Mercedes pronta para quebrar teto de gastos se Red Bull não for severamente punida

sexta-feira, 14 de outubro de 2022 às 13:12

Mercedes

A Mercedes deixou bem claro que se a Red Bull não for punida esportivamente pela FIA por sua ‘pequena violação’ do limite de custos, a equipe alemã pode optar por gastar mais na próxima temporada para ajudar a aumentar seu desempenho.

Após uma auditoria abrangente das contas das equipes da FIA, a Red Bull foi considerada culpada de violar os regulamentos financeiros da Fórmula 1 em 2021.

No entanto, o órgão regulador classificou a transgressão da Red Bull como “menor”, o que significa que representa menos de 5% do orçamento máximo de USD 145 milhões da equipe.

A FIA ainda não divulgou o valor final, mas a variação implica algo de US$ 100.000 a US$ 7,5 milhões, o que, por sua vez, sugere desde uma violação insignificante até um gasto excessivo significativo que pode ter gerado ganhos de desempenho.

O maior jornal da Holanda, o De Telegraaf, afirmou que a maior parte dos gastos excessivos da Red Bull – estimados entre USD 1 milhão e USD 2 milhões – está ligada a taxas de alimentação, almoço grátis para seus mais de 1.000 funcionários, além de doenças e funcionários ausentes.

Se o relato do jornal for verdade e a FIA aceitar que tal violação não seria um desvio para ajudar a equipe a extrair mais velocidade de seu carro de 2021, uma simples multa provavelmente seria cobrada da Red Bull.

Mas se o excesso de gastos em desenvolvimento for comprovado, mesmo que em algumas centenas de milhares de dólares, isso colocaria os Touros em risco de uma punição severa da FIA.

E a Mercedes observará atentamente nas próximas semanas como a FIA punirá sua rival, pois a penalidade final – dependendo do nível – fornecerá às equipes clareza sobre se pode haver um incentivo para gastar mais que o limite de orçamento no futuro, e isso pode significar o fim do teto de custos da F1.

A Mercedes deixou claro que espera uma punição esportiva severa para a Red Bull, não uma multa financeira.

“Se a Red Bull excedeu o teto em mais dois milhões, eles poderiam encerrar o assunto pagando à FIA cinco vezes, portanto, 10 milhões”, disse Wolff, citado pelo Corriere dello Sport da Itália.

“E de qualquer forma não seria justo porque sancionaria o direito de trapacear pagando uma multa.”

Wolff deixou claro que, se o caso da Red Bull levar à noção de que gastar demais e cometer uma pequena violação vale a pena para uma equipe, a Mercedes agirá de acordo.

“A Mercedes já conversou sobre isso e, se esse for realmente um ponto falho, a Mercedes está pronta para planejar um orçamento extra e multa relacionada para recuperar o desempenho e retornar ao topo”, acrescentou Wolff.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.