Michelin não pretende retornar à Fórmula 1 enquanto os critérios não mudarem

quarta-feira, 19 de abril de 2023 às 13:22

Pneus Michelin de Formula 1

A Michelin não retornará como fornecedora de pneus para a Fórmula 1 num futuro próximo, pelo menos não enquanto na categoria mantiver a mentalidade atual. Numa entrevista para o The Drive, o CEO da Michelin, Florent Menegaux, revelou que os objetivos da Michelin e da Fórmula 1 simplesmente não são compatíveis.

Desde 2011, a Pirelli é fornecedora única de pneus da Fórmula 1, mas esse contrato termina em 2024. A FIA abriu as inscrições para um novo fornecedor de pneus a partir de 2025 e a Pirelli já confirmou sua intenção de continuar como fornecedora exclusiva do esporte por mais tempo. Ainda não se sabe se outros fornecedores se candidatarão nos mesmos moldes atuais de fornecedor único, mas a Michelin definitivamente não parece que vai se inscrever.

A Michelin, que é reconhecida como a melhor fabricante de pneus para carros superesportivos, já forneceu a Fórmula 1 de 2001 a 2006. Mas não concorda com o objetivo da gestão da Fórmula 1. “Estamos discutindo com eles há muito tempo e não estamos de acordo”, explicou Menegaux. “Eles dizem que para ter o show, você precisa ter pneus que se destruam. E eu acho que não sabemos como fazer isso. As equipes devem entender o desempenho do pneu e capitalizar o fato de que o pneu vai funcionar da primeira volta da corrida até a última. Os pilotos querem estar no máximo o tempo todo. Mas a gestão da F1 diz que não, não, não é possível, então não podemos concordar.”

‘Não precisamos disso’

Com seus comentários, Menegaux se refere ao fato de que na Fórmula 1 os pneus são explicitamente projetados para não durar uma corrida inteira. Isso, na verdade, força mais pit stops, torna a estratégia um elemento maior da corrida e, portanto, criaria mais emoção.

“Estamos nas corridas, não apenas para nos mostrar, mas para desenvolver a tecnologia”, continuou Menegaux. “Estamos nas corridas porque é a melhor maneira de testar rapidamente novas tecnologias. E, claro, há benefícios colaterais – um benefício colateral é o show. Outro benefício colateral é o reconhecimento da marca. Mas em termos de reconhecimento da marca, a Michelin é uma das marcas mais conhecidas do mundo. Portanto, não precisamos disso.”

Outro fator é que a Michelin quer competição. Ela gostaria que houvesse outra fornecedora de pneus também – como no tempo de Bridgestone x Michelin, pois isso forçaria um desenvolvimento mais forte, tanto tecnológico quanto mercadológico. Mas a F1 quer manter apenas um fornecedor.

AS - www.autoracing.com.br

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