Mercedes nega suspeitas sobre asa flexível em Singapura
quinta-feira, 9 de outubro de 2025 às 9:04
George Russell
A Mercedes voltou a ocupar o centro das atenções após a vitória em Singapura, mas desta vez por um motivo polêmico.
Alguns analistas sugeriram que o triunfo teria sido facilitado por uma asa dianteira flexível, algo que a equipe nega categoricamente.
FIA apertou testes, mas Mercedes garante conformidade
No início da temporada, a FIA reforçou os testes de rigidez das asas dianteiras. Mesmo assim, imagens onboard do carro de George Russell, que conquistou a pole e venceu com autoridade, reacenderam o debate.

Matteo Bobbi, ex-piloto e comentarista da Sky Italia, foi um dos que notaram algo diferente.
“Eles mudaram o ponto onde o downforce é gerado. Ver o quanto a asa se flexiona mostra a vantagem de velocidade e a migração da carga aerodinâmica”, explicou Bobbi, destacando o possível ganho técnico.
Entretanto, a Mercedes garantiu que não há nada de ilegal em sua configuração. Segundo um engenheiro ouvido pela Auto Motor und Sport, o tema foi superdimensionado.
“O assunto da asa dianteira está sendo exagerado. As regras são claras e a FIA não levantou nenhuma objeção até agora”, afirmou o membro da equipe, encerrando a polêmica.
Russell e Wolff veem vitória como fruto de estabilidade
Russell, por sua vez, admitiu que o resultado foi uma surpresa até para ele.
“Se eu fizesse uma lista das corridas em que achei que poderíamos vencer este ano, Singapura estaria no final”, confessou o britânico, ainda surpreso com a performance.
Enquanto isso, o chefe Toto Wolff sugeriu que o bom momento pode estar diretamente relacionado a uma escolha estratégica.
“Curiosamente, parar o desenvolvimento do carro de 2025 parece estar nos ajudando. Não precisar alterar o carro o tempo todo trouxe estabilidade e confiança à equipe”, explicou com um sorriso.
Assim, embora as discussões técnicas continuem, a Mercedes insiste que seu sucesso veio de eficiência, execução impecável e leitura tática precisa – e não de qualquer truque aerodinâmico.
asa dianteira, auto motor und sport, comentar formula 1, fia, flexibilidade aerodinâmica, formula 1, george russell, marina bay, mercedes, Mercedes asa dianteira flexível, singapura, toto wolff
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.