Mercedes protesta contra a relargada no GP de Abu Dhabi

domingo, 12 de dezembro de 2021 às 13:40

Safety car no GP de Abu Dhabi

A Mercedes submeteu um protesto à FIA após a controversa relargada na decisão do título da Fórmula 1 em Abu Dhabi.

Lewis Hamilton perdeu a batalha com Max Verstappen pelo campeonato mundial depois de ser ultrapassado em uma relargada na última volta.

O safety car entrou devido a uma batida de Nicholas Latifi, e o diretor de prova Michael Masi inicialmente disse que os retardatários não poderiam ultrapassá-lo, significando cinco carros entre Hamilton e Verstappen.

Contudo, Masi então instruiu esses carros a passarem o safety car, deixando Verstappen e Hamilton colados na pista em uma volta de corrida para decidir o campeonato.

Verstappen já havia parado e colocado pneus macios, enquanto Hamilton tinha duros desgastados. Isso permitiu que o piloto da Red Bull mergulhasse por dentro na curva 5 e tomasse a liderança.

A natureza da relargada agora levou a Mercedes a submeter dois protestos à FIA contra a relargada e o resultado em Abu Dhabi. Isso foi feito na janela de tempo de 30 minutos após o evento.

A Mercedes acrescentou: “Nós não faremos nenhum comentário adicional sobre os detalhes disso até que a audiência tenha sido conduzida”.

Um protesto está relacionado ao Artigo 48.8 do regulamento esportivo, que diz que “nenhum piloto pode ultrapassar outro carro na pista, incluindo o safety car, até ele cruzar a linha (ver Artigo 5.3) pela primeira vez depois que o safety car retornou aos pits”.

Verstappen pareceu ficar lado a lado com Hamilton antes da curva 12 na volta 57 antes da relargada.

Ao ser questionado na conferência de imprensa sobre o que pensa do protesto da Mercedes, Verstappen respondeu: “Eu não tenho muito a dizer sobre isso”, acrescentando que “resume um pouco a temporada”.

O segundo protesto é baseado no Artigo 48.12, que diz que “quaisquer carros que tomaram volta do líder serão obrigados a passar os carros na volta do líder e o safety car”.

O controle de corrida deu a ordem para cinco retardatários – Lando Norris, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Charles Leclerc e Sebastian Vettel – passarem o safety car antes da relargada, mas Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Mick Schumacher não receberam a mesma instrução.

LS - www.autoracing.com.br

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