Mercedes: Pirelli enfrentou tarefa impossível na F1
sábado, 29 de setembro de 2018 às 8:39A “tarefa impossível” enfrentada pela Pirelli precisa ser levada em conta quando a fornecedora de 2020 a 2023 for escolhida, de acordo com o chefe da Mercedes, Toto Wolff.
A Pirelli é a única fornecedora da Fórmula 1 desde 2011, período em que a empresa enfrentou críticas por produzir pneus que tanto se degradam quanto não se degradam o suficiente.
Na atual era de regulamentações, a Pirelli se esforçou para nomear compostos que resultassem em estratégias divergentes, com uma ou duas paradas possíveis durante uma corrida.
Mas ainda sofre frequentemente ataques por causa da durabilidade e facilidade de uso de seus compostos, e Wolff acredita que a empresa tenha recebido críticas por se limitar ao seu resumo.
“A Pirelli está conosco há muito tempo e é uma parceira estável”, disse Wolff. “Eles receberam uma tarefa impossível, qualquer que seja a especificação que solicitamos e eles entregam, não é tão boa quanto deveria ser, então Mario (Isola) tem se mantido firme com as equipes reclamando”.
“A Pirelli é uma ótima marca e um pilar do esporte e isso precisa ser considerado, obviamente, e as equipes não têm voz nisso. É uma decisão comercial e política que será tomada pelo FOM (Formula One Management), explicou.
“Eles precisam olhar para os números, precisam analisar os valores da marca e o impacto que um novo fornecedor de pneus pode ter em relação ao que conhecemos. Eu gostaria de ficar com eles, nós trabalhamos muito bem com a Pirelli nos últimos anos”, prosseguiu Wolff.
A Pirelli enfrenta a concorrência da Hankook pelo direito de fornecer pneus a partir de 2020, e apenas uma empresa será escolhida. Ambas as organizações tiveram aprovados os requisitos técnicos e de segurança estipulados pela FIA e estão agora envolvidas em discussões comerciais com a Liberty Media.
“Como você sabe, acabamos de terminar o lado técnico da chamada fase um”, disse Isola, que lidera o programa de Fórmula 1 da Pirelli. “Recebemos a confirmação da FIA de que somos tecnicamente qualificados para fornecer pneus para a Fórmula 1 – não é uma surpresa, honestamente – e agora há uma discussão comercial com a F1″.
“Não há prazo para isso, então não posso dizer quanto tempo vai durar. Eles resumem muito bem o que fizemos nos últimos oito anos. Sempre tentamos entregar o que nos foi pedido para entregar”, concluiu ele.
A Liberty Media apresentará sua decisão final para o Conselho Mundial de Automobilismo da FIA ratificar em sua reunião de outubro ou dezembro.
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