Michelin e Dakar comemoram acordo e sucesso da edição 2013

domingo, 20 de janeiro de 2013 às 9:33
Kleber Cincea e Marcos Baumgar

Rally Dakar 2013

A Michelin, uma das maiores fabricantes mundial de pneus,oficializou seu regresso ao Dakar para ser a principal fornecedora da competição em 2013 e nos próximos três anos. O acordo foi divulgado em coletiva de imprensa que contou com a presença do Diretor do Departamento de Competição do Grupo Michelin, Pascal Couasnon, e dos pilotos Marc Coma, Cyril Despres e Stéphane Peterhansel.

A Michelin está ligada ao Dakar desde 1982 e, desde então, contabiliza um total de 29 vitórias na categoria motos e 15 nos automóveis, sendo 12 alcançadas pela BF Goodrich. Uma marca que transparece o nível de competitividade e alto desempenho sob condições extremas.

Para Couasnon,são estes os atrativos que fazem do Dakar o maior rally do mundo. “O Dakar representa um espetáculo para os mais de 4,5 milhões de espectadores que o acompanham ao longo das pistas, assim como para os telespectadores que o seguem pela tevê. Os diversos estilos de pilotagem podem ser apreciados através de belas imagens enquadradas por paisagens únicas que a caravana atravessa. Mas o Dakar representa também um desafio à mobilidade do futuro, e são tais características contraditórias que a Michelin, a FIA e os organizadores do rally abraçaram com a finalidade de promover uma mobilidade mais segura e duradoura”, afirma.

O Dakar desembarca pelo quinto ano consecutivo na América do Sul após trinta anos de estadia no território africano. Em 2013 o Dakar também ganhou um novo destino. A largada foi realizada em Lima, no Peru no último dia 05, com chegada mantida para Argentina no dia 19 de janeiro, com previsão de 14 especiais em cerca de 9 mil quilômetros de trajeto. Ainda assim, não são apenas estes detalhes que chamam a atenção. Em 2013 serão 1700 pessoas envolvidas diretamente com o Dakar, isso, levando em conta apenas competidores e equipes de apoio. No total, 53 nações estão representadas no certame deste ano.

O número de participantes inscritos também é algo para ser comemorado. Somente nos quadriciclos houve um recorde de inscrições, um total de 40. Já nos carros o número é de 161 veículos, enquanto na categoria caminhões serão 75 ao todo. Mais uma vez as motos serão as principais representantes do Dakar, com 196 competidores.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.