Bibmousse – Destinado às motos de Rally, Enduro e Cross, apresenta um número incomparável de vitórias em corridas e campeonatos: 29 vitórias no Dakar desde 1982. É mais leve de que uma câmara reforçada, oferecendo uma pressão equivalente a 0,9 bar, que faz desaparecer os inconvenientes do furo.

Categoria caminhões

MICHELIN XZL+ – caracterizado pela alta capacidade de trabalho com baixa pressão. Sua estrutura é, ao mesmo tempo, flexível e robusta, capaz de transportar a carga por milhares de quilômetros. Quanto à sua escultura, é projetada para tração em terreno macio, tornando o pneu ideal para enfrentar o deserto e áreas úmidas.

DAKAR 2014 em números

70% dos carros equipados com MICHELIN Latitude C
80% das motocicletas equipadas com MICHELIN Desert Race
Aproximadamente 70% dos caminhões equipados com pneus Michelin XZL +
2 caminhões para o transporte de pneus e para a assistência técnica
Uma equipe de 10 pessoas no local (montadores, técnicos e gestores)
30 vitórias na categoria Motos desde 1982
30 vitórias na categoria Caminhões desde 1980
16 vitórias na categoria Carros
3.000 operações de montagem e desmontagem de pneus
1982 data do primeiro compromisso da MICHELIN com o DAKAR

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.