Michelin faz balanço do Rally Dakar 2013

terça-feira, 29 de janeiro de 2013 às 17:26
Stephane Peterhanse

Stephane Peterhansel foi o campeão entre os carros

Celebrando seu retorno oficial ao Dakar, a Michelin, uma das maiores fabricantes mundial de pneus, conquistou vitórias em todas as categorias da competição na edição 2013, igualando odesempenho obtido em 2001. Calçados com pneus Michelin, os participantesmostraram que a fabricante francesa respondeu plenamente às exigências deste teste extremo, o que exige pneus seguros, robustos e versáteis. Os pneus Michelin Latitude C, na categoria de carros, o Bibmousse e MichelinDesertRace na categoria de motos e o XZL Michelin para caminhões, permitiram aos pilotos, por várias vezes, fazerem um caminho seguro, por mais que as condições do tempo estivessem desfavoráveis.

O Dakar 2013 também ofereceu à Michelin a oportunidade de mostrar suasações, que ilustram o compromisso do Grupo coma segurança na rodovia e respeito ao meio ambiente. Educar os cidadãos sul-americanos sobre as dez regras de ouro de boa condução – elaborado em parceria com a FIA – é um dos aspectos principais do programa da empresa de responsabilidade social corporativa.Além disso, todos os pneus usados ​​pelos participantes no DAKAR 2013 serão reutilizados: 58% servirão para produzir energia e 42% deles serãoutilizadosna produção de asfalto e outras superfícies.

Categoria Carros: robustez e polivalência como resultado

O francês Stéphane Peterhansel (foto) foi o vitorioso na categoria de carros, dirigindo um MINI All4 Racing Dakar X-Raid.Ele conseguiu seu 11º titulo no Rally Dakar – 5 títulos na categoria carro e 6 na categoria moto. Isso tudo coloca a Michelin no degrau mais alto do pódio, em seu retorno ao Dakar neste ano.

O novo pneu LATITUDE C, utilizado nesta categoria, provou ser suficientemente robusto para os milhares de quilômetros de terrenos variados que vão desde trilhas rochosas a superfícies compostascomo areia, tendo também as restrições mecânicas exercidas pelo peso dos veículos de potência e torque em seu passo. Ao mesmo tempo, o pneu provou ser muito versátil e de fácil adaptação às condições extremas, por vezes encontradas durante o inverno e temperaturas escaldantes do deserto, de modo a ser capaz de atravessar as dunas e manter elevada a velocidade em pistas de terra. Esses são os mesmos problemas que os motoristas da América do Sul passam todos os dias, uma vez que apenas 20% de suas rodovias são asfaltadas. “Portanto, o Dakar fornece à Michelin uma experiência muito valiosa e contribui para o desenvolvimento de mais segurança, mais duradouros pneus de produção ideal para serem utilizados na América do Sul e da Ásia”, avalia Pascal Couasnon, diretor do departamento de competição do Grupo Michelin.

Categoria de Motos: maior tração e durabilidade

Os modelos Michelin Desert Race e Michelin Bibmousse compuseram o perfil agressivo das equipes de motocicletas da Michelin, que juntamente com os pilotos, ganharam cada etapa do Dakar 2013. O sucesso de Cyril Despres (foto), com sua KTM 450cc, foi uma recompensa que o piloto recebeu por não ter medido esforços e não ter poupado a máquina do começo ao fim da competição. “Todo o trabalho realizado por engenheiros da Michelin no desenho e projeto de um pneu, que se mostrou confiável e ágil ao mesmo tempo, garantiu maior tração e durabilidade e brindou a marca com o pódio no final”, orgulha-se Couasnon.

O MICHELIN Bibmousse, projetado para uso em pneus de competição off-road, foi confirmado, mais uma vez, como uma grande vantagem para os condutores do Dakar. Este produto, altamente tecnológico, substitui o ar no interior do pneu, eliminando o risco de perfuração e otimizando o seu desempenho.

Categoria Caminhões: Michelin XZL garantiu a tração exemplar

Há duas décadas, o MICHELIN XZL tem sido a escolha de mais de 70% dos competidores do Dakar. Este pneu MICHELIN, projetado para veículos pesados, destaca-se pelo seu desempenho em terrenos arenosos e barrentos. “Ele proporciona tração exemplar, mesmo no caso de motores de alto torque, e pode resistir às grandes cargas”, explica Couasnon. O desempenho do MichelinXZL contribuiu para o trio russo da equipe KAMAZ, parceiro histórico da Michelin no rali mais extremo do mundo.

“A Michelin está particularmente atraída para as competições que são relevantes para o desenvolvimento do futuro, como a parceria entre DAKAR e MICHELIN. Esperamos trazer benefícios para o maior número possível de motoristas, motociclistas e empresas de transporte, utilizando a experiência que adquirimos neste evento notoriamente difícil. Agradeço aos nossos parceiros nas três categorias que temos equipado. Avitória é também dos pneus Michelin,assim como dos motoristas emotociclistas, que contribuem para o seu desenvolvimento e atuam como embaixadores da marca MICHELIN. O trabalho de nossa equipe no local, que realizou milhares de operações e foi disponibilizado aos pilotos, profissionais e amadores, foi fundamental no ganho de experiência para a atuação da Michelin no mundo mais exigente que é o rali cross-country”, finaliza Couasnon.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.