Michael Masi perde o cargo de diretor de prova

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022 às 11:45

Michael Masi

Michael Masi não continuará sendo diretor de prova da FIA em 2022, com Mohammed Ben Sulayem, presidente da federação, divulgando uma nova estrutura para a direção de corrida.

Após semanas e meses de profundas investigações internas devido aos dramáticos e controversos eventos da decisão do título de 2021 em Abu Dhabi, Masi acabou perdendo seu cargo de diretor de prova.

As decisões de Masi durante o período de safety car no final da corrida tiveram um impacto direto no resultado do campeonato mundial, já que Lewis Hamilton perdeu para Max Verstappen na última volta depois da relargada.

A Mercedes fez dois protestos contra o resultado do GP, mas ambos foram rejeitados pelos comissários. A princípio, a equipe indicou que apelaria, mas ela desistiu quando a FIA confirmou que faria uma análise detalhada do evento e de seu próprio governo interno.

O relatório completo dessa investigação deverá ser publicado no fim de semana da abertura da temporada 2022 da Fórmula 1 no Bahrain.

Após a recente reunião da Comissão da F1 que teve a participação de todos os chefes de equipe, Ben Sulayem revelou que Masi será substituído como diretor de prova.

“Eu gostaria de informá-los que uma nova equipe de gerenciamento de corrida será formada, começando no teste de Barcelona”, declarou Ben Sulayem em um vídeo especial nas redes sociais da FIA.

“Niels Wittich e Eduardo Freitas se alternarão na função de diretor de prova, assistidos por Herbie Blash como consultor sênior permanente”.

“Michael Masi, que realizou um trabalho muito desafiador por três anos como diretor de prova da F1 depois de Charlie Whiting, receberá a oferta de uma nova posição dentro da FIA”.

“Eu apresentei esse plano completo para os membros do Conselho Mundial de Automobilismo e o Senado, que deram seu apoio total”.

Ben Sulayem também relatou outras alterações que serão introduzidas, incluindo uma segunda sala da direção de prova usando ferramentas tecnológicas.

“Para ajudar o diretor de prova no processo de tomada de decisões, uma sala virtual do controle de corrida será criada”, explicou ele.

“Como o VAR no futebol, ela ficará posicionada em um dos escritórios da FIA como um reforço fora do circuito. Conectada em tempo real com o diretor de prova da F1, ela ajudará a aplicar o regulamento esportivo usando as mais modernas ferramentas tecnológicas”.

Outra mudança para a temporada 2022 que já havia sido confirmada pelo diretor esportivo Ross Brawn também foi implementada.

“As comunicações de rádio diretas durante a corrida, atualmente transmitidas ao vivo por todas as TVs, serão removidas a fim de proteger o diretor de prova de qualquer pressão e permitir que ele tome as decisões em paz”, acrescentou Ben Sulayem.

“Ainda será possível fazer perguntas ao diretor de prova seguindo um processo bem definido e não invasivo”.

“Procedimentos de descontar volta atrás do safety car serão reavaliados pelo Comitê de Consultoria Esportiva da F1 e apresentados na próxima reunião da Comissão da F1 antes do começo da temporada”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.