Mercedes pretende usar “asa da discórdia” no México

quarta-feira, 26 de outubro de 2022 às 13:13

Legal ou ilegal?

O The Race publicou que a Mercedes está planejando correr com sua nova asa dianteira no GP do México – uma asa que levantou as sobrancelhas quando revelada pela primeira vez em Austin no último fim de semana.

A equipe exibiu publicamente uma nova asa para o W13 no GP dos EUA como parte de um pacote de atualização mais amplo, mas não usou a asa durante todo o fim de semana.

Isso seguiu-se a questionamentos sobre a legalidade dos fixadores de formato especial entre as duas abas superiores que levaram a uma “troca” com a FIA.

Mas o diretor técnico da Mercedes na Fórmula 1, Mike Elliott, disse que sempre foi o plano não usar a asa, já que a equipe não tinha cópias suficientes para que ambos os pilotos usassem a atualização.

Elliott disse não ter certeza se a Mercedes usaria a asa dianteira durante as três corridas restantes em 2022 por causa do risco de ser considerado ilegal, já que ela fornece apenas uma melhoria marginal de desempenho.

“Pessoalmente, acho que poderíamos discuti-los”, disse Elliott em Austin. “Mas a questão é se queremos ou não.”

“O ganho para esses bits é tão pequeno, vale a pena o risco de cair em desgraça com os comissários?”

Os pontos de interrogação da legalidade giram em torno de qual é o objetivo principal do design.

A Mercedes diz que os fixadores na asa estão lá para mantê-lo juntos, enquanto o contra-argumento é que sua distribuição é deliberada para ganho aerodinâmico.

“A razão pela qual não rodamos em Austin foi que tínhamos apenas uma asa para dada piloto”, disse o diretor de engenharia da pista, Andrew Shovlin, no vídeo regular da equipe.

“Então, se a danificássemos durante a classificação, isso significaria que o carro que danificou a asa teria que largar de trás.”

“Também com um programa muito trabalhoso, fizemos o teste de pneus no TL2, não tivemos tempo para avaliar.”

“Temos mais peças disponíveis no México, vamos rodar na sexta-feira, verificar se está tudo funcionando conforme o esperado, e o plano nesta fase é correr com essa asa.”

Shovlin confirmou que, embora a atualização de Austin tenha marcado o grande desenvolvimento final da temporada, a equipe ainda fará alterações no W13 durante as três últimas corridas.

“Essa é nossa última grande atualização, mas sempre há uma série de novas peças, peças menores, que estamos analisando”, acrescentou Shovlin.

“Ou para obter um pequeno ganho de desempenho, ou aprender para o próximo ano, então algumas dessas partes de teste estamos realmente apenas tentando entender algumas das direções de desenvolvimento que queremos entrar.”

“Então, como eu disse, é a última grande atualização, mas não será a última mudança no carro.”

A Mercedes também está tentando se salvar de sua primeira temporada de F1 sem ao menos uma vitória desde 2011.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.