Mercedes pede redução do peso mínimo dos carros

quarta-feira, 21 de junho de 2023 às 9:52

James Allison

James Allison, diretor técnico da Mercedes, pediu uma redução do limite de peso mínimo na Fórmula 1, com os carros atuais sendo de longe os mais pesados na história da categoria.

Em 2008, o limite de peso mínimo da F1 era de 585 kg. No entanto, devido a várias mudanças no regulamento desde então – incluindo o banimento do reabastecimento e a introdução das complexas unidades de potência – os carros gradualmente se tornaram maiores e mais pesados. Hoje, o limite é de 798 kg.

O tamanho da geração atual de carros contribuiu para tornar as ultrapassagens quase impossíveis em circuitos como Mônaco. Stefano Domenicali, CEO da F1, e Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, expressaram um desejo de ver carros mais leves na próxima mudança de regulamento em 2026.

“Eu concordo fortemente com Stefano, e ele não é o único pensando que essa tendência inexorável de aumento de peso é uma coisa que precisa ser contida e revertida”, disse Allison à mídia.

“Os carros estão ficando mais pesados a cada ano. Não é super trivial fazer o peso seguir a outra direção. É particularmente complicado elaborar regras técnicas que tornarão o carro muito mais leve”.

Allison acrescentou que a maneira mais fácil de produzir um grid mais leve seria reduzir o limite de peso mínimo, colocando o ônus nas equipes.

“O modo de torná-los mais leves é reduzindo o limite de peso e tornando um problema nosso”, explicou ele. “Se os carros estão acima do limite, isso força todos nós a tomar algumas decisões bem difíceis sobre o que colocamos ou não neles”.

“Nem todos concordam com esse ponto de vista, mas é o caminho mais garantido de pressionar o peso dos carros para baixo”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.