Mercedes não entende escolha de asa “estranha” da Red Bull

quarta-feira, 4 de agosto de 2021 às 10:57

Red Bull

A Mercedes ficou perplexa com a escolha de asa da Red Bull para o GP da Hungria, onde a batalha pelo título voltou a favorecer a atual campeã mundial.

Tudo parecia estar perfeito para a Red Bull e Max Verstappen até o GP da Inglaterra, mas nas últimas duas corridas houve uma vantagem de 56 pontos para a Mercedes no campeonato de construtores e de 41 para Lewis Hamilton na tabela dos pilotos.

Nada deu certo para a Red Bull nesses últimos dois GPs, mas Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes, também ficou surpreso com uma decisão técnica da grande rival de sua equipe na Hungria.

Verstappen foi 0.421s mais lento que Hamilton na sessão decisiva de classificação, com a Mercedes garantindo uma dobradinha na primeira fila.

“Nós pensamos que (Hungaroring) era um circuito favorável a eles”, declarou Shovlin ao motorsport.com.

“A outra coisa que sempre nos preocupa quando vamos para uma pista de alto downforce é que nós frequentemente andamos com nossa asa de máximo downforce que usamos em circuitos como Mônaco e este”.

“Mas talvez eles não tenham conseguido equilibrar isso. Eles desistiram no sábado, e para nós parece estranho usar qualquer outra coisa que não seja sua maior asa traseira aqui”.

“Nós não temos a pretensão de saber por que eles estão tomando tais decisões, mas poderia ser por dificuldades de aderência na dianteira com a asa grande, então eles optaram por uma menor”.

Foi a segunda classificação de formato tradicional consecutiva na qual Hamilton foi mais veloz que Verstappen, com a Red Bull tendo inquestionavelmente o carro mais rápido nas cinco etapas anteriores.

A Mercedes introduziu atualizações aerodinâmicas em Silverstone que aparentemente proporcionaram um ganho de performance ao W12 e está ansiosa para analisar exatamente onde melhorou durante o recesso de verão.

“É algo que nós precisamos analisar nos próximos dias”, acrescentou Shovlin. “Nós estamos limitados a desenvolvimentos bem pequenos agora”.

“Tivemos o kit de atualização em Silverstone que aparentemente nos rendeu uma performance útil. Porém, o carro também estava funcionando bem em termos de manter a temperatura dos pneus e nós tivemos um ótimo equilíbrio com ele”.

“No entanto, para ser honesto, nós mesmos ficamos surpresos. É uma surpresa agradável, mas nos surpreendemos por ter aquela vantagem na classificação, por exemplo”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.