Mesmo com rodada, Verstappen vence o GP da Hungria
domingo, 31 de julho de 2022 às 11:43
Max Verstappen
Nem mesmo a 10ª posição no grid de largada e uma rodada no meio da corrida impediram Max Verstappen de vencer o GP da Hungria.
Um undercut em seu segundo pit-stop ajudou Verstappen a superar o pole George Russell e Charles Leclerc, a uma rodada subsequente só interrompeu seu ataque por alguns momentos.
Enquanto Russell e Verstappen optaram por outro jogo de pneus médios naquele ponto, Leclerc trocou para os duros, mas sua queda de ritmo foi tão acentuada que a Ferrari o chamou novamente para colocar os macios.
Hamilton subiu para segundo, atrás de Verstappen, com o composto macio, e Russell converteu sua performance impressionante na classificação em mais um pódio.
Sainz, que seguiu a estratégia de Hamilton, chegou em quarto, seguido pela segunda Red Bull de Sergio Perez e pelo companheiro Leclerc.
Uma chuva no final ameaçou virar a prova de cabeça para baixo, mas Verstappen segurou seu carro na pista e recebeu a bandeira quadriculada pela oitava vez na temporada.
Russell largou bem e manteve a primeira posição antes de se defender de uma tentativa de Sainz por fora na curva 1.
O britânico gradualmente construiu uma vantagem de dois segundos nas voltas iniciais, enquanto Leclerc pediu à Ferrari para seu companheiro de equipe aumentar o ritmo.
Russell foi o primeiro a parar, trocando seus pneus macios pelos médios na volta 16. Ele retornou imediatamente à frente de Fernando Alonso e conseguiu segurar o espanhol nas curvas 2 e 3.
Sainz e a Ferrari reagiram na volta seguinte, colocando outro jogo de médios. Leclerc assumiu a ponta e estendeu seu primeiro stint em mais quatro voltas.
Depois da primeira rodada de pit-stops, Russell continuou na frente e Leclerc deixou Sainz para trás com o overcut. Verstappen já vinha em quarto após recuperar bastante terreno.
Leclerc começou a pressionar Russell com uma sequência de voltas mais rápidas, entrando na zona do DRS e ameaçando uma ultrapassagem.
Após algumas tentativas, Leclerc tomou a liderança na volta 31 com uma bela manobra por fora na curva 1.
Logo depois, na volta 39, Verstappen entrou para receber um novo jogo de macios em uma tentativa ousada de undercut.
Quando Russell e Leclerc reagiram na passagem seguinte, a estratégia da Red Bull inicialmente funcionou, com Verstappen deixando ambos para trás.
Tendo superado Russell nas paradas, Verstappen encostou rapidamente em Leclerc – que trocou para os duros ao invés dos médios – e passou facilmente na curva 1.
Apenas alguns momentos depois, o holandês jogou fora seu trabalho duro com uma rodada na saída da penúltima curva, devolvendo a posição para Leclerc.
Entretanto, com o monegasco ainda em dificuldades com seus duros e reclamando pelo rádio, Verstappen retomou a posição na volta 45 entre as curvas 1 e 2.
No momento em que Sainz e Hamilton fizeram suas segundas paradas, o líder do campeonato assumiu a primeira colocação.
Restando pouco menos de 20 voltas, Leclerc e Russell se envolveram em outra disputa. O piloto da Mercedes passou por fora na curva 1 na volta 54, com a diferença entre a borracha média e dura ficando clara.
Leclerc então entrou pela terceira vez para colocar os macios, enquanto Sainz e Hamilton faziam voltas mais rápidas sucessivas com esse composto.
Verstappen conseguiu conservar seus pneus médios, e apesar de algumas gotas de chuva, garantiu sua oitava vitória na temporada.
Hamilton venceu a batalha pelo segundo lugar após ultrapassar Sainz e seu companheiro Russell na curva 1, com a Mercedes assegurando outro pódio duplo.
Perez chegou em quinto e Leclerc teve de se contentar com a sexta posição devido ao drama estratégico, levando outro golpe na luta pelo título.
Lando Norris terminou solitário em sétimo, seguido pelos pilotos da Alpine, Alonso e Esteban Ocon. Sebastian Vettel levou a melhor sobre seu companheiro Lance Stroll na briga pelo último ponto.
Daniel Ricciardo estava entre os 10 primeiros no começo, mas uma punição de cinco segundos por um incidente com Stroll na curva 2 prejudicou seus esforços.
Stroll também se envolveu em uma colisão com Alex Albon na largada e os danos na Williams provocaram um safety car virtual.
Isso ocorreu novamente nas últimas voltas, quando Valtteri Bottas se tornou o único a abandonar a corrida.
Classificação da prova:
Pos. | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo/dif. |
1 | Max Verstappen | Red Bull RBPT | 70 | 1:39:35.912 |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | 70 | +7.834s |
3 | George Russell | Mercedes | 70 | +12.337s |
4 | Carlos Sainz | Ferrari | 70 | +14.579s |
5 | Sergio Perez | Red Bull RBPT | 70 | +15.688s |
6 | Charles Leclerc | Ferrari | 70 | +16.047s |
7 | Lando Norris | McLaren Mercedes | 70 | +78.300s |
8 | Fernando Alonso | Alpine Renault | 69 | 1 volta |
9 | Esteban Ocon | Alpine Renault | 69 | 1 volta |
10 | Sebastian Vettel | Aston Martin Mercedes | 69 | 1 volta |
11 | Lance Stroll | Aston Martin Mercedes | 69 | 1 volta |
12 | Pierre Gasly | AlphaTauri RBPT | 69 | 1 volta |
13 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo Ferrari | 69 | 1 volta |
14 | Mick Schumacher | Haas Ferrari | 69 | 1 volta |
15 | Daniel Ricciardo | McLaren Mercedes | 69 | 1 volta |
16 | Kevin Magnussen | Haas Ferrari | 69 | 1 volta |
17 | Alexander Albon | Williams Mercedes | 69 | 1 volta |
18 | Nicholas Latifi | Williams Mercedes | 69 | 1 volta |
19 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri RBPT | 68 | 2 voltas |
20 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo Ferrari | 65 | abandono |
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