Mercedes: F1 voltará à estaca zero com novas regras em 2017

domingo, 16 de outubro de 2016 às 10:26
Mercedes

Mercedes

Toto Wolff acredita que a Fórmula 1 voltará à “estaca zero” na próxima temporada com a introdução de novos regulamentos. A Mercedes confirmou seu terceiro título de construtores, mas não teve uma performance tão dominante nesta temporada em comparação com 2014 e 2015.

Apesar da diferença para seus rivais continuar sendo considerável, o chefe da Mercedes acredita que outras equipes estão se aproximando, e estariam ainda mais perto em 2017 caso não houvesse mudança nas regras.

“Em termos de nossas performances, não é uma temporada tão dominante como foi no ano passado, e para mim isso se deve aos regulamentos estáveis”, disse Wolff. “É o que sempre disse – apenas mantenham os regulamentos, a diferença de desempenho vai encolher e, eventualmente, vamos ter boas corridas”.

“Mas então alguém decidiu inventar algo novo para o próximo ano, e estaremos de volta à estaca zero”, prosseguiu o chefe da Mercedes, que fez 10 dobradinhas no grid em 2016 em comparação com 13 na mesma época em 2015. Já nas corridas, foram quatro dobradinhas contra 10 em 2014 e 2015 em período similar. A pontuação total em 2016 é de 593, 24 pontos atrás de 2015 e 40 de 2014.

Agora, resta definir quem será o piloto campeão. A Mercedes garante que irá deixar Nico Rosberg e Lewis Hamilton competirem livremente. “Nós vamos deixá-los correr, nada mudou. Se começarmos a ajustar alguns detalhes iríamos abrir uma lata de minhocas. Temos trabalhado no princípio (de deixá-los correr) por três anos e funciona bem”, explicou Wolff.

“Nós nunca tivemos quaisquer ordens de equipe, que não são populares entre os fãs, e não é o que nós queremos também. Portanto, não vai haver nenhuma mudança, eles estão livres para correr”, comentou o dirigente, que ainda acredita que Hamilton pode brigar pelo título, apesar de estar 33 pontos atrás de Rosberg.

“33 pontos é muito, mas você viu na Malásia o quão rápido ele pode ser (o motor de Hamilton explodiu quando ele liderava). Se você abandonar e o outro cara ganha, são 25 pontos perdidos, e assim a diferença cairia para oito. Lewis funciona melhor quando está sob pressão e ele tem um alvo. Não tenho dúvidas de que esta será uma luta intensa até o fim”, concluiu Wolff.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.