Mercedes pensa em desistir do apelo

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021 às 9:16

Max Verstappen e Lewis Hamilton

A Mercedes supostamente está pensando em desistir de lançar um novo apelo contra a controversa vitória de Max Verstappen no GP de Abu Dhabi.

Em uma polêmica corrida final em Abu Dhabi no domingo, o holandês ultrapassou Lewis Hamilton nos últimos segundos depois que o safety car entrou quando restavam apenas algumas voltas.

Hamilton parecia ter seu oitavo título mundial nas mãos, mas a batida de Nicholas Latifi agrupou o pelotão antes da FIA decidir eliminar os retardatários da equação, permitindo que Verstappen superasse o britânico na última volta.

Inicialmente, o diretor de prova Michael Masi disse que os retardatários não poderiam passar o safety car, mas ele mudou de ideia após uma conversa com Christian Horner, chefe da Red Bull, permitindo que os cinco carros entre Hamilton e Verstappen descontassem a volta.

Com pneus muito mais desgastados, Hamilton não pôde se defender. Verstappen parou para colocar pneus novos durante o safety car e isso foi decisivo na dramática ultrapassagem que lhe deu seu primeiro título mundial.

A Mercedes submeteu dois protestos à FIA após a prova, mas ambos foram rejeitados, confirmando a vitória de Verstappen no campeonato mundial.

Agora, a equipe tem até quinta-feira para decidir se quer prosseguir com seu apelo, com um potencial processo sendo possível nas próximas semanas.

O Sportsmail relatou no domingo à noite que a Mercedes se envolveu em discussões de alto escalão sobre seu próximo passo. O chefe Toto Wolff conversou bastante com o advogado da equipe, Paul Harris.

Entretanto, segundo o The Times, a equipe está tendendo a priorizar a reputação do esporte sobre qualquer desejo de ver Hamilton como campeão mundial pela oitava vez.

A desistência do apelo encerraria definitivamente a espetacular temporada de 2021, na qual Verstappen conquistou o título de pilotos e a Mercedes garantiu outro troféu de construtores.

No domingo à noite, enquanto a Mercedes conversava com seus representantes legais em Abu Dhabi, entende-se que Christian Horner retornou diretamente à sede da Red Bull na Áustria.

Eles supostamente estão preparando uma defesa legal robusta contra qualquer potencial ação da Mercedes, mas a notícia de que sua rival poderia desistir será bem-vinda.

Qualquer decisão terá de ser tomada até quinta-feira, considerando que é a data do jantar de premiação, e as regras afirmam que o vencedor do campeonato deve estar definido até lá.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.