Mercedes explica falha da asa dianteira de Russell no México
quinta-feira, 31 de outubro de 2024 às 10:50
George Russell
A Mercedes explicou como a asa dianteira de George Russell falhou na Cidade do México no que chamou de circunstâncias “extremas”.
Russell fez a maior parte da corrida no Autodromo Hermanos Rodriguez com o flap esquerdo da asa dianteira quebrado e fora de sua posição habitual.
Apesar da perda de downforce, Russell terminou em quinto, logo atrás do companheiro de equipe Lewis Hamilton após uma emocionante batalha no final.
A equipe revelou que a situação foi provocada por uma tentativa de ultrapassagem do britânico na reta dos boxes.
“Tivemos algumas imagens bastante úteis da TV que mostravam exatamente o que aconteceu”, explicou Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista.
“Ele estava se preparando para uma manobra de ultrapassagem que o fez ir para o meio da pista. Há um grande solavanco ali e ele o atingiu a toda velocidade”.
“Quando você tem o DRS, o carro ganha velocidade porque há menos arrasto, mas também há muita perda de carga na asa traseira, o que permite que a asa dianteira empurre mais para baixo”.
“O carro estava extremamente baixo, o ‘bib’ levou uma pancada forte naquele solavanco e isso foi suficiente para fazer o flap falhar”.
“Agora, precisamos garantir que não aconteça novamente. O carro deve ser capaz de suportar isso, mas foi um caso bastante extremo”.
“Tivemos sorte pelo flap não ter caído, o que às vezes pode ocorrer quando você bate em alguém. Tudo o que aconteceu foi que ele caiu para sua posição mínima, significando que ele perdeu muito do equilíbrio aerodinâmico do carro”.
“Era seguro continuar correndo naquela condição, mas o carro saía bastante de frente, então ele teve de contornar esse problema”.
“Ele fez um ótimo trabalho porque no começo não tínhamos certeza se precisaria entrar mais tarde e trocar a asa, mas ele acabou conseguindo minimizar a perda de tempo, portanto pudemos mantê-lo na pista e ir até o final”.
andrew shovlin, asa dianteira, f1, formula 1, george russell, GP da Cidade do Mexico, mercedes, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.