Mercedes pode desafiar a Red Bull no México?

quarta-feira, 25 de outubro de 2023 às 16:33

GP do México

Será que a Mercedes conseguirá armar outro desafio pela vitória no GP da Cidade do México neste fim de semana? Uma corrida que foi vencida por Max Verstappen em quatro ocasiões anteriores?

A Mercedes teve seu fim de semana mais forte do ano no GP dos EUA domingo passado, com Lewis Hamilton terminando apenas dois segundos atrás do vencedor da corrida, Max Verstappen.

Embora o dia de Hamilton tenha terminado com uma desclassificação por infração técnica na espessura da prancha do assoalho, ainda assim foi uma tarde extremamente positiva para a Mercedes.

Hamilton e Russell ficaram animados com o impacto do novo assoalho que a Mercedes introduziu para o fim de semana em Austin, enquanto buscam aprender para a próxima temporada.

Uma estratégia melhor com pit stops mais rápidos provavelmente teria dado a Hamilton sua primeira vitória – pelo menos por algumas horas antes de ser desclassificado – desde o final de 2021.

Sem dúvida, Hamilton é um especialista no Circuito das Américas, mas a Mercedes foi claramente a segunda equipe mais rápida, levando em consideração que o ritmo de Verstappen foi ligeiramente prejudicado por um problema recorrente nos freios.

A Mercedes espera que aconteça mais do mesmo no México, onde conseguiu correr bem perto da Red Bull no ano passado. Hamilton foi P2 e chegou 15 segundos atrás de Verstappen, com um carro cuja diferença parecia maior que atualmente.

Mas, novamente, uma má escolha estratégica de ir para do médio para o duro permitiu a Verstappen obter outra vitória confortável.

A pista do circuito Hermanos Rodriguez é muito mais lisa que a de Austin, o que vai permitir que a Mercedes ande com seu carro bem baixo, algo que eles não conseguiam fazer antes do novo assoalho devido aos quiques. O carro agora também está respondendo melhor a acertos finos e isso é um grande fator que proporciona esperança aos Prateados, já que eles não têm esse “luxo” desde o primeiro GP de 2022.

De qualquer maneira, a hierarquia atrás da Red Bull é muitas vezes difícil de prever, especialmente com o desempenho inconsistente da Ferrari.

A McLaren costuma se sair melhor em curvas de alta velocidade e muita carga, então, pelo menos no papel, é improvável que seja tão rápida quanto a Mercedes ou a Ferrari.

A Ferrari teve dificuldades no México no ano passado porque a alta altitude colocou pressão adicional em seus motores – poderia o mesmo acontecer este ano?

Uma coisa é certa é que Verstappen será o homem a ser batido numa pista onde ele já venceu quatro vezes.

Sem um infeliz furo de pneu em 2019, Verstappen provavelmente teria cinco vitórias no México.

A Mercedes provavelmente será a desafiante mais próxima da Red Bull novamente, mas é difícil ignorar que Verstappen é o favorito para vencer pela 51ª vez na F1.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.