Mercedes admite falha: Simulador prejudicou Antonelli em Zandvoort

sábado, 27 de setembro de 2025 às 10:25

Charles Leclerc e Kimi Antonelli

A Mercedes insistiu que precisa “assumir um pouco da responsabilidade” por uma falha que prejudicou a preparação de Kimi Antonelli para o GP da Holanda. Isto é importante, pois o italiano de 19 anos enfrentou um fim de semana difícil em Zandvoort.

No início do TL1, Antonelli parou o W16 na caixa de brita, perdendo a sessão inteira. Além disso, ele recebeu duas penalidades e dois pontos na carteira após colidir com Charles Leclerc durante o GP.

O jovem protegé italiano vinha de uma série de atuações complicadas na temporada europeia. Essa fase ruim culminou com o chefe Toto Wolff classificando seu desempenho em Monza como “decepcionante”. Felizmente, Antonelli reagiu no GP do Azerbaijão, garantindo um forte quarto lugar na qualificação e na corrida.

Quero ser VIP

Falhas técnicas aumentaram a pressão

Analisando a performance de Antonelli, o diretor de engenharia de pista, Andrew Shovlin, revelou que problemas no simulador prejudicaram a preparação do piloto em Zandvoort.

“Com Zandvoort, ele veio para uma sessão de simulador, e tivemos alguns problemas,” Shovlin explicou. “Isso significa que ele não conseguiu se preparar para a pista. Portanto, ele cometeu um erro no TL1. Eu acredito que precisamos assumir um pouco dessa responsabilidade, já que não conseguimos fazer a preparação normal.”

A equipe alemã defende o talento do novato. “Ele mostrou o suficiente no início da temporada para confirmar nossas expectativas,” disse Shovlin. “Ele tem o talento para estar na Fórmula 1 e na Mercedes.”

A curva de aprendizagem de um novato

No entanto, Shovlin reconheceu a dificuldade da fase. “Não há dúvidas de que, após uma sequência de atuações ruins e sem marcar pontos no mesmo ritmo que George [Russell], a pressão aumenta. Sendo assim, nós só precisamos ajudá-lo a gerenciar essa pressão.”

A Mercedes está adaptando sua metodologia. “Fizemos muito desenvolvimento no simulador, e aumentamos a quantidade de preparação que estamos fazendo recentemente,” comentou o engenheiro. “Estamos tentando coisas diferentes para nos prepararmos para os fins de semana de corrida restantes. Continuaremos revisando o processo até acertarmos.”

Por fim, Shovlin demonstrou paciência. “Ele se desenvolverá a cada corrida que fizer. Frequentemente, com jovens pilotos, notamos grandes avanços no segundo ano, quando eles voltam às pistas pela segunda vez. Em algumas dessas pistas, ele nunca correu, ou correu apenas de F2 ou F4. Afinal, ele está competindo contra pessoas com anos e anos de experiência em F1, então é sempre desafiador para os novatos.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.