Mercedes não está convencida de algumas partes do assoalho do RB19

quinta-feira, 15 de junho de 2023 às 13:08

Assoalho da Red Bull

O chefe de equipe e CEO da Mercedes, Toto Wolff, disse que sua equipe de engenharia não está “convencida da eficácia” de algumas partes do assoalho da Fórmula 1 do RB19 da Red Bull.

No recente GP de Mônaco, um acidente de Sergio Perez fez com que o assoalho do RB19 fosse completamente exposto pela primeira vez – já que as equipes rivais puderam ver e fotografar os segredos mais guardados da F1 atual, a parte inferior no assoalho.

Em 2023, os assoalhos dos carros são o principal diferencial de desempenho, com as outras nove equipes observando detalhadamente a parte de baixo do carro que até aqui venceu todas as corridas da temporada, cinco delas com Verstappen e duas com Perez, além da vitória de Perez também na corrida curta do Azerbaijão.

Enquanto a Mercedes está olhando para o que poderia inspirá-los no assoalho do carro, Wolff admitiu que a “estética” não é tão agradável.

Da esquerda para a direita: piso 2022 da Red Bull (sem tábua), mostrando como a seção plana central do piso já contrastava com a lágrima convencional; Piso 2023 da Red Bull, com várias mudanças destacadas

Wolff sobre o assoalho da Red Bull

“Para mim, não interessa a complexidade ou não do assoalho. O que interessa é se ele é rápido, e se for, então é ótimo”, disse Wolff.

“Esse assoalho certamente torna o carro muito rápido. Eu fiz a pergunta sobre a complexidade dele ao meu grupo de engenharia e eles disseram que há coisas interessantes que podem analisar como parte das funções de fluxo de ar.”

“Mas eles não estavam convencidos sobre a ‘beleza’ de todo o fluxo e como ele funciona. E é claro que não vou entrar nesses detalhes.”

O chefe da Mercedes também mencionou os problemas que sua própria equipe teve com os quiques enquanto lutava para se familiarizar com os novos carros em 2022, acreditando que o problema agora é “inexistente”.

“Não se fala mais em mudar os regulamentos ou aumentar as bordas do piso”, acrescentou.

“O quique é um tópico inexistente de fato, quando aconteceu na classificação do GP da Espanha sabíamos em qual direção não deveríamos ter ido. Agora podemos nos concentrar no desempenho e no downforce.”

“Mas a ressalva é que você pode errar muito os alvos, é por isso que você vê essas grandes oscilações entre companheiros de equipe e oscilações no desempenho.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.